TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresárial

Pesquisas Acadêmicas: Contexto Empresárial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 11

1- INTRODUÇÃO

Com a elaboração deste trabalho acadêmico estarei comentando sobre alguns conceitos administrativos tais como um dos autores que desenvolveu as funçoes administrativas e as principais mudanças que ocorreram ao longo do tempo, e ainda, estarei descrevendo alguns conceitos de patrimônio, capital social e capital de terceiros. E também dentro do contexto empresarial estarei expondo alguns temas sobre demanda, oferta e equilíbrio de mercado, estruturas de mercado e contabilidade social.

2- CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Caberia a essa função a integração das outras cinco funções (função técnica, função comercial, função financeira, função segurança, função contábil). Para Fayol, nenhuma das outras funções tem a incumbência de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social e coordenar os esforços das diversas áreas e setores.

Um dos teóricos que desenvolveu os conceitos da função administrativas, Taylor possuía um olhar mais mecanicista voltado à área de produção, Fayol possuía uma visão mais orgânica da organização. A palavra orgânica define bem a visão de Fayol, pois ele via os diferentes órgãos da empresa de uma forma muito anatômica, por isso foi chamado de o anatomista das organizações definiu cinco elementos básicos do processo administrativos, utilizados ate hoje, que são: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Esses elementos fazem parte das funções administrativas que podem ser encontradas não só nos níveis hierárquicos mais altos, mas também proporcionalmente em outros níveis.

As principais mudanças ocorreram a partir de 1776, após a invenção da máquina a vapor por James Watt e com a sua conseqüente aplicação à produção que surgiu uma nova concepção de trabalho, a qual veio modificar completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social. Essas mudanças, em um período de aproximadamente um século, foram maiores do que todas as mudanças ocorridas no milênio anterior. É o período chamado de Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra e rapidamente se alastrou por todo o mundo civilizado da época. A Revolução

3- CONCEITO DE PATRIMONIO

De acordo com Marion (2009 p. 37), o termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em Contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos não se podem identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens ou direitos.

Para o professor Humberto Fernandes de Lucena o patrimônio define-se

como o conjunto formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a uma pessoa (física ou jurídica), e que seja passível de avaliação em moeda.Como bens, podemos entender as coisas capazes de satisfazer necessidades humanas,suscetíveis de avaliação econômica.

Para Costa (2009 p.43), patrimônio é um conjunto de bens, direito e obrigações que são vinculados á entidades (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades.

4- CAPITAL SOCIAL

O capital social é o montante necessário para se constituir e iniciar as atividades de uma nova empresa enquanto a mesma não gera recursos suficientes para se sustentar. O valor do capital social deve ser estipulado baseado num plano de negócios elaborado pelos interessados previamente.

Uma vez definido o valor do capital social necessário para a constituição da nova empresa, os futuros sócios deverão estipular qual a parcela dele que caberá a cada um subscrever. Subscrever o capital nada mais é do que estipular no contrato social qual a porcentagem do capital social que caberá a cada um dos sócios.

Após a subscrição do capital será necessário sua integralização. Integralização é o ingresso físico, real, da parcela do capital de cada um dos sócios. A integralização do capital social pode se der em moeda, em bens tais como: equipamentos, veículos, imóveis.

No contrato social deverá constar se o capital social de cada um dos sócios foi integralizado e de que forma. Pode ocorrer que algum dos sócios não vá integralizar sua parte do capital social no futuro. Assim, constará no contrato social que esse sócio irá integralizar o capital, sendo ainda preferível a estipulação no contrato social da maneira, ou seja, em quantas parcelas, em quais valores e em quais prazos tal sócio irá integralizar sua parte do capital social, de modo a evitar eventuais discussões sobre tais condições.

5- CAPITAL DE TERCEIROS

O custo do capital de terceiros representa a remuneração que a entidade paga para a instituição financeira nos empréstimos obtidos. (Devemos lembrar aqui que os capitais de terceiros não onerosos devem ser deduzidos do valor do ativo circulante, para obter a necessidade de financiamento do capital de giro.)

Na teoria é simples obter o custo do capital de terceiros. Na prática, nem tanto. Por duas razões:

Benefício da dívida - A contratação de empréstimos pode trazer diversos benefícios para a empresa. O mais usual decorre do fato de que o empréstimo permite a empresa reduzir a parcela do imposto de renda, uma vez que a despesa financeira é uma despesa dedutível.

Mas este não é o único benefício que a dívida traz para a empresa. De uma maneira geral, ao contrair um empréstimo uma empresa provavelmente irá ter uma maior disciplina financeira, pois terá que pagar este empréstimo ao final do contrato. Além disto, o relacionamento com uma instituição financeira poderá trazer benefícios sob a forma de melhoria nos controles gerenciais, acesso a conhecimentos sobre gestão financeira, entre outros aspectos. O problema é que temos muita dificuldade de medir esses benefícios.

Custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com