TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Linda Maria Cosmeticos

Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Caso Linda Maria Cosmeticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

João é proprietário da Linda Maria Cosméticos Ltda a mais de 20 anos, empresa sólida, com bom suporte financeiro e uma clientela fiel com 35 colaboradores.

Nos últimos meses logo após a saída do Administrador, a filha mais velha de João, Maria, assumiu o controle da empresa na ausência de seu pai.

Maria é a melhor vendedora da empresa, porém não tem muita experiência na aérea administrativa, ela só está no cargo de tanto insistir para que seu pai a colocasse, devido ser a filha mais velha e uma ótima vendedora João então concordou com a situação, pois precisa de uma pessoa de confiança na sua ausência.

Este fato gerou desconforto com a equipe de vendas, pois os vendedores não concordaram com a situação de Maria ser a pessoa encarregada de resolver todos os problemas da empresa. Com isso as vendas desse mês fecharam 40% abaixo da meta. Será que João vai conseguir resolver está situação?

2 JUSTIFICATIVA

O presente trabalho justifica-se como resolver o problema da empresa Linda Maria Cosméticos Ltda.

Devido à saída do administrador da empresa, para resolver negócios no exterior, o cargo da administração da empresa ficou nas mãos de sua filha mais velha que já trabalhava como vendedora.

Com isso teve uma queda nas vendas e posteriormente nos lucros da empresa, pois os vendedores não concordaram com a situação porque a filha do empresário não tinha qualificação profissional para assumir a administração, ela era apenas a melhor vendedora da empresa.

3 OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo resolver o problema das vendas que ocorreu na empresa, devido a saída do administrador e a entrada de sua filha mais velha para assumir a administração.

Analisar também o que deve ser feito para que Maria desenvolva habilidades técnicas e constitucionais para ser capaz de desempenhar as funções corretamente.

4 DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Linda Maria é uma empresa lucrativa e funcional e possui uma estrutura formal, utiliza sistema de organograma e também é descritiva em relação aos departamentos. A empresa tem como finalidade comercializar produtos de cosméticos.

Todas as vendas mensais são planejadas e controladas. João conduz sua empresa, com todas as habilidades do administrador.

Todos os fatores condicionantes da estrutura organizacional são levados em consideração.

5 Organograma da Empresa

5 DESENVOLVIMENTO

Maria é uma pessoa responsável, pois possui dever de arcar com o próprio comportamento. Ela ainda não demostro nenhuma autoridade, de decisão e não desenvolveu nenhuma comunicação.

Ela terá que demostra poder e a capacidade de exercer influência. Com isso, deter o poder muda o comportamento e as atitudes das outras pessoas.

É a influência que provoca mudança no comportamento ou na atitude de outra pessoa. Por exemplo: uma pessoa que trabalha duro pode influenciar as outras e aumentar a produtividade.

Para que ela desenvolva a comunicação, deve se relacionar melhor com todos, dividindo e trocando experiências, ideias sentimentos, informações, modificando mutuamente a relação interpessoal com a empresa.

São as decisões e não as condições que determinam o sucesso de um profissional.

A tomada de decisões pode definir a permanência ou a saída de uma empresa e representa um peso maior, portanto, é impossível crescer simplesmente acatando ordens ou executando tarefas.

Maria terá que ter pulso firme na tomada de decisões, sendo objetiva e demostrando a onde pretende se chegar.

Um fator vulnerável é que com a queda de 40% nas vendas da empresa, será um passo para que a concorrência cresça em cima dessa brecha, e com isso será certo que poderá conseguir uma posição melhor que eles nos resultados de busca, produzindo um maior tráfego, gerar mais oportunidades de negócio e incentivar as vendas.

Não há magia nisto, o posicionamento de uma empresa é o resultado de um trabalho profissional, perseverante, ao que deve se imprimir uma boa dose de esforço e dedicação.

A primeira dica para que as vendas do próximo mês aumentem, é antecipar aos momentos de dificuldade e capacitar-se de modo a suportar o rojão.

Estar sempre atualizado sobre as novidades que envolvem seu produto ou serviço, e estar sempre atento a congressos e revistas especializadas são maneiras de se sair bem no mundo dos negócios.

A segunda dica para superar a queda nas vendas é tomar uma atitude! Recuperar o otimismo, buscar reciclar-se quanto às novidades de mercado.

Abaixo será realizada uma avaliação das habilidades administrativas de Maria, serão apresentados seus pontos fortes e fracos na sua forma de administrar.

Existem três tipos de habilidades para um bom administrador de empresas desenvolver:

 Habilidade técnica, que utiliza conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas.

 Habilidade humana, que é o discernimento para lidar com pessoas e compreender suas atitudes e motivações.

 Habilidade conceitual, que consiste em compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da empresa.

Problema: Maria tem habilidades técnicas mais não tem as habilidades humanas e conceituais, até porque habilidades humanas o administrador precisa se relacionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com