TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Copa Do Mundo. Brasil Mostre A Sua Cara!

Trabalho Escolar: Copa Do Mundo. Brasil Mostre A Sua Cara!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO: BRASIL MOSTRE A SUA CARA!!!!! Macaúbas - BA.

Trabalho interdisciplinar realizado para aquisição de notas da 2ª unidade das disciplinas de inglês e artes, disciplinas ministradas pela professora Marlice Defensor, por alunos do 5º ao 9º ano do Colégio Municipal Enedino Joaquim de Sousa, localizado na comunidade de São João.

INTRODUÇÃO

O professor da atualidade precisa ajudar o aluno a adquirir as ferramentas necessárias para aprender a pensar, captar e valorizar as diversidades das fontes históricas, levantando problemas que visem transformar temas e fatos históricos passados e da atualidade em explicações para o entendimento dos acontecimentos. Pois de acordo com os PCNs, a aprendizagem deve desenvolver competências e habilidade para que o aluno entenda a sociedade que vive como uma construção humana, que se reconstrói constantemente ao longo das gerações num processo contínuo e dotado de historicidade... Para que compreenda o espaço ocupado pelo homem... Para que construa a si próprio como um agente social que intervém na sociedade. Sendo este o principal objetivo do trabalho desenvolvido.

O interessante é que os alunos, aqui, tomem conhecimento sobre os movimentos ocorridos para que compreendam as transformações na arte e na sociedade ao longo da história. Diante desse fato, se torna possível a utilização da música e de fatos da atualidade em sala de aula, fazendo uso de diferentes momentos históricos, confrontando e fazendo relação, passado-presente.

DESENVOLVIMENTO

A copa do mundo no Brasil é um fato histórico que nunca foi vivenciado pelos alunos envolvidos na elaboração deste trabalho, fato este que sempre foi tratado como algo surreal e que mesmo, quando, acontecendo em nosso país iria continuar estando longe da realidade dos mesmos por nossa região estar distante das cidades que aconteceriam os jogos e por que somente alguns alunos que moram onde tem energia elétrica e tem acesso à televisão, iriam assistir às partidas.

Propositalmente, muitas questões foram levantadas sobre se a realização da copa do mundo traria benefícios ou malefícios ao país, dividindo opiniões e gerando muitos debates nas aulas. Nestas, foram frisadas as questões sociais e políticas que envolvem o Brasil, na atualidade, bem como as manifestações que estão acontecendo; como também, foi questionado se o país sempre foi como está agora, direcionando para debate o conteúdo sobre a ditadura militar, assistimos um clipe de Cazuza com a música: Brasil mostre a sua cara! Durante a exibição do vídeo, foram demonstrados alguns fragmentos de manifestações de protesto e realidades da sociedade na época. Assim, muitas questões foram debatidas desde a ditadura militar, opção sexual, drogas, respeito às diferenças, questões e eventos políticos como o exílio político, as diretas já, etc. de modo superficial, mas respeitando as considerações de cada um.

Em outro momento foram feitas as ligações entre o que veio à tona com o vídeo assistido e as considerações feitas, anteriormente, sobre a copa do mundo no Brasil, com este elo o trabalho foi desencadeado, e foi pedido aos alunos que procurassem figuras, em livros de recortes, que representassem o país em que vivem com esta nova visão obtida depois das discussões, para a confecção da capa do trabalho, sendo que o desenho a ser preenchido foi escolhido por eles.

Para que se sentissem como seres ativos e atuantes na sociedade os alunos passaram a imaginar que moravam em uma das cidades que aconteceriam os jogos da copa, pesquisaram os pontos turísticos das mesmas e costumes dos moradores e se tornaram proprietários fictícios de casa ou apartamento que disponibilizaria de quarto para acolher turistas que gostaria de alugar para assistir os jogos. Sendo necessário, assim, que estes turistas morassem em países que tenham como idioma o inglês e que a sua moeda fosse o dólar, tornando imprescindíveis pesquisas sobre os mesmos e o conhecimento da cotação diária da moeda para saber o valor do aluguel do imóvel em real.

Neste trabalho os alunos criaram uma estória em que eles estavam envolvidos, conversavam na internet com turistas, ia buscá-los no aeroporto, os levavam para a sua casa e seriam responsáveis pela sua estadia no Brasil apresentando pontos turísticos das cidades que sediaram os jogos da copa, comidas típicas brasileiras, os estádios onde os jogos foram realizados, tendo que saber, exatamente, onde e qual o placar dos jogos, criando um enredo onde os diálogos seriam em inglês.

“O texto é muito importante, nunca deve ser abandonado, mas o objetivo é fazer pensar, e, assim, o texto é um instrumento deste objetivo maior. A sedução das imagens deve ser uma alavanca usar filmes, propagandas, charges, desenhos, mapas: tudo pode servir ao único grande objetivo da escola: ajudar a ler o mundo, não apenas a ler letras” (KARNAL, 2002: 20). Abordando assuntos propostos pelos PCNs e dando ênfase a acontecimentos atuais dentro da realidade do aluno. Segundo MOSCOVICI, 1979:

A observação, a leitura, a audição de documentos aleatórios, informais, são importantes para as representações sociais dos alunos que são intimamente ligadas aos conceitos espontâneos desenvolvidos nas interações sociais imediatas, transformados, em situações formais de aprendizagem, em conceitos científicos. (1979 apud ABDU, 2005).

Segundo BITTENCOURT (2004):

As propostas de renovação dos métodos de ensino pelos atuais currículos organizam-se em torno de dois pressupostos. Um pressuposto básico e fundamental é a articulação entre o método e o conteúdo... O segundo pressuposto é que atuais métodos de ensinos tem de se articular as novas tecnologias para a produção do conhecimento, e tal constatação interfere em qualquer proposta de mudança dos métodos de ensino.

Levando em consideração a mudança no comportamento social, que o aluno de hoje convivem e obtém mais informação devido às inovações tecnológicas que não estavam presentes nas décadas anteriores, os professores precisam buscar meios para despertar o interesse desses alunos, utilizando esses meios tecnológicos com a qual os alunos se identificam em favor do ensino; computadores, MP3, Pen Drive, etc. E através deles, aprofundar os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula.

A partir das renovações teóricas metodológicas, bem como das novas concepções pedagógicas, o uso escolar de documentos passou a estimular a observação dos alunos e a ajudá-lo a refletir, o aluno tem sido levado a construir, debater, questionar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com