TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Histórico Brasileiro No Período De 1940 A 1960

Artigos Científicos: Contexto Histórico Brasileiro No Período De 1940 A 1960. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  1.905 Visualizações

Página 1 de 2

Contexto histórico brasileiro no período de 1940 a 1960

1) Disserte o contexto histórico brasileiro no período de 1940 a 1960.

O contexto histórico brasileiro no período de 40 a 60 sofreu algumas mudanças onde o estado passou a intervir na economia do Brasil, incentivando as indústrias e expandindo o mercado interno e o capitalismo havendo assim um aumento da exploração sobre o trabalhador e, devido essa exploração o proletariado começa a exercer forte pressão sobre o estado.

2) Qual o objetivo da criação e o desenvolvimento de instituições assistenciais e previdenciárias a partir da década de 1940.

Proteger e reprimir os movimentos reinvidicações; garantir o controle social e sua legitimação; propiciar benefícios assistenciais aos trabalhadores, enfrentar o processo de pauperização do contingente de classe trabalhadora; garantir aos níveis de produtividade.

3) Explique como se deu a superação profissional do assistente social orientada pela doutrina social da Igreja Católica.

Foi quando Getúlio Vargas estreitou relações com o governo norte americano, abrindo portas para o Brasil participar de congressos e interamericanos de serviço social e concessão de bolsas de estudos. Esse processo abriu oportunidade para a profissão se influenciar com o serviço social dos norte-americanos de casa, grupo e comunidade.

4) Quais as características assumidas pelo Serviço Social fundamentado a partir da influência norte-americana?

Assumiu a característica mais positivista com foco em uma análise institucional, agindo com racionalidade e organização técnica. Atuando de forma ajustadoras, manipulatórias e burocratizadas.

5) Como o conservadorismo católico começa a ser tecnificado com o Serviço Social norte-americano?

Começou a ser tecnificado quando houve em arranjo teórico-doutrinário onde uniu o discurso humanista cristão com o suporte técnico científico-positivista.

6) Quais as características das propostas de trabalho dos assistentes sociais a partir da influência norte-americana?

As características propostas foram ajustadoras, manipulatórias e burocratizadas, pois a idéia era que o assistente social trabalhasse para poder impedir os indivíduos que tivesse um pensamento contrário do capitalismo, era integrar este indivíduo ao meio social conforme a ordem capitalista.

7) O objetivo era manter o trabalho funcionando de acordo com a ordem capitalista.

 Serviço Social de caso tem como característica baseada na Sociologia e Psicologia; concentra-se na personalidade do cliente; busca mudanças a partir de atividades e comportamento dos indivíduos.

 Serviço Social de grupo tem como característica uma perspectiva educacional; usa de teorias Sociológicas de Durkheim, Weber e Simmel; baseia-se na Psicologia Social e da Pedagogia e movimentos de auto-ajuda.

 Serviço Social de comunidade tem como característica uma estratégia lançada para garantir e propriedade, o progresso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com