TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criminologia

Ensaio: Criminologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Ensaio  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

1. Comente, quantitativamente, o índice de homicídios apresentado no vídeo.

R: Conforme o delitrometro do Instituto Avante Brasil, mostrado pelo professor Luiz Flavio Gomes, o índice de homicídio até o dia em que o vídeo foi gravado é de 1.118.737, sendo que a cada 9 minutos uma pessoa é assassinada no brasil.

2. Segundo o entrevistado, quais seriam as causas do alto índice de violência homicida presente em nossa sociedade?

R: O professor Zavaroni vincula o numero de homicídio com a renda percapita, distribuição da renda ruim e as condições de uma policia violenta que reproduz mortos. Ocorre um massacre pingado devido o sistema, policia autonomizada é de auto risco para a sociedade.

3. É possível, segundo o entrevistado, prevenir os homicídios divulgados na entrevista? Como?

R: Pesquisas criminológicas de campo, em decorrência do auto numero de mortos é necessário saber por foram mortos? Quem matou? Quais as circunstancia? Qual motivação? Qual característica da vitima?

O estado não investe nas pesquisas é necessário conhecer para poder prevenir.

4. Segundo o entrevistado, o Estado brasileiro tem interesse em conter a violência homicida descrita por Luiz Flávio Gomes? Por que?

R: Alega que o estado não possui muito interesse em controlar a violência, em decorrência de não efetuar os procedimentos adequados para tentar diminuir o numero de criminalidade.

5. Que papel a mídia desempenha neste processo, segundo o entrevistado, e por que ela tem se comportado desta maneira?

R: O entrevistado alega ter a mídia um papel politico, a mídia publica dados maldosos que gera fenômenos imitativos, multiplica certos crimes como mulheres queimadas, suicídios, sequestro.

Objetivo politico de criar uma paranoia social. A mídia como parte das grandes corporações que disputa o poder com os políticos, o modelo de sociedade para as grandes incorporações é 30% incluídos e 70% excluídos, a mídia vai estar contra qualquer tentativa politica de impor outro modelo de sociedade.

6. Segundo o entrevistado, Lombroso cometeu um equívoco ao formular sua teoria criminológica. Qual seria este erro?

Segundo a teoria de Lombroso as característica externa do criminoso era a causa do crime, o entrevistado discorda dessa teoria, pois, alega que essas pessoas apenas carrega este estereotipo negativo.

7. Luiz Flávio Gomes faz um resumo de um livro que está sendo lançado, sobre este livro pergunta-se: a) qual o título: a palavra dos mortos; b) quem é o autor; autor prof, zaffareni c) de que assuntos trata-o livro. Esta em defesa dos mortos e contra a violência, Politica criminal violenta, ataca a estilo de fazer a policia e a politica, massacre contra gota e o concentrado, e ainda fala do poder da policia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com