TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Códigos de Ética do Contador

Pesquisas Acadêmicas: Códigos de Ética do Contador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.359 Palavras (30 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 30

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 3

2 - DESENVOLVIMENTO 5

2.1-Códigos de Ética do Contador ..............................................................................5

2.2-Repercussão da Classe Contábil 9

2.3-Impacto 10

2.4- O Comportamento do Contador,Diante das Fraudes Efetuadas pela Schincariol..................................................................................................................11

2.5- As Responsabilidades do Profissional Contábil Perante o Código Civil 12

2.6 Penalidades que o Contador Poderá Sofrer Por não ter Seguido o Código de Ética 16

2.7 Comportamentos Organizacionais 17

2.8- A Situação da Empresa e o Papel da Contabilidade..........................................18

2.9-Aspecto Éticos Desconsiderados nas Estratégias...............................................19

3 CONCLUSÃO 22

REFERÊNCIAS 24

1-INTRODUÇÃO

Às vezes é importante sabermos diferenciar nossas atitudes no ambiente de trabalho. Temos que ter a consciência de que nossos atos podem influenciar na vida dos outros e que nossa liberdade gera responsabilidade. De forma ampla a Ética é definida como fundamento do agir humano na busca do bem comum e da realização individual.

Muitas pessoas são obcecadas em buscar o máximo de dinheiro ou de poder, que acabam passando por cima de todos os "limites éticos", leis e a própria ordem de respeito e responsabilidade dentro da sociedade. Buscar e viver ética é muito mais que uma questão de valor profissional, de vida em sociedade. É uma questão de nível pessoal. Para cada pessoa a visão de ética é diferente, estando de acordo com os valores que cada um acha importante. Dificilmente será perfeita, muito menos respeitada por toda a sociedade. Mas é por ela que a vida em sociedade é constituída.

Mas o que exatamente quer dizer ética? É evitar que ações individualistas comprometam o ganho coletivo, que prejudiquem alguém. É cultivar as chamadas virtudes profissionais: sigilo, lealdade, coragem, imparcialidade e responsabilidade, por exemplo. Em outras palavras, significa agir de acordo com o conjunto de valores morais da sociedade, que todos nós conhecemos ou deveríamos conhecer. Se infringimos essas regras, baseados nos conceitos do bem e do mal, estamos sendo antiéticos. E não existe meio-termo.

Podemos então, conceituar a ética como sendo a ciência que estuda a conduta dos seres humanos, analisando os meios que devem ser empregados para que a referida conduta se reverta sempre em favor do homem.

De acordo com Vasquez (1995, p. 12) a ética “é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano”.

A ética é indispensável ao profissional, porque na ação humana “o fazer” e “o agir” estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão, ou seja, ético é todo profissional que tem como meta sentir-se íntegro e pleno da alegria de viver. Convicto de que todos os demais podem se sentir assim também. Cultiva o pensamento cooperativo. Tem um profundo e inabalável respeito pelos acordos firmados.

Segundo Motta (1984, p. 69):A ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, “o agir” da pessoa humana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela Ética: “o que é”o homem e “para que vive”, logo toda capacitação científica ou técnica precisa estar em conexão com os princípios essenciais da Ética.

A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com as outras relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias do bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz. Hoje, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser o seu diferencial no mercado.

Segundo Jacomino (2000, p. 28): Hoje, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela, e pronto. A imagem do profissional ganha, no mercado, a mancha vermelha da desconfiança.

2-DESENVOLVIMENTO

A tentação é grande: você olha para o lado e vê gente crescendo na empresa depois de sonegar informações, manipular relatórios, fazer promessas vazias, aceitar presentes de agradecimento entre outros inúmeros exemplos, mas será que compensa? Vale tudo para subir? Será que vale apenas ser antiético?

As empresas têm motivos de sobra para atuarem de maneira ética interna e externamente. Está provado que práticas cidadãs podem ser um diferencial competitivo. Por outro lado, empresas cuja conduta é questionável, sofrem boicotes dos clientes, fornecedores, investidores e até dos bons profissionais que adotam a ética profissional acima de qualquer oferta de salário.

A Ética é a ciência vinculada a julgamento de apreciação moral, sobre juízos de valores amarrados à distinção entre o bem e o mal. Ela é um valor de primeira grandeza para o profissional. Nunca o contabilista deve abrir mão de certos princípios, como a honestidade e a transparência. O problema é o que fazer para manter tais princípios. É necessário desenvolver uma boa estratégia para garantir a manutenção da ética.

A ética profissional indaga qual deve ser a conduta do contabilista de modo a acrescentar algo a ele mesmo enquanto ser humano, e à sociedade.

Logo, falar de ética profissional é falar da realização do homem, da felicidade de cada um enquanto partícipe na construção do bem de todos, pelo desempenho da sua atividade.

2.1- Códigos de Ética do Contador

“Ética é a teoria ou ciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com