TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Interno

Artigos Científicos: Controle Interno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

Pontos básicos para implementar uma função de Auditoria Interna

1- Estabeleça a Autoridade da Auditoria Interna

Estabeleça a autoridade da atividade de Auditoria Interna e reveja a definição de auditoria interna e das Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna (Normas) para se familiarizar com o que é necessário.

• Modelo de Estatuto da Atividade de Auditoria Interna – clique aqui

• Modelo de Estatuto do Comitê de Auditoria – clique aqui

2- Entreviste a Liderança

Entreviste a alta administração e o conselho de administração/presidentes do comitê de auditoria para estabelecer um relacionamento profissional, a fim de garantir que aqueles no topo tenham uma imagem clara da função de auditoria interna e para esclarecer as expectativas de todos. Use esta oportunidade para aprender e lidar rapidamente com o que a administração e o conselho veem como sendo os maiores riscos para a organização, tendo em mente as questões, problemas e oportunidades que já foram identificadas. Desenvolva um sistema para catalogar tais informações, incluindo a data e o nome da pessoa entrevistada, para referências futuras. Há muitas considerações que devem ser avaliadas na determinação da melhor estrutura e fonte dos recursos para a auditoria interna. Os responsáveis por essas determinações devem avaliar as orientações adicionais e considerações delineadas na Declaração de Posicionamento do IIA, “O Papel da Auditoria Interna no Suprimento de Recursos para a Atividade de Auditoria Interna”.

3- Revise o Estatuto do Comitê de Auditoria

Obtenha e revise o estatuto do comitê de auditoria. Claro, nenhum modelo de estatuto engloba todas as atividades que seriam apropriadas para um comitê de auditoria em especial e nem todas as atividades identificadas em um modelo de estatuto do comitê de auditoria seriam relevantes para todos os comitês. Da mesma forma, esse estatuto deve ser feito sob medida, de acordo com as necessidades e regras de governança de cada comitê.

• Modelo de Estatuto do Comitê de Auditoria – clique aqui

4- Entenda as Necessidades de Benchmarking

Entenda as necessidades de “benchmarking”, isto é, de comparação com a indústria, grupos especializados, organizações do mesmo porte, etc. Pergunte à alta administração quem eles acham que são os líderes e os liderados no nicho de mercado de sua organização. Acesse os serviços de Benchmarking do GAIN do IIA e revise as pesquisas do GAIN anteriores.

5- Revise as Políticas e Procedimentos

Obtenha e revise as políticas e procedimentos elaborados de sua organização, especialmente as políticas relacionadas à responsabilidade da administração de controlar a organização.

6- Discuta Questões de Controle

Discuta com auditores externos questões abertas e fechadas de controle interno, que eles possam ter identificado durante suas revisões.

7- Desenvolva o “Universo de Auditoria”

Comece a desenvolver o “universo de auditoria”, isto é, a lista de todas as entidades auditáveis.

8- Mapeie os Principais Processos/Operações

Mapeie os principais processos/operações dentro da organização. Reúna-se com os gerentes operacionais, incluindo os de tecnologia da informação, para entender seus riscos e preocupações.

9- Desenvolva uma Avaliação de Riscos

Desenvolva uma avaliação de riscos para sua organização. Ela deve ser uma avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com