TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cosmeticos

Projeto de pesquisa: Cosmeticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  834 Visualizações

Página 1 de 8

1. Introdução

Consméticos são substâncias, misturas ou formulações usadas para melhorar ou para proteger a aparência ou o odor do corpo humano. No Brasil, eles são normalmente tratados dentro de uma classe ampla, denominada produtos para a higiene e cuidado pessoal.

No Brasil são controlados pela Câmara Técnica de Cosméticos da ANVISA (CATEC/ANVISA) e pela Resolução RDC nº. 211, de 14 de julho de 2005. A definição oficial de cosméticos adotada por essa Câmara compreende todos os produtos de uso pessoal e perfumes que sejam constituídos por substâncias naturais ou sintéticas para uso externo nas diversas partes do corpo humano – pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral – com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência, corrigir odores corporais, protegê-los e/ou mantê-los em bom estado. Os produtos do setor são divididos em 4 categorias e 2 grupos de risco, de acordo as Resoluções 79/2000 e 335/1999.

Sabonetes Liquídos:

O sabonete líquido tem maior potencial hidratante, isso se deve principalmente devido ao processo produtivo. Na fabricação dos sabonetes em barra comuns, a massa é obtida através da reação de saponificação das gorduras animais com soda cáustica. Após esse processo são adicionados conservantes, corantes e o produto é prensado. Essa reação química resulta em um sabão de pH alcalino, em torno de 10,5, como não precisam ficar sólidos, os sabonetes líquidos permitem a adição de ingredientes hidratantes e emolientes, o que resulta em um produto final com pH mais adequado ao da pele. Em geral, eles são feitos com produtos de baixíssima irritabilidade e, em sua maioria, possuem pH neutro ou fisiológico, ou seja,levemente ácido, como o da pele em estado natural.

Géis e Géis fixadores:

Sistema formado por duas fases, sendo uma fase dispersora líquida (água, álcool, propilenoglicol, acetona) e outra fase dispersa sólida (agentes gelificantes). Substâncias insolúveis em água, mas hidratáveis. Podem ser transparentes ou opacos. A substância responsável pela fixação do cabelo é a resina Polivinilpirrolidone:

Em se tratando do responsável pela aparência gelatinosa do produto, temos o agente gel, que juntamente com a água propicia a consistência característica, sendo a água o ingrediente mais abundante nos géis.

Xampus:

Os xampus são materiais utilizados na limpeza dos cabelos e contêm em suas formulações um ou mais tipos de detergentes sintéticos (além de outras substâncias, tais como perfumes, conservantes, espessantes) que têm como função remover a gordura do cabelo.

A gordura aparece no cabelo na forma de sebo, um material que contém em sua composição, basicamente, 50% de glicerídeos, 20% de cera, 10% de esqualeno, um hidrocarboneto de fórmula C30H50 e 5% de ácidos graxos. O sebo exerce algumas funções importantes, como revestir a cutícula, prevenindo a perda de água do interior do fio capilar, o revestimento também faz o cabelo parecer liso, além de prevenir o desenvolvimento de bactérias. O excesso e o acúmulo de sebo podem dar ao cabelo uma aparência gordurosa e, por ser um material pegajoso, acumula poeira e materiais estranhos ao cabelo.

A maior parte da sujeira do cabelo adere na camada de sebo, a água fria, por si só, não consegue dissolver gotículas de sebo (lipofílicas); na presença da micela do sabão ou do detergente sintético, contudo, a parte central apolar captura as gotículas de óleo, formando uma emulsão, pois as mesmas são solúveis no centro apolar.

Condicionadores:

O condicionador de cabelo é uma associação de diversos produtos que apresentam características que complementam o tratamento do cabelo. São os produtos a serem utilizados após a lavagem dos cabelos e são constituídos basicamente por: tensoativo não-iônico, tensoativos catiônicos (quaternários de amônio –cloreto de cetiltrimetilamônio), agentes lubrificantes (óleos, álcoois graxos, lanolina, silicones), aditivos (vitaminas), fragrâncias, estabilizantes (EDTA, espessantes, conservantes), veículo, normalmente água.

O efeito condicionador se baseia na deposição ao longo da superfície dos cabelos, dos componentes catiônicos e graxos resistentes ao enxágüe subseqüente. Além do aspecto reposição graxa, o condicionamento está baseado na concepção de substantividade, ou seja, na absorção de ingredientes capazes de modificar as propriedades superficiais e estruturais do cabelo. Tal característica se explica pelo fato do fio do cabelo que é formado por queratina adquirir carga negativa após tratamentos químicos, vento, exposições solares etc. Os agentes catiônicos, por neutralizarem as cargas negativas, são capazes de dar maleabilidade, maciez e volume aos cabelos.

Hidratantes:

Conforme o próprio nome indica, o objetivo principal dos podutos utilizados como hidratantes para o corpo é reter a água na pele, isto é, manter a pele hidratada, evitando a perda excessiva de água. Isso é necessário porque a quantidade de água na pele é maior que a no ambiente, portanto a sua tendência é evaporar; além disso, a ação do sabonete favorece ressecamento.

Na maioria dos hidratantes, o ingrediente principal é uma mistura de ácidos graxos (gorduras) e seus ésteres. Suas longas cadeias possuem extremidades polares, que podem se ligar à água, permitindo-lhe atuar como hidratante.

As substâncias usadas com essa finalidade de evitar a perda de água são denominadas umectantes ou emolientes.

2. Objetivo

Desenvolvimento em laboratório dos seguintes cosméticos:

Sabonete liquído, gel, gel fixador, xampu, condicionador, hidratante.

3. Metodologia

3.1. Sabonete Líquido

Reagentes

%

Volume/Massa para 150mL

Lauril éter sulfato de sódio

20,00

30,00

Amida

4,00

6,00

Cocoamidapropilbetaína

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com