TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Ginásticos e Contextos Da Ginástica Geral

Por:   •  8/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 3

MÉTODOS GINÁSTICOS E CONTEXTOS DA GINÁSTICA GERAL

Atividade de Portfólio 6ª semana da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

 

São Paulo

2016

Historicamente, a prática de exercícios físicos esteve presente no desenvolvimento do Homem, com suas origens na pré-história.

O termo Ginástica era utilizado no princípio para se referir a todo tipo de atividade física sistematizada, abrangendo desde exercícios militares até práticas esportivas e, a partir de 1800, com o surgimento das escolas e dos movimentos ginásticos passou a receber uma conotação mais voltada a prática do exercício físico (ISHIBASHI e SILVA, 2013).

Inúmeros métodos ginásticos foram sendo desenvolvidos, principalmente nos países europeus, os quais influenciaram e até os dias de hoje influenciam a Ginástica mundial e em particular a brasileira. Dentre aqueles que tiveram maior penetração no Brasil destacam-se as escolas alemã, sueca e francesa (ISHIBASHI e SILVA, 2013, p. 18).

A Escola Alemã objetivava criar um espírito nacionalista preparando os corpos para defender a pátria e pregava que para atingir um corpo saudável era necessário ter base científica em biologia, fisiologia e anatomia. No Brasil foi o método oficial da Escola Militar de 1860 a 1912.

A Escola Sueca foi idealizada por Pehr Henrik Ling e tinha como objetivo regenerar o povo sueco atingido pela tuberculose, o raquitismo e o alcoolismo. Diferentemente do Método Alemão, não possuía caráter exclusivamente militar, mas também pedagógico, médico e estético. Em 1808 um regulamento determinou que todos os centros educacionais oferecessem condições favoráveis para a prática de exercícios e posteriormente, em 1826, foi estabelecido que nenhum jovem seria dispensado da ginástica, exceto se fosse provado que a prática lhe traria danos. (ISHIBASHI e SILVA, 2013). No Brasil, foi defendida por Rui Barbosa e Fernando de Azevedo.

A Escola Francesa baseou-se nas ideias dos alemães Jahn e Guts Muths tendo início na primeira metade do século 19. Além do caráter moral e patriótico, tinha sua educação voltada para o desenvolvimento social e objetivava formar o homem “completo e universal”. O Método Francês, oriundo da Escola Francesa, foi adotado em todos os estabelecimentos de ensino brasileiros em 1929 (SOARES, 2002 apud DODÔ e REIS, 2014, n.p.), e trouxe as propostas pedagógicas que embasaram a Educação Física escolar brasileira no período republicano (RESENDE, SOARES e MOURA, 2009 apud DODÔ e REIS, 2014, n.p.).

A ginástica geral pode ser encontrada em diferentes contextos, cada um composto por cenários, sujeitos e objetivos distintos. A seguir, estes contextos serão descritos.

Contexto Acadêmico: em Instituições de Ensino Superior, alguns cursos de educação física apresentam em sua grade curricular a disciplina de ginástica geral como parte da formação do educador físico. Também há instituições que apresentam essa disciplina junto a outras disciplinas gímnicas.

Contexto público: nesse contexto o cenário são espaços públicos que ofereçam aulas de ginástica de forma gratuita com o objetivo de condicionar fisicamente, prevenir ou tratar doenças e realizar apresentações e/ou competições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com