TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curva De Rogers

Dissertações: Curva De Rogers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

A teoria do ciclo de vida de adoção ou "curva de Rogers"

A teoria do ciclo de vida de adoção é um modelo sociológico desenvolvido por Joe M. Bohlen, George M. Beal and Everett M. Rogers da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, também chamada de "curva de Rogers". E o que seria melhor do que uma teoria sociológica para explicar as mídias sociais? Essa teoria tenta explicar a difusão da inovação e como essas idéias se espalham e são recebidas, ou não, pela sociedade. "Curva de Rogers" é o gráfico (figura abaixo) que demonstra essa teoria, divide e classifica a sociedade em alguns grupos conforme o seu comportamento frente à adoção das inovações.

Esse gráfico mostra que uma ideia pode ser rapidamente adotada por um pequeno grupo de inovadores e, de forma relativamente fácil, chegar a conquistar os seus primeiros adeptos. Entretanto, para atingir um público maior é preciso dar um salto através do "abismo" da rejeição. Uma vez tendo dado esse salto, a ideia chega às massas mais atentas às novidades, chamadas de "maioria inicial" e que só adotam a ideia após a experimentação dos pioneiros dos grupos anteriores. Depois chega a vez de uma outra maioria que é mais conservadora e demora mais a aderir às novas ideias e, por fim, os retardatários, aqueles que são extremamente descrentes e só cedem às mudanças quando já não há outra opção. Mas como dar esse salto e evitar a rejeição?

Dentro de um sistema social existem líderes de opinião, ou seja, pessoas que têm maior influência em seu meio. Conquistar essas pessoas é fundamental para que elas ajudem no processo de divulgação, que será adotado por seus "seguidores". É preciso encontrar essas pessoas em meio aos inovadores e adeptos iniciais para que, através deles, a informação chegue à massa, "estampada com o selo de garantia" desses líderes que são referências no assunto em questão.

Além dessas pessoas-chave, é importante escolher os canais de divulgação mais apropriados, aqueles que reúnem pessoas com interesses comuns e que se relacionam com o conteúdo da ideia proposta. De nada adianta bom conteúdo se ele estiver no lugar errado, e não só o lugar como a hora também. Pare e pense, durante qual horário a divulgação do seu conteúdo seria mais efetiva? Se o assunto for insônia, durante a madrugada seria um bom horário. De forma geral, o horário nobre da internet é durante o horário de trabalho, mas se o canal for o Twitter, por exemplo, os horários de pico são na parte da tarde e durante a noite, de 20h às 22h, conforme o infográfico abaixo:

A internet está cada vez mais dinâmica e novos conteúdos são postados todos os dias, não há tempo para ver tudo o que se produz. O seu conteúdo poderia ser visualizado fruto de uma pesquisa, porém para acompanhar esse dinamismo e ter uma divulgação viral, é preciso estar atento à esses horários onde o seu público-alvo se reúne nos canais mais relevantes para o seu conteúdo, para que eles possam interagir durante aquele breve espaço de tempo e provocar uma reação em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com