TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Popular E Erudita

Monografias: Cultura Popular E Erudita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A antropologia entende a cultura como totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria "o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade". Portanto corresponde, neste último sentido, às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo. No espaço da cultura de massas, de participação predominantemente empresarial, o Estado é sempre provedor e controlador. Abrange principalmente a imprensa, a TV e as rádios, mantidas na maioria por entidades privadas. A presença do Estado é marcante no que se refere a regulamentação, divulgação e publicidade. Para alguns a cultura de massas é denominada de cultura popular. No âmbito da cultura erudita, participada, sobretudo pelas elites, as relações entre Estado e Cultura talvez sejam mais condescendentes. Abrangem a manutenção de teatros, museus, bibliotecas, ministérios, secretarias e outras instituições ou atividades e enfrentam geralmente carências de verbas e de pessoal qualificado.

Conceito de cultura

Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo britânico Edward Burnett Tylor (1832-1917). São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período. Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas.

Cultura Popular

Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc) em que o povo produz e participa de forma ativa; surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral. A cultura popular é conservadora e inovadora ao mesmo tempo no sentido em que é ligada à tradição, mas incorpora novos elementos culturais. Muitas vezes a incorporação de elementos modernos pela cultura popular (como materiais como plástico, por exemplo) a transformação de algumas festas tradicionais em espetáculos para turistas (como o carnaval) ou a comercialização de produtos da arte popular são, na verdade, modos de preservar a cultura popular a qualquer custo e de seus produtores terem um alcance maior do que o pequeno grupo de que fazem parte.

Com a globalização da cultura, a cultura dos países mais desenvolvidos invade os países menos desenvolvidos, ocasionando o choque cultural. Por exemplo, é comum você ir à África e ver os africanos escutando música norte-americana, e dificilmente você verá nos Estados Unidos um norte-americano escutando música africana. Quanto mais desenvolvida for uma nação, mais sua cultura influenciará a cultura de outros povos. Essa troca de elementos culturais sempre existiu, mas, ganhou força a partir da Revolução Industrial, em que os mais desenvolvidos, além de ceder produtos aos menos desenvolvidos, cedia elementos culturais, que acabavam sendo adquiridos pela população local.

No início da TV no Brasil, as emissoras utilizavam elementos da cultura popular para agregar audiência em sua programação, um bom exemplo dessa agregação é o programa “Trapalhões”, exibido ao longo de muito tempo pela TV Globo, seus personagens representavam cada estilo de brasileiro, o que gostava de cachaça, o que gostava de samba, o que se achava esperto, e o que sempre se metia em confusão, essa semelhança fez do programa um grande sucesso em audiência, e é lembrado até hoje pelas pessoas.

As festas populares brasileiras:

Nas festas populares as classes sociais interagem, esquecendo assim as divisões, e proporcionando a troca de valores culturais, graças à interação entre todas as classes sociais, que só as festas populares são capazes de produzir.Com a globalização da cultura através da mídia, essas manifestações deixaram de conter somente elementos oriundos de determinada comunidade, diversos elementos foram agregados, fazendo com que muitas dessas comemorações perdessem parte do seu sentido e de seus costumes, mostrando e divulgando o que a festividade traz de melhor.

Em nosso país algumas comemorações típicas de determinadas regiões, tornam-se conhecidas pelo resto do Brasil e do mundo através da mídia, como é o caso da Festival de Parintins, que acontece todos os anos, no mês de junho, no estado do Amazonas. Uma comemoração típica, com elementos oriundos do folclore amazônico, ganha destaque e notoriedade em todo território nacional, graças à mídia que transmite os três dias da comemoração, ao vivo, para todo o país.

Fato, que se repete no Carnaval, em que os MCM mostram as comemorações na Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, fazendo com que, principalmente, o axé, ritmo tipicamente baiano, torne a trilha sonora dos carnavais em quase todo o Brasil, pois, são poucas as comunidades que celebram o carnaval ao ritmo das marchinhas carnavalescas, que hoje são em sua maioria, desconhecidas, do público mais jovem. Nessa aldeia global, as manifestações culturais dos países mais desenvolvidos prevalecerão, em sua maioria, sobre as dos países desenvolvidos tardiamente. Este fato pode ser comprovado ao olharmos para a música, em nosso país, por exemplo, a música norte-americana é amplamente divulgada no Brasil e faz enorme sucesso nas rádios, enquanto a música brasileira quase não tem destaque na mídia internacional. É por isso que nas festas populares crescem o número de elementos da cultura de outros países, como foi o caso da Festa do Peão de Barretos, uma manifestação da cultura country brasileira, teve o show da cantora pop norte- americana Mariah Carey.

Exemplos de cultura popular

Exemplos de manifestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com