TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Tecnico

Artigos Científicos: Curso Tecnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 3

MEMORIAL – MUDULO 2

EDUCADORES E EDUCANDO

Após estudar o modulo 2 aprendi que para compreender a educação, é necessário auxiliar o contexto histórico social, para saber como e de que forma as escola foram criadas no Brasil ao longo de nossa historia.

A educação é o processo de construção de conhecimento que ocorre em todos os lugares e movimento. Pude compreender o significado de dois conceitos: Educação e ensino escolar.

O ensino escolar acontece na escola onde se partilha saberes e conhecimentos, numa interação entre professores e alunos, porem a educação é uma pratica social.

Compreendi como ocorrem os processos educativos na formação humana, ao longo de sua historia, que a partir do momento podemos nos conhecer, como nós construímos o que somos e como agimos em nossa cultura.

A história nos remete ao passado e a educação permite analisarmos a historia para que possamos ter um presente e futuro melhor.

A educação escolar formal começou com a chegada dos padres da companhia de Jesus. Os professores jesuítas tinham uma solida formação teórica e pratica, mas a principal característica da educação jesuíta era seu caráter missionário. Eles usaram o cristianismo com o propósito de pacificar os nativos.

A educação em si colaborou para perpetuar as desigualdades sociais e de classe e consolidar as estruturas de privilégio e enriquecimento dos dominantes. A educação era de total responsabilidade da Igreja.

As grandes transformações ocorridas na Europa no século XVIII, neste período o homem começa a manifestar, contestar outra visão sobre o mundo e agir com a própria razão. Essa nova visão seria de fundamento importância para explicar o progresso humano.

O movimento intelectual cientifica e cultural causou impacto em toda a Europa. Em Portugal, por Exemplo, o poder monárquico estava enfraquecido e subordinado aos dogmas e as verdades da Igreja católica o que facilitou o aumento de adeptos ao movimento.

Algumas medidas tomadas em Portugal atingiram diretamente a colônia, entre as quais foi a expulsão dos jesuítas, e confiscado todos os seus bens, foi proibido a circulação dos seus materiais pedagógicos, foi criado imposto, subsidio literário, cobrado sobre aguardente e carnes nos açougues para aumentarem o pagamento dos professores.

Marques de Pombal, na mesma época criou as aulas régias, as aulas de níveis secundaria eram oferecidas para meninos. Os professores eram escolhido por concurso público, e contratado como funcionário do Estado.

Durante séculos uma parte da sociedade brasileira, as elites dirigentes viver com os hábitos Europeu, e Don João VI dedicou-se a Educação de elites, bacharéis e magistrados. A educação formal conduzida por ele, tinha como finalidade formar dirigentes para a administração pública.

Os filhos da família nobre deveriam estudar para dar continuidade aos negócios do pai. Já a maioria da população, indígenas africanos e brancos pobres continuavam distante da escola.

A população organizou-se um movimento de contestação das estruturas conservadoras, de oposição à ordem política e econômica vigente de norte ao sul do país.

A Republica Brasileira foi instalada em 1890, só que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com