TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crianças Indisciplinares

Pesquisas Acadêmicas: Crianças Indisciplinares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

AÇÃO DOCENTE FRENTE AO ALUNO INDISCIPLINADO E AGRESSIVO

Atualmente começam a adquirir maior importância os problemas de disciplina e convivência nos centros educativos, especialmente no período das séries superiores do ensino fundamental. Sem perder de vista que esta problemática faz parte de um momento de crise que invade nossas sociedades e afetando instituições educadoras tradicionais como a família, e igreja e a escola, entendemos a tal problemática pode ter um tratamento curricular indo além do simples agravamento das medidas regulamentares punitivas. Como diz Içami Tiba (1996, p.179) Um desrespeito aos pais pode ser relevado, aos professores já implica em advertência, e às autoridades sociais, há punição.

A indisciplina e a agressividade constituem-se em um desafio para os docentes, representa um dos principais obstáculos ao trabalho pedagógico, demonstra a ausência de regras e limites por parte da criança. Necessitamos de uma postura compartilhada em relação à indisciplina, investindo na prevenção. A escola deve funcionar através de espaços e tempos geridos com critérios adequados à participação e ao diálogo entre os alunos e destes com os professores, onde o problema deve ser contextualizado, analisando as suas causas profundas e favorecendo a mobilização de ações alternativas.

2.1 Preparo do professor para lidar com alunos-problemas

Estamos vivendo um momento de desafio em nossas escolas, assistimos um aumento considerável da indisciplina e atos violentos, bem como as preocupações de professores e pais em relação ao comportamento escolar dos alunos, precisando ser melhor refletido e enfrentado.

O problema é complexo e muitas vezes os professores buscam "receitas prontas" que se revelam ineficazes quando aplicadas à situação concreta. Um dos maiores problemas que o professor pouco experiente enfrenta é a criação de um clima favorável a aprendizagem na sala de aula, onde se integra a análise de situações indesejáveis e a gestão do comportamento do professor

A disciplina escolar não consiste em um receituário de propostas para enfrentar os problemas de comportamentos dos alunos, mas em um enfoque global da organização e a dinâmica do comportamento na escola e na sala de aula, coerente com os propósitos de ensino. [...] Para isso é preciso, sempre que possível, antecipar-se ao aparecimento de problemas e só em último caso reparar os que inevitavelmente tiverem surgido, seja por causa da própria situação de ensino seja por fatores alheio à dinâmica escolar. (Gotzens, 2003, p. 22)

Precisamos incentivar comportamentos de trocas, diálogos, estimulando a análise, criticando os alunos sobre situações variadas. Podemos evitar, desencadeando situações de indisciplina. Para isso precisamos gerir adequadamente a turma, levando em consideração que muitos vivem em contextos familiares desestruturados. É, portanto, necessário incentivar as famílias a acompanhar a educação de seus filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com