TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA NO TRABALHO

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.240 Palavras (13 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA NO TRABALHO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

EMPRESA B. PIRACICABA, SP

Geronimo da silva RÁ 1532645

PIRACICABA

2015

Resumo

Partindo de uma breve exposição sobre concepções e conceitos acerca do acidente do trabalho e doenças ocupacionais, o presente trabalho apresenta uma sucinta análise de um caso específico de acidente de trabalho. A metodologia utilizada, inclui entrevistas com a equipe de trabalho, análise de documentos que identificassem as causas e origem do acidente e pesquisa bibliográfica. Há uma ideologia bem difundida entre empresas e funcionários, onde os acidentes são classificados como atos inseguros, imprudentes e negligentes por parte dos trabalhadores, é necessário observar sob os dois pontos de vista, do trabalhador e da empresa.

Palavras-chaves: acidente do trabalho, análise de caso, conceitos.

Sumário

Introdução 4

Breve histórico da segurança do trabalho no Brasil 4

O conceito de acidente 5

O acidente no trabalho 6

Doenças ocupacionais 6

A doença do trabalho 7

Análise de um caso 8

Prevenção 8

Agentes 10

O caso 11

Aspectos gerais de atendimento pré-hospitalar 13

Aspectos específicos de atendimento pré-hospitalar 14

Considerações finais 14

Referências 15

Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar uma breve análise sobre um caso específico de acidente de trabalho. Discutindo alguns conceitos importantes sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, relevantes para a compreensão de tais termos e do próprio caso.

A metodologia utilizada, inclui entrevistas com a equipe de trabalho, análise de documentos que identificassem as causas e origem do acidente e pesquisa bibliográfica, baseada nas áreas de segurança do trabalho, atendimento pré-hospitalar e estatística aplicada.

Trata-se de uma empresa de médio porte, no ramo de equipamentos para mineração, há quase 40 anos no mercado, que fornece britadores, alimentadores, conjuntos de britagem móvel, peneiras reforma e assistência técnica especializada.

O trabalho tem se tornado ponto central na vida das pessoas. O trabalho como fonte de renda, sustento da família, atividade produtiva, a identidade do sujeito. Tudo isso pode ser afetado, caso não haja dentro das empresas uma boa política de segurança do trabalho. A integridade física, psíquica e social dos trabalhadores, devem ser priorizadas em qualquer empresa.

“a saúde e a segurança do trabalho requerem o envolvimento não apenas do pessoal especializado da área. Deve se constituir responsabilidade de todos, desde a alta administração até os empregados em quaisquer atividades”. (DUCA; LAGANÁ, 1990, p. 27).

As causas dos acidentes podem ser humanas, materiais e fortuitas, e segundo Geller (1994), um acidente nunca tem origem em uma única causa. São diversos fatores que vão se acumulando, até culminar no acidente.

Breve histórico da segurança do trabalho no Brasil

Com a criação do Conselho de Saúde Pública, em 1890, surge a primeira legislação sobre as condições de trabalho industrial. Em 1930, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio é criado, com o foco na questão da saúde e segurança do trabalhador.

Em 1934 foi criada a Inspetoria de Higiene e Segurança do Trabalho, atual Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, órgão responsável por fiscalizar o cumprimento das leis referentes à segurança do trabalho.

Em 1943 é implantado o Código de Legislação Trabalhista, CLT, que regulamenta todas as normas trabalhistas, trazendo os direitos e deveres do empregador e empregado.

As 28 Normas Regulamentadoras, direcionadas à segurança e medicina do trabalho foram aprovadas em 1978, pelo Ministério do Trabalho. Em 1994, a Convenção nº 161/85 da OIT, Organização Internacional do Trabalho, aprova as atuais versões das normas, NR-7, NR-9, NR-18 e NR-29. E em 1999, foi aprovada a atual versão da NR-5, que institui a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

O conceito de acidente

Segundo o Artigo 19 da Lei 8.213/91, acidente de trabalho é o que acontece durante o período de trabalho prestado à empresa, causando perturbação funcional ou lesão corporal temporárias ou permanentes, podendo, também levar à perda ou morte.

Entende-se por lesão corporal qualquer debilitação, dano ou agressão ao corpo humano, por exemplo, ferimentos, fraturas luxações, entorses, distensões, etc.

Quanto à perturbação funcional, é o dano causado ao funcionamento de qualquer órgão, sentido ou parte do corpo por exemplo: perda auditiva, visual, traumas, etc.

Conforme o dicionário, o conceito de acidente é definido como: ”acontecimento casual, imprevisto, acontecimento infeliz, casual ou não, de que resulta ferimento, dano, etc.; desastre, irregularidade na superfície do solo (...).” (FERREIRA, p.89 2004)

Acidente é uma palavra de origem latina, accidens, do verbo accido, que significa cair para ou cair sobre. Então acidente significa caído sobre (algo).

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com