TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Técnico de Massoterapia

Por:   •  13/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.766 Palavras (16 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

PRONATEC

Curso Técnico de Massoterapia

LOURDES REIS

MARIA APARECIDA SILVA

PRISCILA SILVA DE SOUSA

RUBIA DOS SANTOS FRANÇA

SILVIA DAYANE

VANESSA DA SILVA

Sistema Tegumentar

Dermatite de Contato

São Paulo

Campus Chácara III/Noturno

Dezembro/2014

[pic 2]

PRONATEC

Curso Técnico de Massoterapia

LOURDES REIS

MARIA APARECIDA SILVA

PRISCILA SILVA DE SOUSA

RUBIA DOS SANTOS FRANÇA

SILVIA DAYANE

VANESSA DA SILVA

Sistema Tegumentar

Dermatite de Contato

Trabalho apresentado no Curso Técnico em Massoterapia, para o Projeto Integrado Multidisciplinar I.

São Paulo

Campus Chácara III/Noturno

Dezembro/2014

        

        Sumário        

1.Introdução        4

2.Objetivos do Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM        5

3. Materiais e Métodos do Projeto Integral Multidisciplinar – PIM        5

4. Descrição do Sistema Tegumentar e Dermatite de Contato        6

4.1Sistema Tegumentar        6

4.2 Epiderme        6

4.3 Derme        8

4.4 Anexos cutâneos        9

4.5 Dermatite de Contato        10

4.5 Fisiopatologia        11

4.6 Epidemiologia        12

4.7 Sintomas        12

4.8 Tratamentos        14

5. Considerações Finais        5

Anexo I – Resumo das Aulas Práticas de Anatomia – Sistema Tegumentar        6

Anexo II – Resumo das Aulas Práticas de Patologia – Dermatite de Contato        18

6. Validação Docente        22

Referências        21


  1. Introdução

Neste presente trabalho abordaremos Sobre o Sistema Tegumentar e a Dermatite de Contato.

Mostraremos a importância do Sistema Tegumentar no nosso corpo e vida. O mesmo é o nosso maior órgão. Corresponde aproximadamente 16 % do nosso peso corporal. Ele reveste toda a superfície do corpo e é um excelente indicador da saúde de vários outros órgãos. Em um exame clínico, a cor da pele pode indicar a existência de várias condições patológicas.

A Dermatite de Contato é uma patologia que acontece dentro deste sistema. A mesma é um processo inflamatório da pele que induzida por exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos, a epiderme é lesionada por irritações repetidas.

Os sintomas variam dependendo da causa, se a dermatite é devido a uma reação alérgica ou irritante, uma pessoa pode ter diferentes sintomas ao longo do tempo.

Dessa forma é necessária uma avaliação para poder verificar o motivo decorrente desse processo e providenciar o tratamento adequado.

A seguir desenvolvemos um conteúdo para esclarecimentos deste sistema e patologia.

  1. Objetivos do Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM

O presente Projeto tem como objeto descrever o sistema Tegumentar e a patologia Dermatite de Contato com base nas aulas das disciplinas de Anatomia Sistêmica e Patologia correlacionando os conteúdos com o tema proposto buscando um maior aprofundamento e aprimoramento do tema Sistema Tegumentar e Dermatite de Contato com as disciplinas cursadas no Módulo I do Curso Técnico em Massoterapia.

3. Materiais e Métodos do Projeto Integral Multidisciplinar – PIM

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que auxiliou no aprofundamento do conhecimento prévio dos temas de Sistema Tegumentar e Dermatite de Contato.


4. Descrição do Sistema Tegumentar e Dermatite de Contato

4.1 Sistema Tegumentar

O sistema tegumentar reveste todo nosso corpo, protegendo-nos contra possíveis atritos, invasão de micro-organismos que possam desarmonizar nossa estabilidade, perda de água, e a radiação ultravioleta.

Converte moléculas precursoras em vitamina D e tem um importante papel na percepção do tato, na termo regulação, além de ser um indicador de como estão nossos outros órgãos.

Ele é composto pela pele (tegumento ou cútis) e os seus anexos: pelos, unhas, glândulas sebáceas, sudoríparas e mamárias. A pele é composta pela epiderme, de epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, e pela derme, de tecido conjuntivo. Subjacente, sustentando a pele e unindo-a aos órgãos, há a hipoderme (ou tela subcutânea) de tecido adiposo. A pele apresenta diferenças segundo a sua localização. A palma das mãos e a planta dos pés, que sofrem um atrito maior, possuem uma epiderme com mais do que 5mm, constituída por várias camadas celulares e por uma camada superficial de queratina bastante espessa. Esse tipo de pele foi denominado pele grossa (ou espessa).

Não possui pelos e glândulas sebáceas, mas as glândulas sudoríparas são abundantes. A pele do restante do corpo tem uma epiderme de 1 a 2mm, com poucas camadas celulares e uma camada de queratina delgada, e foi designada pele fina (ou delgada).

4.2 Epiderme

Podem ser distinguidas quatro camadas no epitélio estratificado pavimentoso queratinizado da epiderme: a camada basal, a camada espinhoso, a camada granulosa e a camada córnea.

Camada Basal, Formada por células prismáticas ou cuboides, basófilas, encontradas sobre a membrana basal que separa a epiderme da derme (porção epitelial intermediária). Esta camada, por ser rica em células-tronco, também recebe o nome de germinativa. Apresenta intensa atividade de mitose, sendo responsável, juntamente com a camada seguinte (camada espinhosa), pela contínua renovação da epiderme. Estima-se que a epiderme dos humanos se renove a cada 15 a 30 dias, dependendo do local e idade da pessoa. As células desta camada possuem filamentos intermediários de queratina, que se tornam mais numerosos ao passo que a célula avança em direção à superfície.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (456.9 Kb)   docx (385 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com