TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuiçoes Do Jogos Para A Educaçao

Ensaios: Contribuiçoes Do Jogos Para A Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

Contribuições do jogo na educação e no desenvolvimento das crianças.

O brincar e´ a realidade cotidiana na vida das crianças e tudo o que a estimule a descobrir, pensar e inventar. A imaginação desenvolve, entre outras coisas, a atenção e a memória. Segundo o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1998), o desenvolvimeo da criança acontece atraves do lúdico, os jogos e as brincadeiras são poderosos instrumentos de interação social, sendo possível através deles transmitir regras e valores, características presentes nas brincadeiras faz de conta. A criança precisa brincar, ter prazer e alegria pra crescer, precisa do jogo como forma de equilíbrio entre ela e o mundo, com isso, a atividade escolar devera ser uma forma de fazer e trabalho, fazendo com que a criança tenha um desenvolvimento completo.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S):

“Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas,

pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e

favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e

busca de soluções. Propiciam a simulação de situações-problema que

exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das

ações” (MEC, 1998, p.47)

A criança tem seu próprio modo de interagir e conhecer o mundo e através das brincadeiras aprende varias formas de enfrentar situações, por isso as brincadeiras assume um papel muito importante na estabilidade física e psíquica da criança, proporciona o desenvolvimento imaginário, suas potencialidades, e contribui para um aprendizado continuo, ao brincar a criança fica tão envolvida com o que esta fazendo que coloca na ação seu sentimento e emoção.

Para PIAGET(1994), em certa fase a criança passa por situaçoes que muitas vezes não consegue assimilar uma realidade por não ter nesse momento estruturas mentais plenamente desenvolvidas, ela aplica os esquemas de que dispoe reconstruindo o universo próximo. Jean Piaget foi quem mais chamou a atenção dos educadores brasileiros, dentre os pesquisadores que estudaram o desenvolvimento infantil decido a ênfase dada ao estudo do processo de construção do conhecimento, por meio do brincar. Alguns estudiosos afirmam que a criança, enquanto brinca, entra em contato com diferentes papeis sociais e evolui quanto à diferenciação eu-outro, a criança revive enquanto brinca, como por exemplo, situações que lhe causaram alegria, ansiedade, medo, raiva o que favorece uma maior compreensão dos seus conflitos e emoções.

Texto dissertativo sobre os fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos

Existem inúmeros fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos, podendo-se até mesmo afirmar que o ser humano é fruto do meio que o cerca.

Desta forma, embora se possa afirmar que existem diferentes personalidades, sabe-se que o meio social

acaba por moldar a personalidade do indivíduo, de forma a extrair-se neste sentido um dos fatores mais significativos sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com