TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto BMW Vermelho

Projeto de pesquisa: Contexto BMW Vermelho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO. 4

2.1. Conceito de Status......................................................................................... 4

2.2. Contexto BMW Vermelho. 4

3 CONCLUSÃO. 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje o status tornou-se prioridade maior que as necessidades básicas, o “ter” passou o “ser” no quesito de importância. O filme retrata muito bem essa inversão de valores, em várias ocasiões pessoas adquirem bens que não são úteis ou até mesmo nem o utilizam e também nem sempre dão conta de manter ou pagar, adquirem na maioria das vezes por imposição da sociedade ou da própria mídia.

Uma família pobre, no qual o chefe de família não trabalha e ainda já foi presidiário (poderia ser um dos motivos dele não conseguir emprego), quem mantém a casa é a esposa que tem um salão, que funciona no quintal; a casa é precária, com poucos cômodos, tem goteiras e sem conforto, pois todos dormem na mesma cama; a família é grande, que podemos ver no segmento do filme, e ainda arrumam outro filho, sendo que havia um bebê; a vida dessa família é transformada com a chegada do prêmio.

O Odilon que era o chefe de família participa de um sorteio no qual ele mesmo nem sabia do que se tratava e tão pouco leu o regulamento. Recebeu um telegrama, que não deu importância, sendo surpreendido em casa com um dos organizadores do sorteio, seu desconhecimento sobre o carro e seu status é explícito, afinal ele não dá importância ao seu valor e até pensar em recusar o bem.

Mas a imposição falou mais alto através do organizador, que encheu o Odilon de ilusões, que aceitou o prêmio, mas pensando em vendê-lo; quando foi notificado que não poderia vender, alugar, emprestar e outras regulamentações.

Então Odilon recebe seu prêmio que não imagina a tamanha proporção da mudança que faria na sua vida, afinal como uma família pobre manteria um carro de luxo e até mesmo ele nem sabia dirigir.

A impulsividade junto com a ilusão levam as pessoas ao mundo surreal. Com isso o indivíduo assume consequências no qual muitas vezes não conseguem sair.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. Conceito de status.

Significa a posição social de um indivíduo, o lugar que ele ocupa na sociedade, e é um termo oriundo do latim. Status significa posição de pé, estado, situação ou condição, e é relacionado a um lugar ocupado por uma pessoa na sociedade.

Status está sempre relacionado a destaque, prestígio, renome, e pode estar relacionado à economia também, por exemplo, um destaque econômico. Status é uma situação de uma pessoa, um estatuto privilegiado, determinado indivíduo tem um alto status.

Status social é o prestígio que um indivíduo tem na sociedade, através da sua posição social. O status social depende de vários fatores, pode ser desde que nasce, geralmente em famílias abonadas, adquire com o tempo, através de amigos e relacionamentos, ou então através de sua capacidade, por exemplo, financeira.

2.2. Contexto BMW Vermelho.

Essa inversão de valores no qual o status fica em primeiro plano, deixa de lado as necessidades básicas de um ser humano, os supérfluos são mais importantes que a alimentação, vestuário e moradia.

No filme, a família fica iludida através da repercussão que o automóvel trás, e entram nesse mundo surreal, chegando a vender sua própria casa e passando a viver dentro do automóvel. Eles não faziam ideia do que era um BMW, mas quando viu a festa da entrega do prêmio e a atitude da comunidade perante o automóvel, ele passou a acreditar que aquele carro era importante, trazia consigo o poder e a admiração.

Mas essas atitudes irracionais não só acontece com as famílias brasileiras, mas também com empresas e governos, que investem em obras faraônicas, apenas para impressionar e que depois ficam inacabadas ou abandonadas, no caso das empresas ocorrem muitas vezes às falências e desemprego e no caso do governo falta de verbas para setores importantes como educação e saúde, deixando a população á mercê de gastos irrisórios.

A própria mídia introduz nas pessoas o consumo exagerado e necessidades que na maioria das vezes não são prioritárias. No filme isso é representado através do sorteio, que provavelmente teve um anúncio chamativo e que levou pessoas simples á participar, deixando quase que invisível os regulamentos.

A desigualdade social anda junto com a desigualdade cultural, vemos que eles nem sabiam o nome do veículo e tão pouco o seu valor. E que após saberem do valor, a atitudes deles era de vender o veículo para melhoras à vida deles, pois tinha uma moradia precária e desprovida de conforto, saneamento básico e até mesmo moravam em uma rua sem asfalto. E eles apenas queriam suprir as necessidades básicas, mas os organizadores introduzem a essa família o poder que o status trás, e vemos isso claramente no regulamento que obriga a família a ficar com o carro.

Nos dias de hoje vemos muitas histórias parecidas com a do filme. Pessoas estão mais preocupadas com as aparências, que isso vai torná-las bem vistas perante a sociedade, quando de fato isso é sugado pelas dívidas que assumem e nas maiorias das vezes não conseguem sair.

Pessoas trabalhadoras passam ter como prioridades objetos irrelevantes para sua sobrevivência. Roupas de marcas, aparelhos eletrônicos de última geração, veículos novos e passeios caros, sobrepondo as necessidades básicas, deixando-as para última escolha. Como todo ato tem sua consequência, essas situações não podiam deixar de ser diferente, o aumento de inadimplência e do crime, uma vez que uma parcela da população que para manter certos luxos entram no mundo do crime para manter o status.

A mídia é a principal máquina de iludir as pessoas, através de suas propagandas, novelas, jornais, entre outros, mostrando uma realidade diferente do brasileiro e esse iludido entra na ilusão que a mídia impõe á ele para poder ganhar dinheiro e poder, firmando a ideia que o consumismo é necessário.

Empresas e governos também entram nessa era consumista. No caso das empresas, são construídos lojas ou prédios onde a grandiosidade e o luxo prevalecem e que muitas vezes não conseguem dar continuidade a obra ou após o término não consegue sequer manter o estabelecimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com