TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cremes Para Massagem Estetica

Exames: Cremes Para Massagem Estetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  2.244 Palavras (9 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 9

NUTRIÇÃO

Nutrição é o processo biológico em que organismos vivos utilizam-se de alimentos (vitaminas, sais minerais, oligoelementos, glicídios, lipídios, aminoácidos, etc.) para assimilar nutrientes essenciais a realização de sua funções vitais. Tudo o que comemos ajuda a nutrir todas as nossas células. Portanto, é importante alimentar-se adequadamente para ter uma pele bonita e saudável. A nutrição cutânea também pode ser feita através de cosméticos, quando a pele apresentar-se desvitalizada, desnutrida. Chama-se estética ortomolecular, a parte da estética que cuida de recolocar oligoelementos na pele. Modernamente, fala-se em “estética funcional”.

A nutrição cutânea tradicional é feita com cosméticos nutritivos que apresentam em sua fórmula vitaminas (principalmente A,C e E), protídeos, peptídeos, glicídeos, lipídios, minerais e açúcares. Os chamados cosméticos gourmet ou beauty food são exemplos de cosméticos para a nutrição da pele. Hoje, sabe-se que o ideal é nutrir de dentro para fora, então surgiram os nutracêuticos (são suplementos, geralmente via oral, de indicação médica e efeitos sistêmicos. Ex: ineóv, imedden, rejuvenece, beta caroteno, exsy nutriment, radicare, nordecay, etc).

As vitaminas classificam-se em:

- lipossolúveis: A,D,E,K – dependem das gorduras para serem transportadas e absorvidas no organismo.

- Hidrossolúveis: complexo B e C – são transportadas e absorvidas em meio aquoso no organismo.

Os minerais têm papel de destaque, pois fazem parte da composição da estrutura do organismo (reações químicas); são responsáveis pelo equilíbrio do organismo e participam do crescimento. Os minerais classificam-se em:

- Macrominerais: cálcio, cloro, enxofre, fósforo, magnésio, potássio e sódio.

- Microminerais: boro, cobalto, cromo, estrôncio, ferro, germânio, lítio, manganês, molibdênio, delênio, silício, vanádio, zinco.

Alguns minerais melhoram a performance como:

- Magnésio: previne cãimbras e fadiga.

- zinco, selênio e manganês: são antioxidantes.

- Zinco, cromo, boro e vanádio: atuam no aumento da massa muscular.

- Zinco e selênio: auxiliam na imunidade.

A utilização desses minerais em bases terapêuticas precisa ser orientada por um médico.

Portanto, a nutrição cutânea também pode ser feita através de cosméticos que possuam oligoelementos, que são chamados cosméticos ortomoleculares. Mas o que são oligoelementos?

OLIGOELEMENTOS

São elementos químicos ( a disposição sistemática de todos os elementos químicos está na tabela periódica, é importante estudá-la e consultar sua estrutura, períodos, grupos e classificação dos elementos. Você pode consultar uma tabela em WWW.tabela.oxigenio.com) essenciais à vida, necessários em baixas concentrações. (oligo –do grego = muito pouco). A falta ou excesso destas substâncias alteram o funcionamento do organismo, e a saúde da pele. Os oligoelementos além de nutrir as células também têm ação anti oxidante, agem contra radicais livres prevenindo o envelhecimento cutâneo. Pode-se considerar como fonte principal de oligoelementos as algas (laminaria digitata, corallina officinalis, condrus crispus, entre outras e o plâncton marinho). Nos cosméticos, os oligoelementos tem função remineralizante, os mais utilizados são:

Iodo(I): é um não-metal importante na regulação da glândula tireóide. Presente na água do mar, e em tratamentos de talassoterapia (do grego: thalassa=mar). A alga Fucus vesiculosus possui boa quantidade de iodo.

Cálcio (Ca): mineral responsável pela formação dos ossos. Auxilia na neurotransmissão e na coagulação sanguínea. Na estética melhora a permeabilidade da membrana celular, controlando a entrada de nutrientes. É usado como princípio ativo em máscaras, soluções ionizáveis e cremes anti envelhecimento ou nutritivos. Pesquisas atuais citam a “dermoporose” como um problema do envelhecimento por falta de cálcio na pele.

Cobre (Cu): é um metal de transição, na estética é um dos co-fatores da enzima superóxido dismutase (SOD), portanto, inibidora dos radicais livres (RL), é também co-fator da enzima tirosinase, responsável pela formação da melanina (melanogênese).No organismo, auxilia a absorção do ferro (Fe), seu déficit pode causar anemia. Forma um complexo enzimático denominado elastase metalloproteinase cuja função é facilitar a reparação das fibras elásticas deterioradas da pele.

Enxofre (S): é um não-metal, constituinte dos aminoácidos cistina, cisteína e metionina, presentes na queratina da pele e nos pelos; participa da síntese do colágeno. Em cosméticos é usado como agente sebonormalizante para peles oleosas e acneicas.

Ferro (Fe): componente da hemoglobina e mioglobina, dá cor ao sangue, importante na tranferência de oxigênio. Usado como ativo em máscaras de argila rosa e vermelha.

Fósforo (P): é um não-metal, importante para a pele porque é parte integrante da estrutura dos fosfolipídios. É reconstituinte e fixador de cálcio. Atua no sistema de tampão; é componente essencial dos ácidos nucléicos.

Magnésio (Mg): é um metal alcalino-terroso, participa da construção óssea e do metabolismo dos carboidratos. É co-fator de várias enzimas e está ligado a reações biológicas da derme. Combate fadiga e estresse. Presente na água do mar e em leitos salinos. Participa da síntese protéica e da absorção do cálcio, armazena energia nas células.

Manganês (Mn): é um metal de transição, presente nas funções vitais do corpo.ajuda na formação do tecido conjuntivo, fibras colágenas e elásticas. É co-fator da enzima superóxido dismutase (SOD), sendo anti radicais livres. É um dos constituintes do fator natural de hidratação (NMF – natural moisturizing factor).

Potássio (K): é um metal alcalino, funciona como eletrólito para manutenção do equilíbrio hídrico, osmótico e ácido-básico do organismo (nível dos fluídos corporais). Junto com o sódio atua nas membranas celulares transmitindo impulsos eletroquímicos para as fibras musculares e nervos (contração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com