TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Histórico Geral e Específico do livro de Jeremias

Por:   •  19/6/2023  •  Artigo  •  4.305 Palavras (18 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 18

SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO REV. DENOEL NICODEMOS ELLER

PEDRO HENRIQUE NASCIMENTO LOPES

LIVRO DE JEREMIAS:

CONTEXTO HISTÓRICO GERAL E PONTOS ESPECÍFICOS

BELO HORIZONTE 2023

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama do contexto histórico geral e pontos específicos do livro do profeta Jeremias, presente nas Escrituras. Sendo o livro mais extenso entre os profetas, os relatos nos apresentam as palavras do sacerdote da cidade de Anarote, Jeremias, que foram mais do que revelações proféticas da parte de Deus para a nação de Israel, mas direcionadas como juízo da parte de Deus para os que estavam agindo com indiferença para com o Senhor, e como alento para um povo que estava sofrendo todo o processo de exílio.

Sendo o direcionamento principal desse trabalho o panorama histórico da obra, nos propomos a desenvolver o contexto histórico e político do mundo na época, no qual apresentaremos o conflito de poder e dominação entre os impérios contemporâneos do autor, que envolvia o seu próprio povo, correlacionando à sequência dos reis de Judá, o contexto político e religioso dos líderes de Israel, e as respectivas abordagens do profeta para com eles e seus atos representativos que guiavam o povo.

É importante dizer que nesse artigo não buscaremos fazer análises aprofundadas de autoria e composição do livro e as discurssões pertinentes a essa parte, assim também como não se propõe trazer mensagem teológica das tratativas de Jeremias. Portanto, salientar que o objetivo desse artigo é desenvolver as perspectivas histórias que envolviam o autor, a influência destas para suas palavras e para a sua dedicação em vida em cumprir o chamado divino de levar a mensagem que foi proposta para o seu povo naquele momento.

CARACTERÍSTICAS DO LIVRO DE JEREMIAS

Antes de começarmos a explanar os aspectos históricos propostos, nos dedicaremos a expor algumas características do autor e do livro, que nos serão útil para uma familiaridade com a obra, além de melhor entendimento do objetivo desta. Antes de qualquer coisa, é importante dizer que entendemos ser esse livro parte do cânon bíblico, inspirado pelo Espírito Santo de Deus e portanto inerrante em seu conteúdo, para o cumprimento de seu propósito estabelecido pelo próprio Deus a fim de instruir o seu povo.

Jeremias é o maior livro da Bíblia em termos de extensão do texto, ultrapassando até o livro de Salmos, com duas grandes distinções em relação aos demais livros e profetas do Antigo Testamento presente na Bíblia: (1) Esse é o mais longo livro profético das Escrituras (1.364 versículos) e (2) A vida do autor é descrita com mais detalhes do que a dos outros 15 profetas escritores em suas respectivas obras.

É amplamente aceito que quem escreveu o livro de Jeremias foi o próprio profeta

Jeremias contando com o auxílio de Baruque, seu escriba. Logo no primeiro versículo do livro de Jeremias, há a indicação de que o seu conteúdo consiste nas “palavras de Jeremias, filho de Hilquias” (Jeremias 1:1). No entanto, no mesmo livro encontramos a informação de que Baruque escrevia as palavras ditadas por Jeremias durante o seu ministério (Jeremias 36). Considerando essas claras evidências sobre quem escreveu o livro de Jeremias, mesmo assim é possível que o livro tenha sido compilado posteriormente por outra pessoa que reuniu todo o material registrado sobre o ministério do profeta Jeremias e deu a forma final ao livro como conhecemos hoje. Além disso, geralmente é atribuída a Baruque a autoria das passagens narradas na terceira pessoa.

Por conta da longevidade do ministério de Jeremias, não é possível saber desde quando exatamente o profeta passou a contar com a ajuda de Baruque como o seu escriba. Sabe-se, porém, que Baruque era quem cuidava de guardar os rolos que continham as mensagens proferidas por Jeremias. Inclusive, quando o rei Jeoaquim destruiu um rolo que havia sido escrito por Baruque contendo todas as palavras ditadas por Jeremias, o mesmo Baruque foi o responsável por redigir outro rolo ainda mais completo conforme Jeremias foi lhe falando (Jeremias 36; 51:60).

Jeremias nasceu de uma família de sacerdotes, da cidade de Anatote, da terra de Benjamim e começou seu ministério profético desde muito cedo para proclamar a mensagem divina contra o povo de Israel, pregando contra a idolatria e a imoralidade presente no meio deles. Seu livro contém informações biográficas sobre ele e discorre sobre sua angústia emocional e mental ao viver tudo o que ele estava vivendo, sendo ele também israelita mas de forma especial chamado por Deus para proclamar contra os erros de seu próprio povo e ter por isso tanta oposição.

No entanto, sua mensagem não era somente de juízo contra os pecados do povo, mas também de alento em meio a tanto sofrimento que assolava-os. Um dos temas do livro é que o Senhor prosseguia cuidando deles mesmo em meio a tanta confusão, e enfim restauraria o povo Dele mais fortalecido para cumprir seus designos, tendo sido purificados de tudo o que levou a sofrerem o juízo. Essa purificação estaria atrelada a santidade que Deus buscava encontrar em seu povo, através de um relacionamento pessoal, devocional e profundo, além dos atos de serviço que eram oferecidos de forma superficial e hipócrita em relação a vida imoral e idólatra que viviam.

A estrutura do livro desenvolve o seu ministério em meio aos acontecimentos em meio aos quais Deus o usa como instrumento profético. O livro inicia com o chamado e a visão do profeta de que Jerusalém seria destruída por uma grande nação, o que é pregado em toda a cidade, inclusive em seus portões (Jr 7.2), suplicando arrependimento do povo, das lideranças e também das outras nações. Segue-se com a especificação de que a Babilônia seria a nação que

Deus usaria para levar juízo (Jr 27.6), conquistando Jerusalém e levando cativo por 70 anos os israelitas, mas por fim restaurando-os para aquela terra. Mesmo com o cumprimento dessa conquista, o povo prefere confiar no Egito, principal inimigo da Babilônia, ao invés de confiar no Senhor, terras estas entre as muitas sobre as quais Jeremias profetiza destruição.

CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DO MUNDO NA ÉPOCA

  1. A disputa entre Egito e Babilônia, após a queda da Assíria

O ministério de Jeremias foi muito extenso, alcançando cinco décadas. Após a queda Império Assírio, depois de um domínio durante mais de dois séculos, dois exércitos concorriam pelo controle do que havia sobrado da dominação assíria; Babilônia e Egito tinham ambições imperiais e as conquistas buscadas por eles envolviam a terra de Israel, que estava incluído na região conhecida como Crescente Fértil, a qual era marcada por possuir grandes rios com períodos de cheias que deixavam as terras férteis, como podemos ver na imagem abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (56.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com