TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código De ética Da Administração

Exames: Código De ética Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  5.616 Palavras (23 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 23

No mundo organizacional, a integração entre Ética e Desenvolvimento se verifica através de um profissional, o Administrador, a quem compete exercer um novo papel, uma nova responsabilidade. O código de ética dos profissionais em Administração,nada mais é do que um guia orientador e estimulador de novos comportamentos.

Está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualizar seu papel e tornar sua ação com maior eficácia diante da sociedade. Para o alcance do objetivo do trabalho, foi realizado um estudo bibliográfico e documental, analisando o código de ética do Administrador.

O código de ética do Administrador tem como finalidade expressar de uma maneira clara tudo aquilo que cabe ao Administrador, o que ele pode e deve fazer, assim como, o que não lhe é possível fazer. Após a análise do código em questão, verifica-se que o administrador é importante em muitos ramos do mercado de trabalho, assim como exige muita responsabilidade e ética.

A ética é a forma do agir do ser humano na busca do bem comum e da realização individual. Dentro da área de administração, o profissional implica em compromisso moral com o individuo, cliente, empregado, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades.

O Código de Ética do Profissional em Administração aparece com a finalidade de propor princípios éticos para a conduta do administrador dentro das companhias onde trabalham estabelecendo lhes direitos, proibições e deveres. O bom profissional em administração não só visa seu comportamento individual, mas, também do grupo em que está inserido na organização.

O código de ética é o elemento base de todo e qualquer programa de ética corporativa em qualquer tipo de organização. Possuir um código de ética é condição necessária, mas não suficiente para a efetiva implantação de um programa de ética empresarial. Não se trata de optar entre teorias éticas para avaliar uma determinada situação, mas de utilizar essas teorias simultaneamente, argüindo a favor e contra diferentes estruturas de forma a enriquecer a análise e consolidar os argumentos que justificam a escolha final.

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 393, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2010

Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA) e o Regulamento do Processo Ético do Sistema CFA/CRAs, e dá outras providências.

O CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO, no uso da competência que lhe conferem a Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, o Regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934, de 22 de dezembro de 1967, e o Regimento do CFA aprovado pela Resolução Normativa CFA n° 392, de 3 de dezembro de 2010,

CONSIDERANDO que o estabelecimento de um Código de Ética para os profissionais da Administração, de forma a regular a conduta moral e profissional e indicar normas que devem inspirar o exercício das atividades profissionais, é matéria de alta relevância para o exercício profissional,

CONSIDERANDO que o Código de Ética dos Profissionais de Administração está expressamente citado na alínea g do artigo 7º da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, e na alínea g do artigo 20 do Decreto nº 61.934, de 22 de dezembro de 1967,

CONSIDERANDO, com fundamento no art. 7º, alínea g, da Lei nº 4.769, já mencionada, que compete aos Conselhos Federal e Regionais de Administração operacionalizar e zelar pela fiel execução do Código de Ética dos Profissionais de Administração; e a

DECISÃO do Plenário na 19ª reunião, realizada no dia 3 de dezembro de 2010,

RESOLVE:

Art. 1º Aprovar o novo CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO (CEPA) e o REGULAMENTO DO PROCESSO ÉTICO DO SISTEMA CFA/CRAs.

Art. 2º Esta Resolução Normativa entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário, especialmente a Resolução Normativa CFA nº 353, de 9 de abril de 2008.

Adm. Roberto Carvalho Cardoso

Presidente

CRA/SP nº 097

CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO

(Aprovado pela Resolução Normativa CFA nº 393, de 6 de dezembro de 2010)

SUMÁRIO

Preâmbulo................................................................................................................1

Capítulo I - Dos Deveres..................................................................................1

Capítulo II - Das Proibições. 2

Capítulo III - Dos Direitos 4

Capítulo IV - Dos Honorários Profissionais 4

Capítulo V - Dos Deveres Especiais em Relação aos Colegas 5

Capítulo VI -Dos Deveres Especiais em Relação à Classe 6

Capítulo VII - Das Infrações Disciplinares 7

Capítulo VIII - Das Disposições Finais 8

REGULAMENTO DO PROCESSO ÉTICO DO SISTEMA CFA/CRAS

(Aprovado pela Resolução Normativa CFA nº 393, de 6 de dezembro de 2010)

SUMÁRIO

Capítulo I - Disposições Gerais.......................................................................9

Capítulo II - Dos Tribunais de Ética dos Profissionais de Administração.........9

Capítulo III - Dos Direitos e Deveres do Interessado.......................................10

Capítulo IV - Da Forma, Tempo e Lugar dos Atos do Processo......................11

Capítulo V Da Ciência ao Interessado...........................................................12

Capítulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com