TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Internacional

Artigo: Cultura Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/7/2014  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Apesar de não ter tido experiência profissional no exterior e trabalhar numa empresa Brasileira, o tema cultura, comportamento e atitudes das pessoas, sempre foi um assunto que estava entre minhas leituras, pois quando trabalhei como Gerente dentro da área de Recursos Humanos, comecei a entender o quanto as pessoas de fato são diferentes e o impacto das diferentes culturas dentro das organizações.

As empresas precisam das pessoas para atingir seus resultados e criar um clima organizacional, onde os funcionários se sintam motivados, engajados com seus trabalhos e que a empresa consiga reter os melhores funcionários, é um desafio constante para qualquer organização.

Com a globalização em que vivemos, aumentam os contatos entre pessoas e empresas de diferentes países e de diferentes culturas. Cada vez mais, somos confrontados com outros modos de ver e pensar os negócios e outras formas de trabalhar. São muitas as particularidades e é necessário saber lhe dar com elas no dia a dia, entendendo e respeitando a posição e opinião do outro.

Outro ponto importante e muitas vezes difícil de gerenciar é que não podemos generalizar nem criar estereótipos, as pessoas não pensam e agem da mesma maneira só porque pertencem a mesma cultura, elas agem conforme suas experiências, o que torna o processo ainda mais difícil.

Uma cultura, é baseada nas crenças e valores, que define o modo de perceber o mundo social, cultural, físico e psicológico. Mas a nossa aceitação ou rejeição são baseados em nosso próprio sistema de crenças culturais. As crenças são um princípio orientador que pode proporcionar significado e direção na vida. As crenças que temos sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o mundo têm grande impacto sobre a qualidade de nossas experiências. Quando acreditamos com convicção que alguma coisa é verdade, é como se elaborássemos uma profecia que tem o poder de se auto-realizar, pois mandamos ao nosso cérebro um comando para representar o que está ocorrendo.

Nós criamos um “piloto automático”, já sabemos o que deve acontecer no nosso dia e criamos essas expectativas, por isso que muitas vezes é difícil entender a lógica do outro. Importante ressaltar que não tem melhor nem pior e sim diferente daquilo que na nossa lógica, é lógico. Precisamos aproveitar as oportunidades, para aprender com essas experiências e principalmente respeitar as diferenças culturais.

Em nossos locais de trabalho é cada vez mais frequente encontramos pessoas de culturas, raças e religiões diferentes. Esta diversidade pode ser muito positiva, pois desta mistura de experiências, opiniões, costumes e crenças saem grandes ideias. As empresas precisam lidar com as diferenças da melhor maneira possível. Não existe uma regra, tem que avaliar a situação (cultura do país, cultura da empresa, cultura individual) e a adaptação a mudança é fundamental. Acredito que as empresas estejam evoluindo a cada dia, pois a grande maior já tem consciência que é necessário se atentar as diferen

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com