TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Financeiro

Artigo: Controle Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

JACÓ JOSÉ RESPLANDES DE SOUZA

CONTROLE ORÇAMENTÁRIO E FINANCEIRO

Piripiri

2014

JACÓ JOSÉ RESPLANDES DE SOUZA

CONTROLE ORÇAMENTÁRIO E FINANCEIRO

Trabalho apresentado à atividade interdisciplinar da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Piripiri

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

De acordo com Fumagalhi (2009, p. 29) “O sistema orçamentário não é apenas um método para planejar despesas e receitas, é muito, além disso; é um método de acompanhamento gerencial muito importante para o gestor da empresa, é através dele que o gestor sabe para onde ir, ou melhor, sabe aonde quer chegar.” Atualmente, a concorrência é uma constante e em grande número. Cada dia que passa as empresas quer sobressaíssem umas sobre as outras. E, para isso é necessário projetos que organizem os movimentos de crescimento do capital. O planejamento orçamentário tem grande valor na questão do desenvolvimento monetário. Isso ocorre nas empresas públicas e privadas. Fumagalhi (2009, p. 15) novamente comenta sobre a importância de planejamento. “Com a crise que se vive mundialmente, muitas empresas fecharam suas portas e muitas outras poderiam ter fechado se não estivessem melhores “amparadas”, ou seja, se não tivessem ferramentas que dão apoio e base às decisões que devem ser tomadas de imediato ou á longo prazo”. É importante falar que o controle se faz presente e eficaz no planejamento, não há um sem o outro. As duas ferramentas unidas proporciona um conhecimento mais profundo da contabilidade da empresa. Fumagalhi (2009, p. 29) assim falou: “O orçamento independente de seu tipo ou modelo tem a mesma finalidade para uma empresa a de garantir seu lucro e diminuir suas despesas. A estrutura de um orçamento varia conforme a análise e escolha da empresa.” Sem planejamento nada funciona bem, por esse motivo é importante controlar gastos e investimentos. Um projeto sem margem de lucros e com base duvidosa, quanto ao orçamento e as possibilidades de saldos positivos e significativos pode causar danos irreparáveis à empresa, comprometendo seu pleno funcionamento e até de se manter no mercado. Segundo Fumagalhi (2009, p. 41). “O controle gerencial é realizado pelo administrador, ou seja, gestor da empresa, através de acompanhamento dos trabalhos que estão sendo realizados, das metas, se está sendo atingidas ou não e também comparando o realizado com o previsto.” As bases de orçamento das empresas estabelecem regras para analisar a razão, a eficácia, a clareza, principalmente na elaboração do controle financeiro e orçamentário de uma determinada empresa. Baseando-se na forma de executar os trabalhos de negociação das ações da empreitada em questão.

2 DESENVOLVIMENTO

Conforme Fumagalhi (2009, p. 27) “A primeira empresa privada que utilizou o sistema de orçamento foi Du Pont de Memours, nos Estados Unidos, em 1919. No Brasil há registros que o orçamento foi em 1940 apenas o foco de estudos e que apenas em 1970 que as empresas passaram a adotá-lo como ferramenta de trabalho.” Através do controle financeiro e orçamentário organizado e planejado de uma empresa é que gira todo o seu sucesso, sem se importar com o tipo de controle, de base zero, estratégico, tático, operacional, gerencial; em tudo é necessário um plano. Ribeiro (s.d. p. 5) comenta assim sobre o planejamento nas empresas que querem sobressaísse em relação a outras. “A estrutura básica de um orçamento é formada pelo conjunto das projeções de orçamentos individuais de cada unidade da empresa, abrangendo tanto as decisões operacionais quanto financeiras. O início do processo de preparação do orçamento é resultado da análise das condições estratégicas (oportunidades, recursos e ameaças potenciais ou reais para a empresa) com os objetivos específicos da administração organizacional.”

Uma ferramenta de papel muito importante no planejar empresarial é a contabilidade, por meio dela é que se colhem dados necessários ao levantamento para o planejamento das contas. Os preços dos produtos são repassados somente após aval da contabilidade, estipulando comissões a quem vende os impostos a serem pagos entre outros acertos por menores.

Ribeiro (s.d., p. 3) relata a competitividade empresarial e os efeitos do planejar orçamentário que é a grande preocupação dos gestores e administradores nas empresas, quer seja de pequeno, médio ou de grande porte.

Constituindo um eficiente instrumento de planejamento de curto prazo, o orçamento empresarial além de direcionar as metas da empresa, ainda possibilita o controle dos resultados, comparando as ações planejadas com as executadas, permitindo agir corretivamente e reorganizando-se em tempo hábil para atingir os objetivos globais esperados.

Conseguir resultados no tempo esperado também é lucro, pois se atinge e organizam-se melhor as propostas e o controle das ações de projetos ficam dispersos no espaço compreendido entre aceitação e repasse do produto comercializado, podendo atingir os resultados esperados por ter havido planejamento minucioso. Aparecida (2013, p. 3) em análise sobre o controle assim fala: “O controle do plano orçamentário é de grande importância na sua execução, pois o mesmo não se limita apenas ao planejamento e a execução das atividades, este necessita de uma orientação fiscalizadora, desde seu orçado até a sua implantação, no qual a autoridade responsável obtenha uma visão ampla e coordenada do passado, do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com