TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protução Textual Indisciplinar-Individual

Trabalho Escolar: Protução Textual Indisciplinar-Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  2.887 Palavras (12 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

TACIANO VALÉRIO DE SOUSA

Protução Textual Indisciplinar -Indivitual

Vitória da Conquista, BA

2013

TACIANO VALÉRIO DE SOUSA

Protução Textual Indisciplinar - Indivitual

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Aplicada á Administracão. Matemática Cormecial e Financeira. Análise de Custo.Seminarios III

Prof. Vânia Silva. Karen Hiramatsu Manganotti. Adriane Loper. Merris Monzer. Regis Garcia. Mônica Maria Silva

Vitória da Conquista,

9 de outubro de 2013

Trabalho indisciplinar

Conhecer os custos é imprescindível para uma boa formação de preço e para um bom planejamento orçamentário, sendo assim contribui de grande forma para uma melhor gestão da empresa.

Em empresas privadas, onde o objetivo principal é o lucro o uso das informações quanto aos custos é feito de forma quase simultânea ao seu acesso e isso pode definir se você irá lucrar ou perder.

Zanluca (2009) acrescenta que uma empresa que possua um sistema de controle de custos eficiente consegue controlar suas atividades, tendo como finalidade, a redução dos custos de seus produtos e a melhora da produtividade, obtendo assim, vantagem competitiva frente à concorrência, aumento da demanda, obtendo como resultado, a ampliação de sua importância no mercado.

Fato é que quando se fala em custos, uma das primeiras coisas que vem à tona é que se trata do total de gastos da empresa. Todos os gastos podem ser entendidos como custos. Então, para ter domínio dos custos, é preciso apenas saber com precisão quanto foi gasto e em que foi gasto.

É preciso ter consciência e disciplina para obter os dados sobre o total gasto e em que está gastando, de maneira detalhada. Para conhecer os custos de uma empresa é necessário:

- Consciência e disciplina: consciência de que é preciso saber quanto se gasta e em que se gasta; e disciplina de sempre procurar saber.

- Um lugar para anotar: onde anotar os valores gastos para fazer o controle é muito relativo a cada tipo de comércio. Deve ser determinado de acordo com suas atividades e com o volume de informações necessárias.

- Usar as informações: isso é algo que a maioria dos empresários não faz, principalmente aqueles que admitem não conhecer os seus custos. Demonstram consciência e disciplina, anotam tudo, mas não usam as informações que têm em mãos para saber o que de fato aconteceu e o que isso representa para a empresa.

Enfim, utilizar as informações para conhecer os custos é mais importante do que simplesmente registrar os valores gastos. Entender essas informações obtidas nos controles é tudo que é preciso para tomar decisões e ter domínio dos custos. Os empresários precisam saber como chegar ao valor do custo total das atividades de uma pequena empresa comercial. No comércio, comprar, estocar e vender são as principais atividades, e os gastos que ocorrem são entendidos como sendo os custos totais da empresa.

Para que haja uma melhor performance da empresa, existem diversas ferramentas e artefatos de controle gerencial. Dentre eles, encontram-se o GECON (Gestão Econômica), ABC (Activity Based Costing) e RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichkeit), quais discorreremos a seguir.

Sendo um modelo de atuação que compreende um sistema de informação baseado em gestão por resultados econômicos a GECON visa mensurar o VEE (Valor Econômico da Empresa) a qualquer momento. Este modelo de gestão permite a simulação, o planejamento e o controle da atuação da entidade com base na evolução do valor adicionado. Este passou a ser estruturado pelo Prof. Armando Catelli no final dos anos setenta vislumbrando a necessidade de adequação dos modelos da administração das organizações à realidade empresarial e também a ineficácia dos sistemas de contabilidade e de custos para o apoio do processo decisório. O Sistema de Informação do GECON utiliza fundamentalmente conceitos e critérios que atendam às necessidades informativas dos diversos gestores da empresa para o seu processo de tomada de decisão específico e que impulsionam as diversas áreas a implementar ações que otimizam o resultado global da companhia. Uma preocupação básica do sistema é espelhar em termos econômico-financeiros o que ocorre dentro das atividades operacionais da empresa.

O sistema de custos ABC, por sua vez, segundo Mauad (2001), propicia uma avaliação mais precisa dos custos das atividades e dos processos, favorecendo a sua redução por meio de aprimoramentos contínuos e descontínuos, preenchendo assim, o vazio representado pela distorção dos rateios volumétricos pregados pela tradicional contabilidade de custos. Isto é, consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. O uso deste método permite uma melhor mensuração dos custos. Os recursos são atribuídos a cada atividade; em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado em atividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades. O Sistema ABC não é apenas uma nova maneira de se apropriar os custos para o produto que o gerou mas é, também, uma nova maneira de se administrar, tendo como dados suporte os custos pelo ABC e suas características. Em outras palavras, pode-se afirmar que ABC é uma ferramenta de administração poderosa que evolui em resposta à ineficiência da contabilidade de custos tradicional e práticas de administração de custos.

Quanto ao custeio RKW, afirma Soares (2012) que é este um processo de fixação do preço do produto com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta. Este método de custeio foi utilizado antes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com