TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criança E Desenvolvimento

Casos: Criança E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

COMPONENTE: PRÁTICA DE ENSINO

Habilitação: 50 horas

Orientações

1-Entrevista com o(a) gestor(a) da escola

O primeiro passo, antes de realizar a entrevista, é entrar em contato com o(a) diretor(a) da escola e explicar a proposta de trabalho que estão realizando como prática pedagógica para o curso de Pedagogia/UNIUBE: a importância do Projeto Político Pedagógico. Feito isso, no dia e horário marcados, leve as perguntas escritas em um papel e anotem as respostas do(a) diretor(a) entrevistado(a).

No curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade de Uberaba, a Prática de Ensino fundamenta-se nos princípios e conceitos teóricos do projeto pedagógico e na legislação vigente, em articulação com todas as outras atividades de trabalho acadêmico e com o estágio Curricular Supervisionado. Por meio de atividades integradas, a Prática de Ensino contribui para a formação da identidade do educador gestor e se caracteriza como um espaço de integração, cujo objetivo é a reflexão sobre as experiências que você acumulou em sua história de vida e os conhecimentos que construirá e socializará com seus colegas, preceptores, professores durante o curso de Pedagogia.

• Primeira prática = 20 horas

A atividade apresentada a seguir, pretende possibilitar reflexões sobre os temas estudados, relacionando-os com o Projeto Político Pedagógico da Escola. A primeira atividade que você vai realizar refere-se à importância do Projeto Político Pedagógico como o principal instrumento para a construção de uma escola democrática e de qualidade. Aos conhecimentos adquiridos sobre a metodologia, seus principais conceitos, a finalidade da sua elaboração e quem são todos os envolvidos no processo educativo e sua relação com o currículo. Agora é hora de você vivenciar na prática a importância desse documento.

Atividade Integradora 1

1° MOMENTO- Entrevista com o(a) gestor(a) da escola

Valor: 20 horas

1- Após a leitura e estudo do Capítulo “Caminhos para a democratização da escola: a metodologia do Projeto Político Pedagógico”, do componente curricular Projeto Político Pedagógico da Escola, peça a um professor que atue na escola de Educação Básica para\ responder as três perguntas a seguir

1- A escola possui um projeto pedagógico ou projeto político pedagógico? Como ele foi elaborado?

R: A escola possui Projeto Político Pedagógico. Sua construção é coletiva, conta com a participação dos professores, pais, pessoal da administração, diretor e especialista da educação.

2- Quais as dificuldades e/ou facilidades para a sua elaboração e implantação?

R: Toda a escola participa desse projeto como um todo, pois não se trata apenas de um cumprimento da exigência legal da LDB, mas também como definição da identidade expressa pela proposta curricular e orientar o trabalho do professor visionando o horizonte pretendido com os alunos, a comunidade e sociedade como um todo.

3- Quais benefícios esse projeto trouxe à escola? Caso a escola não possua um projeto pedagógico ou político pedagógico procure saber o motivo da inexistência desse projeto e investigue se a diretora considera isso uma perda, ou não, para a escola.

R: O projeto Político Pedagógico possibilitou grande avanço nessa escola, evitou perda de tempo e de dinheiro. Com planejamento, fica bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola. Escolhem-se as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar. Isso se faz imprescindível para se ter um rumo, visando obtenção de resultados de forma mais eficiente, intensa, rápida segura. A escola deve buscar um ideal comum: fazer com que todos os alunos aprendam.

Além disso, ele é a autonomia que permite à escola a construção de sua identidade e à equipe escolar uma atuação que a torna sujeito histórico de sua própria prática.

Dados de identificação do diretor entrevistado:

Diretor: José Eustáquio Soares, Escola Municipal Francisco Alves, está localizada no Córrego do Remígio, zona rural de Coroaci-MG

2° MOMENTO- Entrevista com professor

1ª) Como professor(a), participa ou participou da elaboração do Projeto Político Pedagógico da sua escola? Qual foi sua atuação?

(X) Sim ( ) Não

Por quê?

R: Porquê como professor preciso me inteirar do projeto como um todo, inclusive de sua elaboração.

2ª) Seu Plano de Curso, Plano de trabalho ou Plano de Ensino foi/foram elaborados com base no Projeto Político Pedagógico da sua escola? Por quê?

(X) Sim ( ) Não

Por quê?

R: Porquê em meu trabalho precisa ser desenvolvido dentro da realidade da minha escola, levando em consideração o apoio dos pais.

3ª) Em seu trabalho, como professora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com