TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Currículo nacional para educação infantil

Resenha: Currículo nacional para educação infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Resenha  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  406 Visualizações

QUESTÃO 01

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI foi elaborado para atender às determinações da Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). Com a elaboração do RCNEI, denota-se um grande avanço conquistado, pois amplia a visão dos educadores quanto às diversas dimensões do educando.

Em relação ao RCNEI assinale a única alternativa incorreta.

O primeiro volume apresenta uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil, situando e fundamentando as concepções de criança, de educação, de instituição e do profissional, e ainda, define os objetivos gerais da educação infantil e a organização dos documentos de trabalho por eixo: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo.

Os volumes pretendem contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que considerem a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças brasileiras, favorecendo a construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças e seus familiares nas diferentes regiões do país.

Tal instrumento não favorece a reflexão de cunho acadêmico sobre os objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores, pois ele é somente um material para a educação infantil.

O segundo volume se dedica à Formação Pessoal e Social que favorece o processo de construção da Identidade e Autonomia das crianças.

No terceiro volume, delineia os eixos de trabalho, orientando a construção das diferentes linguagens pelas crianças e suas relações com o objeto de conhecimento: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com