TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Exames: Contabilidade Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Análise comparativa entre as normas brasileiras de contabilidade (NBC) e as normas internacionais de relatórios financeiros (IFRS). Curso de Ciências Contábeis – Faculdade Anhanguera de Tecnologia de Jundiaí,

Esse trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa das normas contábeis brasileiras e as normas internacionais, referente às demonstrações financeiras obrigatórias, buscando identificar convergências e divergências. Para atingir o objetivo proposto fez-se necessário levantar as demonstrações financeiras obrigatórias emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, com o IFRS. Procurou-se, na fundamentação teórica, apresentar um breve histórico da evolução do IFRS e do bloco em que ele opera. Os resultados alcançados na análise comparativa proposta apontam o enfoque na demonstração do resultado de exercício e no balanço patrimonial, onde oferecerem características passíveis de comparação. Por serem as demonstrações contábeis brasileiras analisadas com características atualizadas às normas internacionais, pode-se concluir que existe a tendência, por parte dos órgãos normatizados do IFRS, de proporcionar estudos em busca da adaptação às normas internacionais.

Palavras-chave: Análise Comparativa, IFRS, Normas Brasileiras.

TEMA E PROBLEMA

Atualmente, na busca do melhor resultado para suas organizações, a contabilidade vem demonstrando cada vez mais o seu objetivo e o suporte administrativo pautado pela qualidade e agilidade nas informações. Hoje é comum encontrar empresas que atuam em diversos países e investidores que ultrapassam as fronteiras em busca da rentabilidade.

A falta de aderência das normas brasileiras com as normas internacionais provoca para as empresas de capital estrangeiro, dificuldades em adequarem-se as normas contábeis usadas no Brasil, tornando-se um obstáculo à tomada de decisão por parte dos fornecedores e clientes e consequentemente diminui a solidificação do Brasil no mercado estrangeiro, visto que os valores das demonstrações contábeis de empresas brasileiras podem ser distintos para os padrões internacionais, por não serem os mesmos.

No Brasil, são adotados princípios contábeis de acordo com a realidade local e que diferem de alguns pontos das normas contábeis emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB). Podendo dizer que o lucro apurado por uma empresa brasileira não seria o mesmo se fossem utilizados alguns critérios internacionais na contabilização.

De acordo com Clark e McManus (2003), a convergência das normas contábeis é recomendada e apoiada por contadores, e por empresas brasileiras, como o Bradesco e a Petrobrás, que contribuem regularmente com recursos financeiros para os esforços do IASB. Ressalta-se ainda que a IOSCO (Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários) aconselhou a aceitação das Normas Internacionais de Contabilidade a todas as bolsas de valores, inclusive a brasileira. Além de ser uma prática cada vez mais recomendada, já existem exigências normativas impondo datas limites para a adoção definitiva das normas internacionais de contabilidade.

Mas, apesar disso, cada país, tem seu conjunto de regras próprias, normalmente definida por uma autoridade competente, cujo entendimento pode variar desde o sentido até a legitimidade. Por maior que tenham sido os esforços no sentido de superar essas regras próprias, elas continuam presentes, sejam de natureza estrutural ou conceitual.

O IASB surgiu como resposta à demanda por melhores padrões contábeis, identificada pelo Fórum de Estabilidade Financeira (reúne o G8, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, dentre outros). Até o ano de 2005, foram emitidas 7 IFRS’s (International Financial Reporting Standard). O IASC, que foi substituído pelo IASB, emitiu 41 normas, denominadas IAS (International Accounting Standards), das quais a maioria continua em vigência (COSTA, 2005).

Para Alessandra Cristina Fahl e José Carlos Marion (2013), o objetivo principal da contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira de uma dada entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

A contabilidade é uma importante ferramenta para controle e auxílio na tomada de decisão, mas suas diferenças e similaridades fazem com que inúmeros padrões sejam adotados e praticados nos demonstrativos contábeis, não permitindo uma comparabilidade das informações contábeis produzidas por um país em relação a outro.

Existe uma preocupação cada vez maior dos estudiosos e investidores sobre a natureza estrutural ou conceitual das demonstrações financeiras. Nessa ótica, as empresas, principalmente as sociedades anônimas de capital aberto, e as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com