TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SITUAÇÃO INDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM

Por:   •  11/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

9

1. eriana aparecida corrêa de carvalho-r.a:3601459738

2 .marcele moraes mendonça mendel - r.a:3337464064

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]


SumÁrio

1. INTRODUÇÃO.......................        6

2. DESENVOLVIMENTO        8

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.        10

REFERÊNCIAS        13


1.  INTRODUÇÃO

        Este presente trabalho, tem como objetivo de trazer um projeto indisciplinar para alunos do 5º ano do ensino fundamental, enfatizando que temos dois alunos com laudo de deficiência intelectual e o projeto realizado deve estar voltado para todos os alunos e realizando a inclusão na prática pedagógica de todos os alunos.

           Com base nos pressupostos legais da Constituição Federal de 1988, o artigo 205 prevê o direito de todos à educação e o artigo 208 prevê o atendimento educacional especializado, e a inclusão escolar, fundamentada na atenção à diversidade, exigindo mudanças estruturais nas escolas comuns e especiais.

           A fundamentação filosófica atribui que todos os alunos de uma comunidade, independente de suas necessidades educacionais especiais, etnia, gênero, diferenças linguísticas, religiosas, sociais, culturais, entre outras, tem o mesmo direito de acesso à escolarização, com o grupo de sua faixa etária e que a escola deva acolher e valorizar as diferenças.

            Para isso foi elaborado este projeto para que os alunos possam aprender de maneira mais lúdica facilitando seu aprendizado.

            O projeto que será feito, é a respeito de uma horta na qual seu nome é “Orgânico na Escola” onde favorecerá a participação de todos os alunos, esse trabalho tem o objetivo de ensinar como se cuida da natureza de maneira correta,  saber os gastos para manter uma horta saudável, ensinaremos como prepara- la e quais as principais características dos produtos de como usar, deixando nosso projeto cada vez mais abrangente para que todos tenham sua função e sua participação.


2.  Desenvolvimento

Preencha os dados de identificação sobre a turma que o projeto será realizado:

Nome da Escola: Escola Municipal:  CASTELO ENCANTADO

Nome dos professores e Educadores envolvidos: MARCELE MENDEL,ERIANA CARVALHO,CLAÙDIA MACHARETE

Turma: 5º Ano A

Tema do projeto: UMA HORTA NA MINHA ESCOLA

Prazo de desenvolvimento do projeto: 40 dias 

Conhecendo o Projeto;

APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO

 O projeto “Orgânico na Escola”:

 -A horta na minha escola, estará realizando a interdisciplinaridade entre as disciplinas: ciências e matemática.

Em ciências o propósito é que os alunos aprendam a cuidar da natureza e compreender os benefícios que ela poderá nos dar.

Já na matemática eles teriam que saber os problemas, como fazer as vendas como dividir, com o um único propósito ajudar à escola.

Os alunos do 5 ano, serão responsáveis pelo cuidado com natureza, e posteriormente realizar vendas para a comunidade escolar.

O projeto terá durabilidade de 40 dias com as professoras da escola.

JUSTIFICATIVA

 Este trabalho será realizado para que os alunos além adquirirem conhecimento na matéria de matemática e ciências, ocorra também a inclusão de dois alunos que apresentam deficiência intelectual, e assim a sala de aula em conjunto alcancem o conhecimento de que  a natureza necessita de ser preservada para o bem do planeta terra, e reflete nos diversos benefícios, que este projeto trará para nossas vidas. E já na matemática irão conseguir realizar contas que fazem parte do cotidiano de todas as pessoas, estimulando o raciocínio individual e em conjunto.

Também será feita a inter-relação entre todos os alunos que è imprescindível para a inclusão escolar ocorrendo assim a inclusão dos dois alunos com deficiência intelectual.

ANÁLISE DO PROBLEMA QUE GEROU O PROJETO

- Desenvolver habilidades em matemática, cultivando o conhecimento e adquirindo informações sobre as divisões de serviços, materiais a serem comprados e os lucros de suas vendas.

- Aprender ter um pouco mais de cuidado com a natureza, como preparar o solo, como cultivar e cuidar, tendo em vista a preservação da natureza.

EIXO CENTRAL

- Matemática

- Ciência

OBJETIVOS

-Realizar a inclusão dos alunos com deficiência intelectual, viabilizando o desenvolvimento de cada um deles, de maneira individual e em grupo
- Exercitar hábitos de alimentação saudável nas escolas. 
- Potencializar saberes e fazeres da coletividade em prol do desenvolvimento horta.
- Fortalecer os laços sociais entre a comunidade escolar.

-Adquirir hábitos de preservação da natureza.

CONTEÚDOS

Cuidado com natureza;

Raciocínio matemático trabalhando com cédulas;

 Alimentação saudável.

DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE AÇÃO DO PROJETO

1ª etapa 
Para começar as atividades na horta escolar, é preciso que a instituição de ensino faça um diagnóstico da sua área física disponível e alinhe os desejos e habilidades da comunidade, além de identificar possiveis parceiros que venham a desenhar um projeto coletivo de horta. É essencial conhecer e reconhecer o espaço escolar e fazer a identificação da lógica e sistemática da escola, além de conscientizar o corpo docente da validade do aproveitamento de espaços ociosos para implementar uma horta escolar.

2ª etapa 
Momento de conscientizar, mobilizar e motivar a comunidade escolar e a comunidade ao redor  para as questões de segurança alimentar e nutricional.

3ª etapa 
Hora de executar as atividades - planejadas na escola, muitas vezes nas reuniões pedagógicas, momento em que o corpo docente está reunido, e nos encontros com o colegiado. É fundamental para esboçar o projeto e coletar informações, sugestões, ouvir os professores, parceiros e a comunidade.

4ª etapa
Incorporação do projeto nas práticas cotidianas da escola.

Resultados esperados
- Que o projeto Orgânico na Escola seja um modelo replicável de ação Intersetorial  e participativa na promoção do acesso a alimentos de qualidade por meio de práticas sustentáveis dentro do espaço escolar.
- Que a horta escolar represente para cada escola um local peculiar para aplicação de técnicas de agroecologia, autonomia e protagonismo da comunidade escolar na captação de parcerias e socialização dessa comunidade, além de se tornar um espaço para professores de diferentes disciplinas aplicarem métodos aprazíveis de ensino e aprendizagem.

AVALIAÇÃ DOS PASSOS DO PROJETO

Nesses 40 dias muito se fez na escola. De forma experimental, professores se doaram às práticas na horta da Quaresma, a comunidade escolar está aos poucos se mobilizando e a diretora da escola, Cláudia Macharete, declara que “embora ainda a construção da horta se encontre em andamento alguns resultados já podem ser observados, como o incentivo dos professores, o interesse dos alunos em participar e o consumo de alimentos saudáveis que já foi saboreado. Mas há muito que mobilizar a comunidade da importância de uma horta comunitária, para que o consumo desses alimentos se estenda até seus familiares.


3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a ideia da construção do projeto voltado a inclusão de alunos que apresentam deficiência intelectual, interdisciplinaridade entre as disciplinas de ciências e matemática, passando aos alunos conhecimentos e aprendizagens a fim de passar conteúdos e atingir objetivos de forma global, sem que ocorra nenhuma exclusão.

Pensar em projetos com essa significância é fundamental para a formação dos acadêmicos, diante da dificuldade que muito professores apresentam em relação a interdisciplinaridade e realizar práticas pedagógicas que incluam crianças com deficiência intelectual, pois um professor compromissado com a educação, jamais pode realizar atividades que provoquem a exclusão de quaisquer alunos, pois suas competências e habilidades adquiridas no curso de pedagogia, os habilitam a realizarem trabalhos voltados para o conhecimento, desenvolvimento de todos os alunos, e preocupados com a inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (51.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com