TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Copa Do Mundo

Trabalho Escolar: Copa Do Mundo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  9.286 Palavras (38 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 38

Introdução

Neste presente trabalho, abordaremos o assunto que envolve a Copa do Mundo. A próxima edição, a vigésima que acontecerá em 2014, será no Brasil e isso traz otimismo a muitos empresários, principalmente os prestadores de serviços, uma vez que, esse grandioso evento, representa grandes oportunidades de ampliação de negócios e lucratividade.

Dentro desse contexto, analisaremos um estudo de caso: o de Gilberto, um pequeno empresário que quer uma “fatia” das oportunidades de negócio que advirão com a Copa. Ele atende um exigente público e quer ampliar o negócio que já possui. Para isso, ele deve estabelecer um plano estratégico, tático e operacional direcionado para o objetivo: aumentar a lucratividade. Sua empresa está localizada em Salvador e também em Camaçari, economias significativas do Nordeste.

Um Grandioso evento

A Copa do Mundo é um dos maiores eventos realizados em âmbito mundial. Ela é realizada a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Este é responsável também pela escolha do país anfitrião do grandioso evento. A copa de 2014 será a vigésima edição e terá como país-anfitrião o Brasil.

O Brasil foi anunciado como sede do evento no dia 30 de outubro de 2007. O comunicado foi feito durante reunião do comitê executivo da FIFA em Zurique, na Suíça, na qual estavam o presidente Lula, o técnico da seleção brasileira, Dunga, e o jogador Romário. Essa não será a primeira vez que recebemos a copa do mundo. Em 1950, a copa também foi realizada aqui. Para os torcedores brasileiros será mais uma oportunidade de assistir em casa ao principal torneio da modalidade esportiva mais praticada no mundo.

Esse Campeonato Mundial gerará muitas oportunidades. Serão muitos os reflexos e benefícios nos mais diversos setores da economia e da sociedade, sejam temporários ou duradouros, diretos ou indiretos.

Dentre os aspectos positivos de sediar um evento desse porte esta as melhorias de infraestrutura como estradas, aeroportos, estádios, rede hoteleira, saneamento básico e até mesmo a segurança; geração de empregos; mais visibilidade do país no cenário mundial; aumento do fluxo de turistas e com isso aumento dos gastos - fato que incrementa a economia; mais investimentos por parte dos setores, públicos e até mesmo internacionais, entre tantos outros fatos positivos que advirão com a realização do mesmo.

Observe a Figura 01.

Figura 01 – Os benefícios da Copa. Fonte: Ministério dos Esportes. Disponível em: < WWW.SEBRAE.COM.BR > Acessado em: 30 de maio de 2012

Já os impactos negativos, podemos considerar sendo como principal a super faturação do dinheiro publico, uma vez que, no Brasil ultimamente está vivenciando uma “abundância” de denuncias em relação a desvios de recursos por parte de quem foi eleito pra administrar adequadamente os mesmos.

Copa: múltiplas oportunidades

A copa do mundo oportuniza múltiplas oportunidades, principalmente quando se fala em atrair investimentos públicos, privados e de instituições estrangeiras. Dentro desse contexto, surge a vontade de participar; de usufruir dessas oportunidades que surge para alavancar a economia brasileira. Essa questão ocasiona também a preocupação das empresas em se preparar para transformar esse evento em oportunidades de negócio lucrativas.

Dentre as oportunidades que advirão desse evento, podemos destacar: a ampliação de empresas, a lucratividade, o aumento de clientela, a fixação de uma imagem de eficiência e boa qualidade dos serviços dentro e fora do Brasil; e melhorias da vida da sociedade como infraestrutura adequada, acesso á saúde e saneamento básico, mobilidade.

Dentro desse contexto, de fazer das oportunidades que surgirão com a vinda da copa pra o Brasil um lucrativo negócio, está Gil, o nosso estudo de caso nesse presente trabalho.

Gil é um pequeno empresário que fez da herança deixada pelo seu avô e sua mãe, um negócio que deu certo. Ele é dono da ZZZ, uma empresa de transporte de executivos, diretores de empresas e familiares, e ainda faz translado de turistas para aeroportos e em passeios pelas praias do Nordeste. Ele atende um público bastante exigente e para isso, proporciona conforto, agilidade e eficiência a seus clientes.

As noticias da realização da copa do mundo de 2014, no Brasil, fez com que Gil estabelecesse um objetivo, que seria participar do crescimento da economia do país, ou seja, ele quer uma fatia desse bolo.

Para isso, Gilberto necessita definir as ações a ser empregadas para que sua empresa possa aproveitar as oportunidades oferecidas pela copa. Em primeiro lugar ele deve definir seu plano estratégico, que nada mais é do que alcançar os objetivos em longo prazo, dois a cinco anos. Dentro dessa perspectiva podemos ter como plano estratégico: o fortalecimento e expansão da empresa no transporte executivo e entrada no ramo de turismo para atuação durante a copa do mundo e permanência no mercado pós-copa.

Após esta etapa definimos as metas e ações que deve colocar em prática até o inicio do evento, tais como: prospecção proativa de turistas em alianças com agências internacionais de turismo, desenvolvimento de pacotes de passeio e atrações diurnas e noturnas, inclusive para períodos próximos ao evento, desenvolvimento de serviços especiais para a imprensa e autoridades nacionais e internacionais e desenvolvimento de serviços especiais para atletas.

Definidas as metas para o período que antecede a copa é necessário definir as ações imediatas a serem realizadas no prazo máximo de um ano. Essas ações poderão ser o treinamento de pessoal em qualidade de serviços e atendimento, língua estrangeira e o desenvolvimento de sites na internet para divulgação da empresa, além da aquisição de mais veículos, equipamentos para atendimento e ampliação das sedes.

Dessa forma Gil poderá aproveitar o fluxo crescente de turistas e estará preparado para o pico durante a realização da copa em 2014, e para não sofrer impactos fortes após a copa a empresa deve reforçar as estratégias de aumento de tempo médio de permanência do turista, com pacotes de passeio para outras atrações locais ou regionais e desenvolver ofertas promocionais que incentivem o retorno do turista. Deve-se aproveitar o momento para fazer vendas futuras.

O maior legado que este evento deixará, é o resultado do esforço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.4 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com