TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFICIENTE FÍSICO

Monografias: DEFICIENTE FÍSICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA.............................................................................04

3 OBJETIVOS...................................................................................................04

3.1 Objetivo Geral............................................................................................04

3.2 Objetivos Específicos...............................................................................05

4 JUSTIFICATIVA.............................................................................................06

5 METODOLOGIA.............................................................................................06

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..........................................................................06

7 CRONOGRAMA.............................................................................................06

8 ORÇAMENTOS..............................................................................................07

9 RESULTADOS ESPERADOS........................................................................07

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................08

1- INTRODUÇÃO

Pessoas com deficiência foram e ainda são rotuladas como pessoas inadequadas ou incapazes pela sociedade por não corresponderem a um padrão idealizado. Em virtude desse comportamento, as pessoas com deficiência foram por muito tempo excluído do convívio com os demais ou foram mantidas separadas e internadas em instituições.

Desde 1991 existe no Brasil uma lei que obriga as empresas com mais de 100 funcionários a contratarem pessoas portadoras de deficiências. A lei prevê que uma determinada quantidade de vagas, que varia de 2% a 5% do número total de funcionários, deve ser reservada para pessoas deficientes. Como toda medida afirmativa, a lei vem causando grande polêmica e seu cumprimento ainda não é uma realidade para a maior parte das empresas. Muitos estudos mostram que promover a diversidade no mercado de trabalho trás muitos benefícios para as empresas.

A exclusão começa nos cursos de qualificação profissional desenvolvido em comunidades que alegam falta de vagas para pessoas com deficiência. Também a assistência à saúde e a reabilitação das pessoas com deficiência releva um quadro crítico. Fazer um tratamento médico significa passar por grandes transtornos e deslocamentos, com meios de transporte insuficientes e não adaptados a essas pessoas (HAZARD, 2003, p. 01).

Dessa forma, tem-se mantido excluída uma grande parcela da população, que nessas circunstâncias tem deixado de dar a sua contribuição para a construção da sociedade.

2- DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

As estimativas atuais indicam que existam no Brasil cerca de mais ou menos 24 milhões de pessoas portadoras de deficiências. COMO SERÁ QUE CONSEGUIMOS MANTER TANTAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA, POR TANTO TEMPO Á MARGEM DA SOCIEDADE?

3- OBJETIVOS

3.1Objetivo Geral

 Desenvolver um estudo que contribua para a inclusão da Pessoa Portadora de Deficiência Física na sociedade através do seu trabalho.

3.2Objetivos Específicos

 Mostrar que independentemente da deficiência física ou limitação à pessoa tem capacidade de inclusão no mercado de trabalho.

 Conhecer a realidade da Pessoa Portadora de Deficiência à frente ao mercado de trabalho.

 Verificar junto às instituições e empresas quanto à aceitação do deficiente físico criando oportunidades no mercado de trabalho.

 Adaptar os ambientes no atendimento das necessidades específicas e especiais para a locomoção, a mobilidade, a motricidade, a comunicação e a orientação espaço-temporal das pessoas portadoras de deficiências.

 O acesso deve ser garantido tanto nas vias quanto aos meios externos da educação, saúde, trabalho, esporte, atividades culturais e ao lazer.

4- JUSTIFICATIVA

As barreiras para a inclusão de deficientes talvez estejam mais em nossas cabeças do que em problemas efetivos. Como durante muito tempo os deficientes estiveram segregados, a sociedade acabou por reforçar seus preconceitos e nos acostumamos a mantê-los sempre isolados e marginalizados. Podemos dizer que este estudo é de grande relevância para o Serviço Social, pois estamos diante de um grande desafio que é lutar em favor dos direitos adquiridos a quem eles são negados. Valorizando a importância dos mesmos no contexto social, contribuindo para a formação do sujeito crítico e consciente de seus direitos e também para a garantia dos direitos já previstos na Constituição Federal. É também de grande relevância para o município de Linhares, pois, através deste podemos conhecer com mais profundidade sobre inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e significação da mesma no campo da realidade social.

5- METODOLOGIA

A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar as implicações sobre a inclusão da pessoa com deficiência física no mercado de trabalho. Dessa forma podemos dizer que a nossa abordagem é qualitativa com o significado atribuído pelos sujeitos aos fatos, relações e fenômenos sociais, além de possibilitar tanto as interpretações e práticas quanto as interpretações das práticas (DESLANDES, 2002).

Segundo Minayo (2000, p. 105) a “interpretação entre o pesquisador e os sujeitos pesquisados é essencial”, na medida em que ajuda o pesquisador a confrontar-se diretamente com seu objeto, na plenitude da vida real, e subsidia a sua construção teórica.

Como estratégia para iniciar a investigação recorreu à pesquisa bibliográfica e pesquisa em rede de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com