TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação Profissional No CRAS

Ensaios: Orientação Profissional No CRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 8

ESUCRI_ Escola Superior de Criciúma

DISCIPLINA: Orientação Profissional

PROFESSOR : Regina Teixeira

ACADÊMICA: Angela Maria Benedet

Glaucia Carolina Schiavon

Relatório das Atividades do Programa de Orientação Profissional

Relatório das Atividades do Programa de Orientação Profissional realizada com grupo de jovens do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)-Unidade da Próspera da cidade de Criciúma, referente ao estágio da disciplina de Orientação Profissional. Objetivando mediar o processo de escolha profissional e autoconhecimento, considerando a realidade familiar, social, econômica, educacional, dos usuários do PROJOVEM, que atende um contingente de 11 (onze) jovens de 15 a17 (quinze a dezessete) anos com diferentes níveis de escolarização. Nosso projeto de Orientação Profissional foi organizado e desenvolvido em oito encontros com duração de quatro horas semanais iniciando em abril e concluído em junho.

Os jovens do CRAS apresentam interesses em obter maiores informações sobre opções de trabalho, mercado, cursos, faculdades etc.. Contudo, além de se informar sobre possibilidades de trabalho, se faz necessário aos jovens obter o autoconhecimento que embasará suas perspectivas de futuro, projetos de vida pessoal e profissional.

PARA A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DO CRAS SEGUIMOS OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS

Autoconhecimento – Aula expositiva/dialogada sobre ocupação, emprego, trabalho e escolha. Interesses, competências, habilidades, dificuldades/possibilidades da escolha; O Jogo – Critérios para a Escolha Profissional; Realidade Ocupacional; Visitas orientadas no SENAI e SENAC, Técnica de Frases Incompletas, Análise e Reflexão do Filme: Pro Dia Nascer Feliz.

CRONOGRAMA DESENVOLVIDO NO CRAS

16/ 04/2013- Aula dialogada sobre Processo de Orientação Profissional, entrevista inicial;

23/04/2013- Realidade / Música/ Figura

29/04/2013- Técnica adaptada da R.O

06/05/2013- Visita com palestras ao SENAI

13/05/2013- Participação da Jornada Pedagógica com a equipe do CRAS

20/05/2013- O Jogo – Critérios para a Escolha Profissional

27/05/2013- Visita com palestras ao SENAC

03/06/2013- Técnica das Frases incompletas

10/06/2013- Análise e Reflexão do Filme Pro Dia Nascer Feliz.

RESUMO DOS ENCONTROS

16/ 04/2013- Aula dialogada sobre Processo de Orientação Profissional, entrevista inicial;

Após a apresentação dos orientandos e das orientadoras, optamos por realizar esclarecimentos detalhados sobre:

Objetivos do trabalho, orientação profissional, trabalho, emprego, ocupação e elucidação de contingentes norteadores de uma escolha satisfatória, por meio de aplicação de técnica “Quem eu admiro”. A técnica consiste na apresentação de um perfil humano com um ponto de interrogação, confeccionado, pelas orientadoras, em uma cartolina, a partir do qual os orientandos elaboraram um cartão com o nome do personagem escolhido para ocupar o posto daquele perfil, que deveria ser de alguém digno de admiração, com posterior exposição e justificação dos motivos da escolha para os demais do grupo. A aplicação desta técnica tinha o intuito de suscitar o interesse dos orientados na identificação e hierarquização de seus valores individuais e contingentes de escolha.

Elaboração conjunta de uma relação de profissões conhecidas e uma das que gostariam de conhecer, envolvendo a discussão das características dessas profissões e dos profissionais que as ocupam.

Aplicação do questionário, por meio do qual se pretendia estabelecer parâmetros de informação, apresentados pelos orientandos, que pudessem ser utilizados para posterior analise da evolução do processo de Orientação Profissional.

23/04/2013- Realidade / Música/ Figura

Aplicação da Técnica da “Realidade”, que apresenta uma figura ambígua e solicita que os orientandos tomem partido por uma das representações possíveis e defendam seu ponto de vista para os demais, incitando a argumentação e o raciocínio, além de possibilitar a empatia entre o grupo, o colocar-se no lugar do outro e o respeito ao outro as suas diferentes interpretações acerca realidade.

Na sequencia foi aplicada uma técnica de reflexão embasada na percepção que os orientandos obtiveram ao escutar e relacionar a letra da Música “Vamos nos permitir”, interpretada pela banda Jota Quest, com condicionantes que percebem em seu cotidiano e que delineiam suas escolhas, técnica que suscitou nos participantes a motivação necessária para que, mediante orientações, compusessem uma musica que refletisse seus interesses e realidades, escolhida e realizada em conjunto pelos próprios orientandos, com melodia e letra em estilo de rap.

29/04/2013- Técnica: a realidade ocupacional R-O

Essa técnica motiva e facilita a tarefa da informação profissional podendo ser aplicada individualmente ou em grupo. Supõe dois objetivos: transmitir informação e corrigir as imagens distorcidas que o adolescente já possui com relação às profissões; elucidar como a influencia dos fatores intrapessoais, interpessoais, culturais e midiáticos, que permeiam o processo de escolha, formatam nossas concepções acerca das profissões.

Adaptamos a Técnica utilizando materiais didáticos como: revistas, canetinhas, pincéis, tesouras e cartolinas. Cada usuário escolheu as gravuras e palavras que melhor representavam sua realidade e seus projetos. Esses recortes foram misturados distribuídos nas mesas juntamente com frases e palavras que traziam aspectos constituintes das profissões de interesse dos orientandos, que montaram seus cartazes com as colagens e com escritas complementares, caso sentissem necessidade de acrescentar algo que não estivesse contemplado nos recortes.

Montou-se uma exposição no centro da sala com os cartazes confeccionados e foi conduzida uma discussão sobre suas escolhas, incitando nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com