TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE PESSOAS

Exames: GERENCIAMENTO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  3.714 Palavras (15 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 15

GERENCIAMENTO DE PESSOAS

ADMINISTRAÇÃO MILITAR

A Administração Pública, segundo Alexandre de Moraes, pode ser definida objetivamente como a atividade concreta, direta, e imediata que o Estado desenvolve para assegurar os interesses coletivos e subjetivamente como o conjunto de Órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a Lei atribui o exercício da função administrativa do Estado. A administração pública deve estar voltada para atender as necessidades e os direitos da sociedade, pois um Estado não consegue sobreviver sem planejamento e o tal deve ser sistematizado pelos membros que estão à frente da administração pública de cada País.

A respeito do assunto, destaca-se a hierarquia e disciplina na Administração Pública Militar , segundo o qual, a administração pública em geral, direta ou indireta, as fundações e as empresas públicas, encontra-se sujeita aos princípios de hierarquia e disciplina. No âmbito militar, esses princípios alcançam uma relevância ainda maior que deve se fazer presente tanto nas Instituições Militares Federais como nas Instituições Militares Estaduais e do Distrito Federal.

FUNDAMENTOS E BASE LEGAL

A hierarquia e a disciplina, notadamente, são fundamentos da Administração Militar. O poder disciplinar, apresentado como decorrência da hierarquia, permeia toda a Administração Pública nas relações entre seus agentes e, “no caso das instituições militares, a hierarquia e a disciplina consistem em seus verdadeiros pilares.

A hierarquia e disciplina militares são princípios constitucionais que constituem a base das organizações militares, condensando valores como o respeito à dignidade da pessoa humana, o patriotismo, o civismo, o profissionalismo, a lealdade, a constância, a verdade, a honra, a honestidade e a coragem. Tais princípios pretendem dar máxima eficácia às instituições militares, conferindo-lhes poder e controle sobre seus integrantes, que pela função que desempenham sempre têm a arma ao seu alcance.

A hierarquia e o controle disciplinar rígido, praticado pelas organizações militares, bem como suas formas peculiares foram detidamente analisadas ao longo do trabalho, permitindo concluir que a hierarquia militar se sobressai como um valor especial, pois é capaz de superar a própria individualidade, aparecendo como um mecanismo superior de observação e de controle.

Na vida militar, a hierarquia é muito mais rígida, mais bem delineada que em outros lugares, uma vez que é capaz de se expressar em momentos em que o valor da individualidade é invocado, pela valorização de cada uma das patentes e não pelo nível pessoal. Todos são submetidos a uma mesma regra disciplinar, obedecem a um mesmo comando escalonado, e apesar de se reconhecerem como iguais perante a instituição militar, estão criando e organizando a diferença entre os indivíduos.

Graças à hierarquia, o indivíduo é substituído pelos postos e graduações militares que ocupa, como uma ordem organizada de precedências pela cadeia de comando, onde uns vêm antes de outros, formando um sistema de classificação das diferenças, construído de tal maneira que sua função é evitar que dois indivíduos sejam iguais, mesmo entre aqueles que ocupam a mesma patente, pois nestes casos a hierarquia também existe, sendo que os mais antigos têm precedência sobre os mais novos. Em caso de mesma data de admissão, os critérios hierárquicos são estabelecidos pela ordem de classificação no curso de formação.

Desta forma, a instituição militar, pelas suas próprias características, estabelece a hierarquia como primeiro plano de sua organização social, juntamente com os mecanismos disciplinares que se traduzem no cotidiano da tropa e que exigem a obediência imediata e total às ordens dos superiores.

É pela disciplina militar que se mantém o domínio do poder pela imposição de atitudes, regras e comportamentos ditados pela autoridade, como forma de aumentar a sujeição de todos, tornando-os cada vez mais úteis e obedientes, combinando e organizando as atividades sob o olhar de um comando superior, de maneira que as tarefas sejam cumpridas em conjunto.

A hierarquia e a disciplina constituem a base das organizações militares e condensam todos os valores da função militar, imprescindíveis para o exercício das atividades ligadas ao manejo da violência e da segurança. Pode-se dizer, a exemplo do foi lembrado ao tratar-se especificamente da disciplina militar, que a manutenção da disciplina não interessa só ao Estado, mas também ao próprio militar que, ao se ajustar às exigências disciplinares, tem a esperança de que todos cumprirão seus deveres.

Assim, a aplicação da hierarquia e da disciplina militar começa pela interiorização de suas regras, tão logo o futuro miliciano ingressa na carreira: e se concretiza pela aceitação ou não das práticas disciplinares, que pode ser medida dentro de cada instituição pelo número de sanções aplicadas e pela análise de seus regulamentos e normas. Essa base legal para Polícia Militar da Bahia se encontra de forma precípua na lei 7.990/2001, Estatuto da PMBA.

DINÂMICA ORGANIZACIONAL DE PESSOAS

A humanidade, em sua longa caminhada existencial, vem experimentando um processo contínuo de transformações nas relações sociais. No entanto, a partir da segunda metade do século XX, em especial, este fenômeno se acentuou, intensamente, em escala global, considerando-se os padrões até então observados.

Em que pese, entre tantas mudanças, ser difícil, e até mesmo temerário, afirmar com exatidão, em particular nos dias atuais, a relação de causa e efeito entre eventos, há um relativo consenso em aceitar-se o fato de as conquistas tecnológicas estarem indissociavelmente vinculadas à origem da aceleração desse processo.

As modificações atingiram os fundamentos da organização social, inclusive a própria relação entre capital e trabalho. Vive-se hoje, efetivamente, a Sociedade da Informação, ou do Conhecimento; sucessora das sociedades agrícola e industrial.

As organizações, em geral em face das incertezas do ambiente global em que operam, passaram a sofrer uma crescente demanda por capacidade de adaptação, o que, aliás, tornou-se requisito fundamental para sobrevivência.

Se, para as organizações públicas e privadas, a demanda crescente por uma adequada Gestão do Conhecimento é uma constante universal, o que exige o melhor aproveitamento possível do chamado capital humano, ou seja, da capacidade intelectual de seus colaboradores; para o homem, razão de ser das organizações, pois estas existem em função daquele,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com