TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Pesquisa

Trabalho Universitário: Plano De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2013  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CAMPUS PROFESSOR ALBERTO CARVALHO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: Teoria do Currículo

Professor: Marcelo Alario Ennes

Unidade Didática:

Plano de Pesquisa

COMPONENTES: Andréa Castro Job

Ivanice de Lima Santana

Flavia Kallyne Santos Silva

Lucimara da Silva Santos

Nicielma Teles Lima

Itabaiana/Se

Plano de Pesquisa

1. Objeto

A CONEP substituiu a Resolução de Nº 042/2005 pela Resolução Nº 038/2007 que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Administração Bacharelado, do Campus de Itabaiana e dá outras providências. O Curso de Administração Bacharelado teve ingresso único no semestre letivo correspondente à aprovação no concurso vestibular, sendo ofertadas 50 (cinquenta vagas) vagas para o período noturno, através do ENEM. O Curso de Administração Bacharelado será ministrado com a carga horária de 3.000 (três mil) horas que equivalem a 200 (duzentos) créditos, dos quais 136 (cento e trinta e seis) são obrigatórios e 64 (sessenta e quatro) são optativos, conforme definido no Projeto Pedagógico do Curso.

Como perfil, o Bacharel em Administração deve: Ser capaz de compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicos da produção e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada, no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador. Esse curso deverá ser integralizado, no mínimo, de sete e, no máximo, de quatorze semestres letivo. O aluno poderá cursar um máximo de 39 (trinta e noves) créditos por semestre. Devemos ressaltar que há outro Projeto Pedagógico em andamento o qual não tivemos acesso. Nesse sentido foram organizados os seguintes questionamentos: Quais os profissionais com espírito empreendedor, ético, com capacidade de análise, raciocínio abstrato, habilidade numérica, liderança, sociabilidade, sensibilidade na relação com pessoas e grupo? Como Formar profissionais com visão generalista, dinamismo, criatividade, autonomia e bom senso, visando ao crescimento da rentabilidade e/ou produtividade e ao controle dos resultados em todas as áreas da Administração?

2. Objetivos da Pesquisa

- Geral:

 Formar profissionais com espírito empreendedor, ético, com capacidade de análise, raciocínio abstrato, habilidade numérica, liderança, sociabilidade, sensibilidade na relação com pessoas e grupo;

 Formar profissionais com visão generalista, dinamismo, criatividade, autonomia e bom senso, visando ao crescimento da rentabilidade e/ou produtividade e ao controle dos resultados em todas as áreas da Administração.

- Específicos:

 Promover a formação de consciências críticas, capazes de gerar respostas adequadas aos problemas atuais e a situações novas que venham a ocorrer, em consequência das mudanças constante no mundo do trabalho;

 Propiciar o desenvolvimento da cidadania por meio do conhecimento, uso e produção histórica dos direitos e deveres do cidadão;

 Preparar o administrador para desenvolver suas atividades profissionais como uma ação investigadora;

 Criar condições para que os futuros administradores tenham uma formação científica ampla e consistente, que permitam a apreensão da complexa realidade social.

3. Fundamentos Teóricos

As teorias críticas argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social que fazem com que muitos alunos saem da escola antes mesmo de aprender as habilidades das classes dominantes. Percebe o currículo como um campo que prega a liberdade e um espaço cultural e social de lutas. Já as teorias pós-criticas nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência. Outra perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. É por causa dessa divergência entre as teorias curriculares que os cursos devem procurar discutir qual currículo eles querem adotar para se chegar ao objetivo desejado. Essa escolha deve ser pensada a partir da concepção do seu Projeto Politico Pedagógico, esse que deve fundamentar a prática teórica das instituições.

Entretanto em 1960 surgem as teorias críticas que questionam o status quo visto como responsável pelas injustiças sociais e procura construir uma análise que permita conhecer não como se faz o currículo, mas compreender o que o currículo faz. Os estudos sobre currículo se desenvolveram em duas tendências iniciais. Uma mais conservadora, com Bobbitt, que buscava igualar o sistema educacional ao sistema industrial, utilizando o modelo organizacional e administrativo de Frederick Taylor. Bobbitt encontrou ainda suporte na teoria de Ralph Tyler e na de John Dewey. O primeiro defendia a ideia de organização e desenvolvimento curricular essencialmente técnica. Por sua vez, John Dewey se preocupava com a construção da democracia liberal e considerava relevante a experiência das crianças e jovens, revelando uma postura mais progressista.

A nova sociologia da educação busca construir um currículo que reflita mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com