TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados No Preparo E Administração De Quimioterápicos

Monografias: Cuidados No Preparo E Administração De Quimioterápicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 5

Cuidados no preparo e administração de quimioterápicos

O preparo e administração de quimioterápicos requer experiência do profissional que trabalha com essa área. A biossegurança é fundamnetal para evitarmos contaminação destas drogas e para que esse preparo e administração de quimioterápicos seja adequada para o paciente, trazendo assim benefícios no seu tratamento. É importante também, que o lixo resultante do preparo e administração de quimioterápicos tenha um destino correto, evitando assim contaminação do meio ambiente.

Quimioterápicos são compostos químicos utilizados no tratamento de doenças causadas por agentes infecciosos e biológicos. A quimioterapia é o método utilizado para realizar este tratamento.

A quimioterapia pode ser aplicada para o tratamento de neoplasias, sendo chamada após este momento de quimioterapia antineoplásica ou antiblástica.

Os quimioterápicos são classificados conforme sua atuação no ciclo celular e podem ser ciclos-inespecíficos, ou seja, atuam em células que estão ou não no seu ciclo proliferativo, ciclos-específicos que são aqueles que atuam em células se encontram somente na fase proliferativa e fase-específicos que atuam em determinada fase do ciclo celular.

A quimioterapia pode ser realizada com a aplicação de um quimioterápico (monoquimioterapia) ou com a associação de mais quimioterápico (poliquimioterapia), sendo que a utilização de drogas associadas aumenta a eficácia do tratamento das neoplasias.

A quimioterapia é classificada de acordo com suas finalidades e podem ser: curativa, adjuvante, prévia e paliativa, podendo ainda, ser associada à cirurgia ou radioterapia.

É importante ressaltarmos que não só os pacientes como também os profissionais de saúde que trabalham na administração dos quimioterápicos, devem ter um cuidado especial, por tratar-se de uma substância cancerígena.

Existem regras básicas no preparo de quimioterápicos:

• A área de preparo deve ser restrita e isolada, evitando assim interrupções, contaminações e acidentes ocupacionais;

• Devem ser preparados por profissionais qualificados e treinados;

• Deve haver uma cobertura de plástico absorvível para evitar a contaminação dos medicamentos, e esta deve ser desprezada diariamente com os mesmos cuidados dos lixos tóxicos;

• Durante a preparação dos quimioterápicos devem ser evitadas ações como fumar, comer, beber ou aplicação de produtos cosméticos que possam interferir ou alterar a composição destes quimioterápicos;

Os quimioterápicos devem ser preparados e administrados por pessoas treinadas e qualificadas para a função. Deve haver o uso de capela de segurança biológica do tipo II, com filtro, fluxo laminar com eliminação para o exterior preferencialmente. O acesso ao setor deve ser restrito inclusive para os profissionais que trabalham na instituição, mas que não pertencem a este setor.

Preparação dos quimioterápicos.

• Todo agente quimioterápico deve ser preparado por profissional especificamente treinado para tal procedimento.

• A área de preparo deve ser isolada para evitar interrupções, minimizar riscos de acidentes e de contaminações. Deve estar situada em área restrita a fim de evitar fluxo de pessoas.

• Alimentar-se, beber, fumar, e aplicar cosméticos são procedimentos totalmente proibidos, durante a preparação dos agentes quimioterápicos.

• A superfície de trabalho deve ser coberta com plástico absorvente para diminuir o risco de contaminação. A superfície de trabalho absorvente deve ser eliminada diariamente com cuidados especiais e se possível adicionar neutralizantes para as drogas mais agressivas no caso de acidente que determine o extravasamento de droga tóxica na superfície absorvente.

• A técnica de preparo deve ser rigorosamente asséptica.

• As recomendações do fabricante do medicamento quanto à compatibilidade de soluções, a compatibilidade com outras drogas, a estabilidade da droga e sensibilidade a luz devem ser rigorosamente seguidas.

• A concentração final mg/ml contida na prescrição tem de ser rigorosa.

• Luvas cirúrgicas estéreis com pelo menos 0,007 inches de espessura devem ser usadas. As luvas devem ser trocadas sempre que houver contaminação com quimioterápico, como extravasamento ou respingos, e sempre que mudar de ciclo por paciente.

• Avental longo de boa textura, totalmente fechado na parte da frente e de preferência impermeabilizado deve ser usado durante todo procedimento.

• Goros, máscaras impermeáveis e óculos de plástico devem ser usados sempre que em atividade. Caso não se trabalhe com capela de fluxo laminar vertical classe II , deve ser usado máscara com filtro próprio para purificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com