TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Currículos E Programas

Artigos Científicos: Currículos E Programas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE CURRÍCULOS E PROGRAMAS

Estudo Dirigido do Texto: “Currículo Teoria e História”.

1. Qual a diferença entre currículo de “ontem” e o currículo de “hoje”? (1,0)

2. Comente a frese: “O conhecimento é um bem comum, devendo, portanto, ser socializado a todos os seres humanos. O currículo é o instrumento por excelência desta socialização”, (1,0)

3. Explique resumidamente as teorias do currículo. (1,0)

4. De acordo com o item “Currículo e Desenvolvimento Humano”, o que é processo de humanização?( 0,5)

5. Explicar as frases:

a) “Um currículo para formação humana precisa ser situado historicamente”. (0,5)

b) “Um currículo para formação humana introduz sempre novos conhecimentos”. (0,5)

6. Após a leitura do texto, conceituar a palavra “CURRÍCULO”. (0,5)

Respostas:

1. O currículo de ontem tratava a educação com rigidez. Já o currículo de hoje trata de uma educação mais livre. O currículo de ontem tinha como eixo central a música, a arte e a escrita. Quem era pobre estudava até aprender ler e não continuava a estudar. Nesse tempo os que tinham condições aprendiam a ler e escrever. Já hoje, dispomos de muito mais conhecimento sobre o desenvolvimento do ser humano, Hoje o currículo se estende em função das grandes oportunidades de aprendizado, com isso os currículos são mais abrangentes e cheios de qualificações. O avanço nas áreas de conhecimento cresceu e evoluiu. Atualmente o currículo nos dá conhecimentos e possibilidades para que nós nos desenvolvamos em sociedade humanizada, como as propostas curriculares foram se alterando nos seus fundamentos filosóficos, quanto aos ideais pedagógicos, quanto em relação à concepção de homem e, principalmente, no que diz respeito aos conhecimentos a serem socializados.

2. Hoje dispomos de maior conhecimento na área educacional, dimensionando a qualidade de ensino. O ensino é universal, portanto aberta a todos que a buscam. O conhecimento é independente de qualquer coisa, ninguém poderá tira ló de você. Portanto o currículo educacional é seu instrumento principal para se relacionar com a sociedade.

3. Teoria Tradicional: Tem como objetivo principal ser neutra, tendo como principal foco identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar uma educação geral, acadêmica, à população. A questão principal da teoria tradicional pode ser assim resumida: conteúdos, objetivos e ensino destes conteúdos de forma eficaz para ter a eficiência nos resultados.

Teorias Críticas: Argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder preocuparam-se em desenvolver conceitos que permitissem compreender, com base em uma análise marxista, o que o currículo faz. No desenvolvimento desses conceitos, existiu uma ligação entre educação e ideologia. A ênfase da teoria crítica está no significado subjetivo dado às experiências pedagógicas e curriculares de cada indivíduo. Isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com