TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Rural

Trabalho Escolar: Contabilidade Rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Graduação a Distância

Curso de Ciências Contábeis

Acadêmico: Chander Aleixo Losi RGM 103.4180

Disciplina: Contabilidade publica

Professor : Antonio Henrique Barbosa Real

Pólo: Taio

Atividade 03:

1) Faça um síntese sobre a contabilidade publica.

É um ramo da contabilidade que se dedica ao estudo do patrimônio dos entes públicos, é regida pelo direito publico interno, cujo dispositivo legal é amparado pela lei 4.320/64 que traz toda a regulamentação orçamentária e financeira em sua maior parte, não a patrimonial ou contábil.

2) Qual a diferença da administração direta e indireta.

Diferem-se na forma a que estão ligadas a administração nacional, a direta esta ligada diretamente ao poder federal, estadual ou municipal, enquanto a administração indireta tem personalidade jurídica própria, criadas de foram a descentralizar as atividades do governo, como as empresas publicas, autarquias, fundações etc.

3) O que você entendeu sobre estágios da receita.

Receita é tudo o que é arrecadado e incorporado ao patrimônio para custear as despesas e necessidades de investimentos. Em receita publica, é o caminho percorrido pelos órgãos e repartições publicas para o recolhimento de bens aos cofres públicos, sendo este feito em três estágios: a previsão, que seria uma estimativa para a arrecadação, estabelecendo metas para tal; o lançamento que a identificação do devedor do crédito fiscal assim como seu valor, espécie e vencimento; a arrecadação e o recolhimento, arrecadação é o momento no qual o contribuinte paga o tributo à rede bancaria, e o recolhimento é o repasse destes valores ao tesouro ou as repartições publicas.

4) O que você entendeu sobre estágios da despesa.

As despesas publicas passam pelas seguintes fases: empenho, é a emissão de uma nota onde o governo assume a obrigação de pagar a despesa em uma data especificada, dependendo dele todas as demais fases da despesa. Liquidação, consiste em averiguar se o contrato com o credor realmente foi cumprido, tem por finalidade averiguar a origem e o objeto do pagamento. Pagamento: é a ultima fase da despesa e consiste no pagamento ao credor para que se extinga a obrigação.

5) Fale sobre suprimentos de fundos.

É a fase em que o Tesouro Publico entrega aos agentes pagadores os meios de pagamento para liquidar despesas já liquidadas, ele pode ser utilizado também em casos excepcionais quando esta não puder ser realizada pelo processo normal da execução orçamentária.

6) Qual a diferença de restos a pagar processado e não processados.

Processado é quando a despesa já passou pela fase de empenho e foi entregue ao credor que por sua vez já executou o serviço, obra ou entregou o material, e a despesa já foi considerada liquidada restando apenas a entrega dos recursos através do pagamento.

Não processado é quando o empenho já foi emitido, mas a liquidação ainda não foi exercida, por algum fator que depende para regular a liquidação, a despesa não foi devidamente processada.

7) Quais são as modalidades de empenho, comente cada uma.

Empenho ordinário é aquele destinado a despesa, cujo valor exato é reconhecido.

Empenho global é destinado despesas de contrato estão sujeitas a parcelamento.

Empenho por estimativa é aquele destinado a despesas cujo montante na se possa determinar.

8) Faça uma síntese sobre as modalidades de licitação.

A administração publica não tem autonomia para celebrar contratos como de venda, aquisição, locação etc. sendo assim ela deve observar uma serie de princípios previstos em lei como a licitação.

Concorrência: exige a publicação de edital, permitindo que qualquer interessado participe, e que estes tenham os requisitos mínimos de qualificação exigidos em edital para a execução do objeto, sendo estes comprovados documentalmente, esta modalidade ocorre quando se trata de concessão de direito real de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com