TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Copa Do Mundo 2014

Ensaios: Copa Do Mundo 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

São Paulo será a cidade que mais receberá recursos para ampliação de seu principal aeroporto, por meio de uma parceria pública privada. A maior obra será a construção do terceiro terminal, que terá capacidade de movimentação de mil e oitocentos passageiros internacionais/hora no embarque e dois mil e duzentos passageiros internacionais/hora para desembarque, com previsão de entrega das reformas em dezembro de 2013.

O aeroporto do Rio de Janeiro passa por reformas desde 2003, quando a cidade foi escolhida para sediar o Pan Americano de 2007. As principais obras para o torneio de 2014 são a reforma do terminal de passageiros e a ampliação da capacidade de pouso de decolagens das aeronaves em voos internacionais. Os investimentos federais para estas obras devem ultrapassar a casa de oitocentos milhões de reais.

Na cidade de Belo Horizonte, o aeroporto Internacional Tancredo Neves está com as obras adiantadas, com previsão para o término das reformas em dezembro de 2013. As principais mudanças para receber os turistas da Copa 2014 são a reforma da pista de pouso e melhoria nos pátios do aeroporto.

Na capital Federal foi aprovada a ampliação do aeroporto Juscelino Kubitscheck, com orçamento estimado em mais de seiscentos milhões de reais, sendo que dezessete milhões de reais sairão dos cofres da INFRAERO e o restante dos recursos virá de uma parceria pública privada. Esta ampliação irá aumentar em 47% a capacidade do aeroporto, passando de quatorze milhões de passageiros para vinte e seis milhões de passageiros por ano.

Na região Sul o aeroporto Afonso Pena em Curitiba também está ampliando suas instalações, melhorando os pátios e a pista de pouso e decolagem. O aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre está com as obras em andamento, a primeira fase de ampliação do pátio está prevista terminar em dezembro de 2013 e a segunda etapa da ampliação da pista de pouso e decolagem com previsão de término em 2014.

Já em Manaus (AM), as obras do aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes estão bem avançadas. A principal medida de melhoria é a ampliação da capacidade de geração de energia em até oito vezes, com a construção de uma nova subestação de energia. No Mato Grosso, na cidade de Cuiabá, o aeroporto Marechal Rondon tem como reforma principal o terminal de passageiros e a melhoria dos estacionamentos.

Um dos maiores desafios da comissão organizadora da Copa 2014 é o término do aeroporto São Gonçalo do Amarante, que fica em Natal (RN). Como era um aeroporto muito precário, a maioria das estruturas terá que ser totalmente refeitas, com a construção de um novo terminal de passageiros, ampliação dos estacionamentos, reforma da pista de pouso e decolagem. Para Rodrigues (2008. p.63) “Todo o processo pré-evento, evento e pós-evento, e a preparação dos legados, exigem a atenção dos gestores em todas as fases, desde a candidatura, o planejamento, a execução e o pós-evento”.

O aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães, que fica em Salvador (BA), terá como sua principal obra o aumento de sua pista de pouso e decolagem e ampliação de seus estacionamentos. Com o menor dos orçamentos entre todos os aeroportos das cidades que receberão jogos da Copa 2014, o aeroporto Gilberto Freyre em Recife (PE), terá apenas a construção de uma nova torre de controle. Já em Fortaleza (CE) o aeroporto Pinto Martins está ampliando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com