TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Círculo E Círcunferência Plano De Pesquisa

Casos: Círculo E Círcunferência Plano De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  3.641 Palavras (15 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 15

A ideia de um novo modelo de desenvolvimento para o século XXI, compatibilizando as dimensões econômica, social e ambiental, surgiu para resolver

O JABUTI

Era uma vez um jabuti muito engraçadinho. Ele adorava passear por toda a floresta e se metia em todo e qualquer buraco, mas tinha a sua própria casinha. Uma casinha muito linda!

Um dia, ele andou, andou e andou… De repente, viu-se numa clareira, cercada de altas árvores. Olhou para um lado e outro e não conseguia mais saber em que direção ficava a sua casa.

Botou a sua cabecinha pra dentro da carapaça e se pôs a chorar. Pouco a pouco, vários animais foram se aproximando do jabuti, com muita pena dele. Perguntaram-lhe o que acontecera, e ele só sabia resmungar e chorar. Nisso, chegou Dona Coruja, sempre cheia de sabedoria, e acabou por fazê-lo falar. E ele disse:

-Estou perdido e não sei o que fazer. Ele respondeu:

— Senhor Jabuti, a gente precisa saber quando é necessário pôr a cabeça para fora e quando é preciso pô-la para dentro. Você tem que olhar ao redor e PENSAR. Lembre-se disto!

O jabuti, então, olhou, olhou para todos os lados e, depois, recolheu sua cabecinha, colocando-se a PENSAR. Aí, lembrou-se.

Todos os animais se alegraram. Cada um tomou seu rumo e o jabuti, o mais depressa que pôde, dirigiu-se para sua casa.

Daí por diante, não passou mais aperto, pois sabia quando devia olhar para fora e quando devia olhar bem para dentro…

Para refletir

1. Como você age quando enfrenta algum problema? Qual deve ser nossa atitude quando estivermos nos sentindo perdidos diante das situações adversas?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Para Começar a Filosofar

Você já se perguntou de onde o veio o mundo? Se uma máquina poderia pensar? Se pessoas poderiam realmente ser como os robôs sem mentes? Se Deus existe? Se a viagem no tempo faz sentido?

Então, você já começou a fazer questões filosóficas.

Os filósofos tentam responder essas questões. Mas, é claro, eles não exatamente criam respostas que, de qualquer modo, teriam de ser como são. Afinal, eu poderia dizer que o universo foi criado por uma enorme banana amarela chamada “Duffy”. Mas quem acreditará nisso? Ninguém. E, também, seria bem certo assim agir. Como filósofos, estamos interessados no que é verdadeiro. E assim estamos interessados em alcançar boas razões para sustentar nossas respostas como verdadeiras.

Este é o “jogo” da filosofia: tentar responder uma dessas grandes e assombrosas questões da melhor forma que pudermos, usando nosso poder de razão.

Filósofos pensam como detetives. Estou certo de que você ouviu falar de Sherlock Holmes, o detetive famoso, seu ajudante Dr. Watson. Sherlock Holmes resolvia mistérios como o caso do Cão de Baskervilles usando os poderes de sua razão. Holmes ponderou cuidadosamente as evidências e examinou os argumentos até que ele, finalmente, calculou os que eram verdadeiros. Também, isto é o que os filósofos tentam fazer. A diferença é que os mistérios que nós filósofos enfrentamos não são a respeito de crimes. Eles são absolutamente os maiores mistérios que há.

O que particularmente interessa nesses mistérios é que eles não se parecem com o tipo de mistérios que a ciência poderia solucionar. Considere a questão “qual a origem do universo?”, por exemplo. Um cientista contará a você que o universo começou há 14 milhões de anos. Ele começou com uma explosão cataclísmica chamada de “O Big Bang”. Mas isso, realmente, soluciona o mistério? Pois então, agora, queremos saber: “e porque houve o Big Bang?” Porque um “bang”, uma explosão, em vez de… nenhuma explosão? Apenas empurramos o mistério um passo para trás. Pelo jeito, nem sempre a ciência trata de responder como surgiu tudo.

Ou considere questões morais: questões sobre o que deveríamos ou não deveríamos fazer. E certo matar outro ser humano? É errado permitir ação de programadores de bebês? Cientistas podem tornar possível a existência de programadores de bebês, é claro. Mas eles não conseguem nos dizer se deveríamos ou não fazer isso. Questões morais são tão importantes que a ciência não pode respondê-las. Elas também são questões filosóficas.

Assim, há várias questões profundas e especiais que são importantes e que a ciência realmente não pode ser útil para nós em relação a elas. São as questões que os filósofos enfrentam.

É claro, pode ser que alguns desses mistérios nunca possam ser solucionados (embora eu esteja bem certo de que alguns deles são possíveis de serem solucionados). Mas mesmo se não podemos solucioná-los, ao menos poderíamos ser capazes de compreender porque algumas respostas não são válidas. Podemos, ainda, fazer progressos. De qualquer maneira, é divertido pensar sobre se nossos pais seriam robôs sem mentes, ou se a viagem no tempo é algo possível ou se Deus existe, mesmo se não podemos formular a resposta.

A filosofia é pensar sem rede de segurança. Mesmo tudo aquilo que normalmente tomamos por aceito, pode ser aberto para dúvidas. É claro, algumas pessoas ficam muito irritadas quando suas crenças cotidianas são questionadas. Elas começam a ter vertigens. Preferem ficar onde se sentem seguras. Mas se você é de certo modo como eu, você terá prazer em saborear o desafio de pensar filosoficamente.

A filosofia é, se você desejar, uma aventura do pensamento.

Vamos pensar um pouco.

1. Para você, o que é de fato o ato de filosofar? E de quem é esta responsabilidade?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Qual a principal ferramenta de pesquisa dos filósofos?

__________________________________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com