TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DANONE

Artigos Científicos: DANONE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 3

O Caso Danone

A empresa estava perdendo mercado para seus concorrentes e não sabia o que fazer para reverter o quadro. Uma das causas para a empresa buscar o crescimento, era para se manter sempre a frente da concorrência. Além disso, de acordo com as “normas” da própria empresa, buscar o crescimento pelo desejo de estar sempre melhorando a excelência de seus produtos e atendimento, era colocado como algo fundamental.

A criação do programa DNA Danone

O “DNA Danone”, portanto, foi criado para elevar a produtividade da empresa e otimizar seus resultados. Em 2005, a empresa fixou uma meta de dobrar de tamanho. Entretanto, para que isso pudesse acontecer, uma série de atitudes tiveram que ser tomadas.

Além disso, de acordo com as “normas” da própria empresa, buscar o crescimento pelo desejo de estar sempre melhorando a excelência de seus produtos e atendimento, era colocado como algo fundamental.

Diante desse desejo de oferecer aos seus clientes o melhor produto do mercado e procurar manter uma relação de confiança entre a empresa e o seu público alvo. Foi criado DNA DANONE. O DNA só pode acontecer com a colaboração e participação de todos os funcionários, para assim surgir efeitos. “ O DNA” transformou os “genes” em atitudes que pudessem alcançar a excelência. Esses “genes” dividem-se em quatro: Liderança, Inovação, Ambição e Excelência na Execução. A seguir, as definições destes “genes” segundo a própria empresa:

Liderança: é fazer acontecer, nunca se contentando em atingir menos do que as metas.

Inovação: pensar diferente para trazer algo novo que gere ainda mais resultados.

Ambição: sempre ir além do que foi estipulado, é buscar mais, continuamente ter sede de ir ao limite e descobrir que não há limites.

Excelência na Execução: alinhar a liderança da organização para ter sucesso em levar o plano estratégico para a realização.

Estas foram as estratégias da empresa aplicadas no caso

No processo de criação do "DNA", de suas metas, estratégias, focos e assim por diante, é notável que antes de tratar destas e das minúcias que estariam por vir, foi se baseando na estrutura das Funções Básicas Administrativas que o projeto foi tomando forma.

O Planejamento passa pela previsão com antecedência dos objetivos pretendidos e dos meios que serão empregados para o alcance desses objetivos, sempre preocupado com o uso eficiente, eficaz e efetivo dos recursos produtivos.

A Danone após análise do ambiente externo e interno fixou a meta de dobrar de tamanho em 2005. Este objetivo era agressivo, como eles próprios admitiram, mas tinha a vantagem de ser bastante claro. Na etapa de planejamento ficou certo que para concretizar algo deste porte era necessário juntar pessoas de grande talento para trabalhar em uma mesma direção, e a idéia do "DNA Danone" e seus genes acabou por ser o grande trunfo, para fixar por toda a empresa e suas diversas castas, a noção que a proficiência nos "quatro genes" levaria a Danone e, por conseguinte, todos os seus membros ao sucesso.

Após o Projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com