TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criminologia

Tese: Criminologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 3

Qual a importância da Criminologia? Fundamente.

R: a importância do estudo da criminologia é compreender o porque tem o crime, por qual fatores ele surgiu como pode ser prevenido, tentando sempre chegar a raiz do problema. Para poder assim melhor tratar e aplicar pena ao criminoso, pois afinal, também não deixa de ser uma pessoa que possa se ressocializar, cumprindo de forma menos gravosa possível sua pena, para que não se torne pior e nem atinja sua dignidade. A criminologia, com tudo isso, alem de ajudar a compreender o crime e o criminoso, ajudara a prevenir o surgimento de outros. Assim como ajudar as vitimas, os inocentes e a sociedade num todo.

2-Podemos definir a criminologia como ciência empírica e interdisciplinar? Explique.

R: sim, pois a criminologia estuda o crime, o criminoso a vitima e o controle social, por todas as vias possíveis tanto biológicamente, psicologicamente, antropologicamente, sociologicamente, por estudos de caso e tudo o que mais tiver para entender seus diferentes surgimentos, e o porque deles cometerem crimes. Compreendendo assim a mente do criminoso e analisando como pode melhor ser ajudado e trabalhando sem de forma alguma prejudicar as outras pessoas da sociedade podendo assim ate evitar ou prevenir o surgimento de novos crimes.

3-Assinale a alternativa incorreta:

a)a obra “dos delitos e das penas” de autoria de Beccaria foi um marco contra o estado de terror penal vigente na Idade Média.

b)a obra de Beccaria contribuiu para os estudos que visavam se opor ao estado absolutista penal e à pena como mero instrumento de expiração moral e intimidação coletiva.

c)Beccaria contribuiu com sua obra com vários preceitos que se incorporam no chamando Direito Penal Moderno, como por exemplo, os principio da igualdade e da legitimidade.

d) “A certeza da punição e não rigor no castigo”era um dos postulados de Beccaria com relação à prevenção do crime e da criminalidade.

e)Com o iluminismo de Cesare Beccaria, discutindo e questionando todos métodos judiciários do antigo regime, já aduzia na importância da pena de morte como retribuição ao crime cometido. Cesare Beccaria foi o primeiro ao seu tempo a justificar praticas bárbaras, a pena capital e a instrução processual secreta.

4-Assinale a alternativa incorreta:

a)A obra de Lombroso – O Homem Delinqüente – é um marco no pensamento criminológico, pois deu caráter de cientificidade ao saber criminológico. Associava-se à idéia do criminoso nato, ou seja, características biopsiquicas eram determinantes para a prática de crimes.

b)o paradigma etiológico, que nasce com o saber criminológico da Escola Clássica e com a obra de Lombroso, via o crime do homem, ou seja, o fenômeno delitivo como uma realidade ontológica pré-constituida ao Direito Penal.

c)Alguma correntes iluministas e humanitárias, comandadas principalmente por Rosseau, Voltaire e Montesquieu alertaram o mundo das atrocidades das penas.

d)o conceito de prisão como pena não existia antes dos sistemas penitenciários. O cárcere era utilizado somente como meio de custodia para que os ditos criminosos não escapassem. O nascimento das primeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com