TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação E Dialética Do Conhecimento. A Empresa Criadora Do Conhecimento.

Por:   •  7/4/2013  •  2.780 Palavras (12 Páginas)  •  1.675 Visualizações

Página 1 de 12

Criação e Dialética do Conhecimento. A Empresa Criadora do Conhecimento.

Gestão do conhecimento pode ser feita por todo e qualquer tipo de empresa: das empresas da economia da informação, às de serviços, indústrias e até por aquelas atuantes nos segmentos agropecuários, esportivos, artesanais, culturais, de ensino, entre outros. Quanto mais informal for a empresa e intangíveis forem os ativos envolvidos até se chegar a um serviço ou produto final diferenciado, mais necessária e economicamente atrativa é a gestão do conhecimento envolvido.

A Gestão do conhecimento possui o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões .

(Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento na Natura Cosméticos: Ser Virtual e o Saber Real Yara Rezende).

Responda às questões a seguir:

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Estimular as pessoas a inovar, a vencer seus próprios limites de conhecimento, promovendo encontros entre equipes de diferentes areas.

b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

compartilhando conhecimentos por meio de palestras trocas de informações positivas, deixando as informaçoes a disposição de todos dentro da empresa .

c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Dando oportunidades de crescimento para os colaboradores, fazendo com que , todos os funcionários passem por todas as áreas dentro da empresa, e quando se tem uma única pessoa no setor, ela deve obrigatoriamente ensinar outra pessoa.

d) Descrevam os quatro processos de conversão do Conhecimento — Processo SECI — e façam um desenho ilustrativo.

Socialização: No meio organizacional, a socialização ocorre por meio de atividades, treinamentos, interações com clientes, sessões informais .

Externalização: Representa o processo de transformação do conhecimento tácito em explícito sendo expresso na forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou diálogos. A externalização é a chave para a criação do conhecimento pois cria modelos novos e explícitos a partir do conhecimento tácito.

Combinação: O processo de conversão do conhecimento explícito em explícito, ocorre por meio da troca e combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito.

Internalização: Processo que ocorre a conversão do conhecimento explícito em tácito, digamos aprender fazendo. A verbalização e a diagramação sob a forma de documentos, manuais ou histórias orais relatando as experiências dos indivíduos são práticas de extrema relevância para a internalização.

Etapa 2

O efeito da inovação e do conhecimento constitui com clareza a estrutura do desempenho de sociedades regiões e instituições, a arte do conhecimento é antiga na historia humana, na Gestão do conhecimento desenvolve-se a preocupação com o conhecimento individual e coletivo, pois todo tipo de conhecimento necessita de gerenciamento para que a gestão alie a busca do conhecimento com a busca de resultados.

O conhecimento deve ser transformado em produtividade, qualidade e soluções inovadoras para que se possa ter um retorno sustentável.

Nesta busca constante por desenvolvimento e crescimento as organizações tem incorporado métodos e ferramentas para alinhar seus objetivos,um exemplo desses conceitos é o Espiral do conhecimento.

A figura a seguir apresenta as etapas do processo:

As etapas do Espiral do conhecimento é uma técnica muito simples e de fácil aplicação no dia a dia das organizações pois ela consiste na criação de um conhecimento novo,sua incorporação e utilização por um individuo, o conhecimento terá que ser colocado em pratica para ter valore com o aprendizado e uso frequente surgira um novo padrão que irá apresentar novos problemas e oportunidades de desenvolvimento, gerando dados, informações, ideias e visões. Isso vai reiniciar o ciclo de geração de conhecimento em um nível elevado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com