TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto do gerenciamento de pessoas

Tese: Contexto do gerenciamento de pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Tese  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 4

atps de gestãoMODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfazê-los.

Contexto da Gestão de Pessoas

É representado pelas organizações e pelas pessoas. Em resumo, as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. E para as pessoas, as organizações constituem o meio pelo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais. Sem organizações e sem pessoas certamente não haveria a Gestão de Pessoas. Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado antagônico e conflitante. A solução empregada era a do tipo ganha/perde. No entanto verificou-se que, se a organização quer alcançar os seus objetivos da melhor maneira possível, ela precisa saber canalizar os esforços das pessoas para que também estas atinjam os seus objetivos e que ambas as partes saiam ganhando.

Tempos Modernos, de Charles Chaplin, é uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca da felicidade. O filme faz várias críticas ao tratamento à classe trabalhadora e aos burgueses, donos dos meios de produção que "exploravam" a mão de obra, o patrão ficava em uma sala observando a produção e dava ordens ao capataz para ir aumentando a velocidade das máquinas, para aumentar a produção.

Ele critica o modo capitalista de produção, os operários trabalhavam com cargas horárias extensas, com obrigação de produzir sempre mais em condições subumanas, lugares sujos e máquinas de manuseio perigoso. A luta por melhores salários, melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor, eram constantes desde a Revolução Industrial.

O homem começa a ser substituído por máquinas, é necessária mão de obra especializada, fazendo com que vários trabalhadores ficassem desempregados. O filme também mostra as desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo.

Tempos Modernos satiriza a industrialização, Chaplin utilizou cenas de sofrimento, mostra a sociedade americana pós crise de Wall Street , em 1929, num constante movimento de máquinas, homens e Estado - representado pela força policial -, buscando uma adequação social. A criação de máquinas tinha o objetivo de diminuir a necessidade do trabalho manual, para o bem estar do homem, que sentia necessidade de mais tempo para seu lazer, sua família e seu desenvolvimento intelectual.

Charles Chaplin retrata a realidade da época, havia várias pessoas desempregadas, passando fome, trabalhando em situações precárias, os operários trabalhavam muito e ganhavam pouco, havia várias manifestações, os trabalhadores queriam melhores condições de trabalho e salário digno, já os patrões queriam maior produção, o filme é muito interessante, pois retrata todos esses fatos, com poucas falas.

O filme ainda continua sendo atual, porque mostra um contexto social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com