TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento Economico

Artigo: Crescimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

1-) O crescimento económico pode ser definido como sendo o aumento sustentado de uma unidade económica durante um ou vários períodos longos. A sua avaliação faz-se através da análise de certos índices: Produto Interno Bruto (PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB).

2-) O termo crescimento distingue-se de desenvolvimento por significar um aumento quantitativo da produção, cujas consequências serão o enriquecimento da nação e a elevação do nível de vida, mas sem a preocupação da melhoria das condições de vida da sociedade. Contrapõe-se, por isso, ao desenvolvimento, que, para além do crescimento propriamente dito, pressupõe a sua repercussão sobre a qualidade de vida das pessoas e sobre o sistema social em geral.

3-) O crescimento econômico de um país é medido pelo PIB anual, se tem crescimento do PIB quer dizer que economicamente o país está se desenvolvendo e gerando maior economia, mas isso não quer dizer que o país pode se tornar uma potencia.

4-) Aumento da produtividade, que está condicionada por uma série de fatores, entre os quais, a taxa de desenvolvimento, o progresso tecnológico, as economias de escala, a quantidade de mão de obra e a mobilidade de fatores públicos.

5-) Um crescimento elevado é sempre o desejado pelas autoridades políticas e a população de um país. Dentre as vantagens que ele gera, estão:

Padrão de vida: Medida por um aumento na renda nacional real per capita da população. Um alto crescimento econômico melhora o padrão de vida de uma população.

Efeitos sobre o emprego: O crescimento estimula o aumento do emprego. Uma taxa elevada gera uma grande queda do desemprego e um aumento no número de pessoas empregadas.

Receita Fiscal: O crescimento econômico tem um efeito positivo sobre as finanças do governo aumentando as receitas fiscais e fornecendo ao governo o dinheiro extra para financiar seus projetos.

Crescimento da confiança empresarial: O crescimento econômico normalmente tem um impacto positivo sobre os lucros das empresas, uma boa notícia para o mercado de ações e também para o crescimento das pequenas e médias empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com