TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DENTIFICAÇÃO DA ESTRUTURA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

1 IDENTIFICAÇÃO DA ESTRUTURA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

       É interessante ressaltar que, dentro da proposta educacional do sociointeracionismo, o processo de aprendizagem de um indivíduo se inicia com a interação dos envolvidos, alunos e com a sistematizada e organizada mediação do professor. E, além disso, estes estudantes devem saber que precisam participar ativamente da realidade que está inserido, tendo plena consciência de que eles fazem parte da sociedade atual.

Para realizar minha regência deste Estágio, eu graduando do Curso de Formação Especial Docente em Filosofia, planejei, organizei e ministrei aulas no Colégio Leonardo Da Vinci, a fim de adquirir novas experiências didático-pedagogias deste campo de estudo – Filosofia e, ao mesmo tempo, cumprir uma carga da Regência do meu Estágio Supervionado no Ensino Médio do 1º ao 3º anos.

        A Unidade Escolar que ministrei as aulas denomina-se Colégio Municipal de Antas, situada na rua saturnino Nilo, s/n, Gerenciada pelo poder publico através da secretaria de educação municipal, funcionando nos três turnos, com um alunado bem variada, contemplando toda a Educação Básica, do ensino fundamental II do 6º ano ao 9º ano e a último modalidade o Ensino Médio. Sua estrutura física é composta por 10 salas de aula, 1 direção, 1 secretaria, 1 sala de professores, 4 banheiros, 1 cozinha, 1 depósito, 1 despensa,. Destas 12 salas, todas funcionam nos 3 turnos, uma vez que a turma do turno matutino e vespertino atende, na sua maioria, crianças e adolescentes da zona urbana

        A Unidade Escolar funciona em um prédio, que pertence aos próprios mantenedores, que, no início, esta escola era um sonho de professores não deixarem seus filhos estudarem fora de sua cidade. Este colégio é destaque na região, tanta na estrutura física como também formação do corpo docente e diretivo; toas as salas há data show; há também vários aparelhos de som que são utilizados conforme o professor queira incrementar suas aulas, quadro super. modernos e lousa digital.

        Esta Unidade Escolar possui um projeto pedagógico atualizado e aberto a novas e constantes mudanças, pois se entende que a escola deve acompanhar tudo o que acontece dentro e fora dela. Ou seja, a compreensão do que ocorre na sociedade e no mundo é um fator fundamental do currículo desta escola. Em relação ao corpo diretivo, há três gestoras atuantes 1 diretora, 1 vice-diretora e 2 coordenadoras pedagógicas, sendo 1 para a Educação Infantil e Ensino fundamental I e outra para o Ensino Médio; em média ? professores, ? serviços gerais, ? vigias, ? secretários.

Quero ressaltar que, no turno do meu horário de estágio (matutino), pude, claramente, perceber que o relacionamento das gestoras com os professores e alunos se deu de modo satisfatório, amigável, ético e respeitoso, onde permeava o diálogo e a participação democrática de todos envolvidos no processo educativo: gestoras, professores/as, demais funcionários e a partição ativa dos alunos em tudo que lhes era proposto.

Outra característica relevante percebida neste colégio, foi a grande quantidade/qualidade de encontro programado para conversar, informar, orientar e socializar acerca de assuntos pertinentes às questões educacionais/culturais/sociais, enfim, de questões que fazem parte da verdadeira função da escola na sociedade atual com os pais e responsáveis dos alunos. Ou seja, a parceria com a família é um ponto muito forte que esta escola preza. É bom lembrar, também, que o sistema de ensino parceiro da escola, o Dom Bosco oferece e presta um serviço de formação continuada durante o ano inteiro. Por outro lado, a coordenação pedagógica, local, acompanha/sugere no planejamento, nos horários de Atividade Complementar (AC) de cada docente e, ademais, faz um belíssimo acampamento com os alunos, pais e responsáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com