TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convidar Novos Amigos

Trabalho Escolar: Convidar Novos Amigos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  301 Visualizações

O espaço representa o sétimo fator e tem a finalidade de ser ponto de apoio para a ação das personagens, demonstrando o ambiente, o cenário, a cena e o mundo exterior. Auxilia também a situar as circunstâncias locais, espaciais ou concretas que possibilitarão a compreensão da realidade e a verossimilhança dos sucessos narrados.

Como oitavo fator tem-se o tempo, cuja finalidade é marcar os momentos da narrativa ou mesmo registrar o processo temporal em que as personagens demonstram estar envolvidas. O tempo é representado pelo autor quando expressa a sucessão de dias, estações climáticas, o registro de datas específicas, entre outros.

A linguagem narrativa compõe o nono fator e tem como finalidade a diferenciação entre a linguagem realista mimética (quando reproduz uma experiência vivida no que diz respeito ao mundo real cotidiano natural) e a linguagem simbólica ou metafórica (quando expressa uma realidade X, querendo significar Y).

Como décimo e último fator, apresenta-se o leitor ou ouvinte, cuja finalidade é receber a mensagem e a comunicação pretendida pelo autor. As narrativas podem apresentar um apelo ao leitor com o objetivo de obter sua atenção, como tomar atitudes, consideradas adequadas às crianças, que exerçam um poder coercitivo, como pedir "silêncio", "atenção" etc. Em outras situações, o autor pode ter o objetivo de envolver os leitores na trama da narrativa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com