TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo/modais/marketing

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

3° SEMESTRE – 2015/01

DESAFIO PROFISSIONAL

* GESTÃO EM MARKETING.

 * INTERMODAIS.

  * GESTÃO DE CUSTOS LOGISTICOS.

DESAFIO PROFISSIONAL

SUMÁRIO

PASSO 1-...................................................................................................................00

PASSO 2-...................................................................................................................00

PASSO 3-...................................................................................................................00

PASSO 4-...................................................................................................................00

REFERÊNCIAS..........................................................................................................00


PASSO 1

Esta nova era de um mundo globalizado em que vivemos destrinchou grandes feitos em nosso mundo mercadológico, grandes marcas mundialmente conhecidas, a era da informática onde temos acesso rápido a informações e produtos, comparações instantâneas, fundando em uma maneira corriqueira de falar como briga de gigantes.

Este leque que abrange em foco o consumidor, que hoje bem mais preparado e informado, causa às empresas a busca incessante por melhorias constantes, custos baixos e excelências de produção, nesta gama denominada cadeia de suprimentos surge outro ponto de estrema importância que e o transporte, ele é responsável pelo elo entre todos os processos de produção de qualquer produto ou serviço. Neste caso iremos ver a evolução dos processos das empresas de laticínios e como as melhorias mudaram e vêm mudando o quadro deste segmento “o leite” tão consumido mundo todo.

     Desde o início da década de 90, o agronegócio do leite no Brasil tem passado por importantes transformações contando com um rigoroso controle governamental no mercado do leite fluido, lançamento de novos produtos e derivados, a abertura comercial generalizada e a do Mercado Comum (MERCOSUL). Especialmente na indústria de laticínios observa-se um intenso processo de reestruturação em direção à economia, buscando o alto desempenho e baixos custos o que dificultado devido à geografia de abastecimento das indústrias. Vale considerar que na indústria de laticínios no Brasil há muitas empresas dividindo o mercado, entre elas, além das indústrias multinacionais que detêm uma parcela, contamos com as nacionais e cooperativas aonde, cada uma com suas características, vem adquirindo altos investimentos em tecnologia, marketing, produção, entre outras etapas da cadeia produtiva e da distribuição.
        Todo este novo conceito dos processos produtivos que com muita pesquisa, estudaram as mudanças desde a coleta do leite, as embalagens, o transporte e armazenagem focando na redução de custos, melhor controle na produção e na qualidade, visando foco logístico nos processos, trouxeram não só a expansão do mercado do leite, durante toda a década de 90, mas também inúmeros benefícios obtidos para o mercado de laticínios, chegando às altas tecnologias nos dias de hoje.

PASSO 2

O leite é um produto perecível e considerado um dos itens de consumo básico, como giro do produto no mercado é bastante significativo, o custo do manuseio é relativamente alto devido aos cuidados necessários. Estudar todo o processo na cadeia de suprimentos a fim de reduzir os custos, controlar as perdas durante o processo e o transporte é o desafio diário para as empresas do setor. Com base nas mudanças necessárias que ocorreram com o produto no mercado nacional, tornou-se objeto melhorar os resultados dos processos, deixando-os mais eficaz e enxuto, identificando os gargalos com possibilidades de ser trabalhado de maneira que o custo do processo seja mais vantajoso e melhorando os resultados. Segundo Alvarenga & Novaes (1994) as operações básicas envolvidas na logística são: A preparação para o transporte da matéria prima e a coleta; O transporte da matéria prima até a unidade fabril; A estocagem da matéria prima. O gerenciamento da cadeia de suprimentos preocupa-se em integrar essas etapas a fim de racionalizar os custos envolvidos, manter a qualidade e atender a demanda.

A logística de transporte é responsável pela movimentação geral dos produtos internas e externas, que acontece desde o produtor de insumos (o Leite) que deve cumprir as normas de manuseio, estocagem e distribuição, seguindo rigorosamente as normas e a vigilância sanitária, assim também como as indústrias e os centros de distribuição, focando na estratégia de movimentação mantendo um fluxo de informações reais de armazenagem de materiais e produtos, através da integração das operações necessárias na sua movimentação e assim chegando à disposição do consumidor e um grande desafio. Segue nesta linha o transporte sendo responsável pela movimentação de materiais e de produtos acabados, ou seja, assegura o fluxo físico dos produtos entre as empresas podendo ser utilizado de várias formas e com diferentes veículos, caracterizando-se por frota própria ou contratada, definição de roteiros, manutenção da frota, utilizando-se técnicas matemáticas e softwares comerciais de rastreamento e de rota, buscando o melhor método e o custo-benefício, na movimentação e armazenagem e na agilidade em atender a demanda de mercado, pode verificar que existem vários pontos chaves para avaliar.

 Uma das principais barreiras à melhoria da eficiência do processo produtivo é o elevado custo do transporte entre os produtores e fábrica. De acordo com Sobrinho, Coutinho e Coura (1995), o custo de transporte pode representa de 4 a 25% do preço final do leite, podendo chegar a 40% em algumas regiões. A coleta do leite no Brasil tem como problema as más condições das vias de acesso ao produtor. O sistema de coleta a granel é uma opção de redução de custos e melhoria da qualidade do leite, mas que demanda investimentos da indústria e do produtor. XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produção - Ouro Preto, MG, Brasil, 21 a 24 de out de 2003 ENEGEP 2003 ABEPRO 4.

Um aspecto interessante no que diz respeito ao abastecimento de leite aqui no Brasil é a incerteza da demanda, assim como do fabricante tem buscado a diversificação, principalmente na parte de produção de leite e derivados. A linha de produtos derivado de laticínios, comparada com a demanda de seis anos atrás, aumentou cerca de quatro vezes, sendo um desafio ajustar-se e manter-se no mercado. Sistema Logístico na Empresa representa a integração dos fluxos físicos e de informação, responsável pela movimentação de materiais e produtos ainda não é integrada, embora no decorrer dos anos, as empresas têm investido na direção para uma integração total. Prova disso é a aquisição de um XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produção - Ouro Preto, MG, Brasil, 21 a 24 de out de 2003 ENEGEP 2003 ABEPRO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (185.1 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com