TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cosmetologia - Afecções Estéticas Faciais

Por:   •  3/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  1.339 Visualizações

Página 1 de 6

O mercado da estética vem crescendo atualmente devido a sua diversidade de tratamentos e uma busca muito grande pela beleza e bem estar. Ocupando não apenas salões de beleza como também clinicas, hospitais com pacientes oncológicos e gravidas entre outros, afinal, estética hoje em dia é considerada também área da saúde onde o profissional pode atuar em diversos locais e até mesmo á domicilio.

Afecções Estéticas Faciais

- Machas: De simples pintas inofensivas a lesões mais sérias, a verdade é que as machas tenham relação com o processo natural de envelhecimento e variem de acordo com a predisposição genética das pessoas, são em grade parte causadas e acentuadas pelo excesso de sol.

     Vários são os tipos de machas da pele. Existem pintas e manchas de nascença (lesões vasculares e nevos), aquelas características da gravidez (melasma) e as que surgem com a idade. Todas variam da cor vermelha á marrom escura e preta.

     Grande parte dessas machas pode ser removida ou amenizada com tratamentos especiais, embora isso nãos seja possível no caso do melanoma, o mais agressivo câncer de pele que, em estágio avançado pode levar á morte por causa de seu grande poder de matástase.

- Acne: Acne é o resultado da abstrução e inflamação dos poros (canal pilossebáceo) da pele, que, por razões hormonais e emocionais, de repente, produzem sebo em excesso.

    A obstrução acontece em consequência de um desequilíbrio na descamação natural da pele que leva as células descamadas ao acúmulo e consequentemente, á obstrução dos poros.

Tipos de acne: acne comedioniana (grau 1), acne inflamatória (grau 2,3 e 4), acne fulminans ( grau 5).

Causas da acne: genético, hormonais, aumento da atividade das glândulas sebáceas, obstrução do canal pilossebáceo e proliferação e ação das bactérias.

-Dermatite Seborreica: A dermatite seborreica é uma afecção frequente e com distribuição universal. Inicia-se geralmente na adolescência, coincidindo com o inicio do funcionamento das glândulas sebáceas. Costuma trazer grande desconforto, geralmente pela associação entre prurido e alteração estética.

      Afeta as áreas com maior concentração de glândulas sebáceas, porem ainda não se comprovou qualquer modificação na quantidade e/ou qualidade do óleo produzindo. É uma doença inflamatória, papulodescamativa, eritematosa e gordurosa, que afeta principlamente as ares ricas em glândulas sebáceas do couro cabeludo, face e tronco.

Afecções Estéticas Corporais

- Flacidez: A flacidez é a perda de elasticidade dos tecidos que sustentam a pele. A falta de elasticidade, por sua vez, decorre a diminuição na produção de fibras de colágeno e elastina.

No corpo, esse tipo de flacidez demora mais para aparecer, mas, quando surge, aparece sob forma de pregas, como se a pele estivesse sobrando. Nas regiões em que há gordura localizada, como a parte interna das coxas , quadris, nádegas e barriga, a flacidez é mais notada.

Outro agravante é o grande aumento de peso durante a gravidez. O efeito sanfona, no qual uma pessoa emagrece e engorda de forma rápida; também pode ocorrer a flacidez já que, ocorre o esticamento da pele; é causada também por fatores como: vida sedentária, má alimentação e por antecedentes hereditários. 

Para evitar a flacidez, é preciso buscar o equilíbrio físico, que pode ser alcançado de formas como: exercícios físicos e alimentação adequada. Alimentação rica em proteínas vegetais e animais, mas pobre em gorduras, principalmente as saturadas.

- Celulite: A celulite é considerada uma doença e não apenas uma deformação estética. Ela se manisfesta no tecido conjuntivo  localizado sob a pele. Devido a alterações como a compressão de vasos locais e a projeção de tecido gorduroso, ocasionando assim conhecidas ondulações. Essas alterações são ocasionadas por fatores como herança genética, sedentarismo, problemas circulatórios, alimentação inadequada, cigarro,álcool, estresse e desequilíbrio hormonal.

Existem 4 estágios, de acordo com cada um, surgem manifestações cutâneas que se mostram mais ou menos exacerbadas.

Estágio 1: Há alteração das células do tecido adiposo . Porém, a região afetada não apresenta modificação circulatória e nem dos tecido de sustentação, apenas dilatação venosa. Não a sinais visíveis e nem dor

Estágio 2: A celulite se caracteriza pela alteração circulatória por compressão das microveias e vasos linfáticos. O sangue e a linfa, líquido que banha as células, ficam represados e, consequentemente , ocorre edema intercelular. Também há endurecimento do tecido de sustentação e as irregularidades na pele fica aparentes, mas ainda sem dor .

Estágio 3: Apresenta aspecto "casca de laranja" e fica dolorida. A fibrose se instala e a circulação acaba comprometida. Podem aparecer vasinhos, microvarizes e sensação de peso e cansaço nas pernas.

Estágio 4: É a fase considerada mais grave, com as fibras mais duras, formando nódulos, com a circulação prejudicada. A pele apresenta depressões e tem aspecto acolchoado. As pernas ficam pesadas, inchadas e doloridas, sensação de cansaço é frequente, mesmo sem esforço. Nesse caso, os tratamentos são demorados e com melhora parcial.Se houver gordura localizada e depressões no tecido adiposo, o problema exige rigorosa avaliação médica e até intervenção cirúrgica 

- Estrias: Estrias são causadas pelos rompimentos das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina.

Resultam de estresse mecânico (estriamento) ou estresse fisiológico (estimulo hormonal). As fibras rompidas são inundadas de sangue, formando um lesão que se reflete na pele como mini cicatrizes avermelhadas que, com o passar o tempo, adquirem coloração esbranquiçada. São comuns nos seios, quadris, culotes, coxas e bumbum.

As causas mais comuns são a obesidade, qualidade do tecido conjuntivo, crescimento repentino, hereditariedade, alterações hormonais, gravidez e esforço excessivo para ganhar massa muscular, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com