TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE E CULTURA

Seminário: DIVERSIDADE E CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Seminário  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

WANDRA REGINA DA COSTA SILVA

NAÍRA....

NEIDE

NÚBIA

DIVERSIDADE E CULTURA

Barra do Garças - MT

maio/2013

WANDRA REGINA DA COSTA SILVA

DIVERSIDADE E CULTURA

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociedade e diversidadeno contexto educacional; Processo educativo no contexto histórico-filosófico; Comunicação e linguagem; Seminário I.

Profs. Okçana Battini; Fábio Luiz da Silva; Bernadete; Márcia Bastos; Lilian Salete A. M. Lima

Barra do Garças - MT

maio/2013

DIVERSIDADE CULTURAL

A cada ano que passa as salas de aula são o encontros de crianças das mais variadas origens e das mais variadas culturas. A realidade está próxima onde encontramos crianças de diferentes bairros, crianças de etnia diferentes e crianças de outros continentes, falando outras línguas, com comportamentos, normas e atitudes que causando estranheza a uns podem contribuir para a valorização de todo.

Este é um dos desafios que, no dia a dia, a sociedade multicultural de hoje coloca às nossas escolas. Num meio intercultural a transmissão do saber não pode ser suficiente, a criança deve descobrir na sua relação com o outro ao mesmo tempo a alteridade e a semelhança (Recanto das letras).

A escola tem por obrigação e dever ensinar para cada indivíduo e valorizar a diversidade sem preconceito. Educar além da obrigação requer uma postura ética que valoriza a cultura na escola. Ao longo da história a educação vem trazendo na frente com privilégio a cultura e a diversidade no Brasil. Mais ainda tem várias dificuldades para por em prática a o saber em níveis de aprendizagem com diversas estratégias para divulgar e ensinar melhor. A escola dever olhar para o ser humano enxergando e cada tipo de cultura e diversidade.

A diversidade étnica e cultural é uma riqueza fascinante, especialmente da sociedade brasileira.

Ela é um dado real no cotidiano da escola como instituição social e de todas as pessoas que nela convivem. Não só dos alunos, mas também professores, pais e funcionários da escola.

A originalidade de cada cultura reside na maneira particular como os grupos sociais resolvem seus problemas. Cada cultura tem uma maneira própria de agrupar e excluir diferentes elementos culturais.

No Brasil, o debate sobre as relações entre cultura popular e escola pública surge nos anos 50 e 60, a partir do método Paulo Freire e de outros movimentos de educação, aparecendo o que se denominou educação popular. Educação esta que valoriza sobretudo a cultura que estaria, inicialmente, destinada ao povo, referindo-se nesta perspectiva à valorização desta cultura como meio de lutar contra a discriminação dos seus produtores e reforçar os grupos sociais que tem sua participação restrita na sociedade.

Uma forma de compreender esses jovens que chegam à escola é analisá-los na ótica da diversidade cultural. O que cada um deles é, ao chegar à escola, é fruto de um conjunto de experiências sociais vivenciadas nos mais diferentes espaços sociais. Assim, para compreendê-los, temos de levar em conta a dimensão da "experiência vivida", apreendendo o cotidiano como espaço e tempo significativos. Nesse sentido, a experiência é matéria prima a partir da qual os jovens articulam sua própria cultura.

Em outras palavras, os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com