TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL DISCIPLINA: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.742 Palavras (11 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 11

1- Planejamento do Desafio Profissional.

Traçar metas, atualizar conhecimentos ser inteligente, do ponto de vista emocional, conhecer teorias de administração, de qualidade e gestão, são mudanças decorrentes da globalização e da revolução da informação. O empreendedor deve focalizar o aprendizado nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e com isso, ser capaz de tomar a decisão certa frente à concorrência existente. Novas habilidades vêm sendo exigidas dos profissionais para poderem enfrentar a globalização com responsabilidade, competência e autonomia.

Buscam-se profissionais que desenvolveram novas habilidades e competências, com coragem de arriscar-se e de aceitar novos valores, descobrindo e transpondo seus limites. O futuro é cheio de incertezas, por isso, é preciso refletir sobre: habilidades pessoais e profissionais; criatividade; memória; comunicação; como enfrentar este século. Diferenciar-se dos demais, revalidar seu diploma pessoal e profissional, rever convicções, incorporar outros princípios, mudar paradigmas, sobrepor ideias antigas às novas verdades, este é o perfil do profissional que, trocando informações, dados e conhecimentos, poderá fazer parte do cenário das organizações que aprendem, das organizações do futuro. São mudanças socioculturais e tecnológicas que fazem repensar hábitos e atitudes frente às novas exigências do mercado.

Conquista-se a autonomia profissional quando se é perseverante, determinado, aprendiz, flexível e quando se tem:

• Organização

• Criatividade

• Inovação

• Foco

Essas qualidades ajudam a vencer a competitividade dos tempos modernos. Pela experiência pode-se afirmar que a maioria das pessoas, se estimuladas, podem desenvolver habilidades empreendedoras. Ouve-se e fala-se que o empreendedor precisa ter visão. Visão pessoal. Uma visão que vem de dentro. A maioria das pessoas tem pouca noção da verdadeira visão, dos níveis de significado. Metas e objetivos não são visão. Ser visionário é imaginar cenários futuros, utilizando-se de imagens mentais. Ter visão é perceber possibilidades dentro do que parece ser impossível. É ser alguém que anda, caminha ou viaja para inspirar pensamentos inovadores.

1.1 – Tabela de Analise Profissional Pontos Fortes:

Ord Pontos Fortes/Minhas forças Definição

1 Pontualidade e assiduidade. Quem cumpre seus compromissos não só com frequência e regularidade, mas com zelo.

2 Comprometimento. Ação de arcar com um compromisso feito a alguém ou atividade.

3 Boa vontade e Pra atividade. Ação de prever problemas e agir, de forma eficiente, para evitá-los ou amenizá-los.

Alterar uma situação presente, pensando em eventos futuros.

1.2– Tabela de Analise Profissional Pontos Fracos:

Ord Pontos Fracos/Devo melhorar Definição

1 Falta de experiência Pouca experiência com a atividade de vendas.

2 Autoconhecimento Conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo.

3 Excesso de individualismo Pensar ser capaz de resolver tudo sozinho.

1.3– Negócio 1 – Loja de Cosméticos:

Tipo de Negócio que pode me trazer realização profissional (área de atuação) Loja de Cosméticos

Como meus pontos fortes poderão me ajudar a ter sucesso neste negócio Com a boa capacidade de prever problemas e agir, de forma eficiente, para evitá-los ou amenizá-los. Também analisando e pensando em eventos futuros.

Como meus pontos fracos devem ser trabalhados para não atrapalharem o sucesso deste negócio Devido à pouca experiência com a atividade de vendas terei alguns problemas. Mas com dedicação e comprometimento os obstáculos serão superados.

Prós considerados para este negócio Negócio em grande expansão e produtos de grande aceitação no mercado.

Contras considerados para este negócio Concorrência forte.

1.4 – Negócio 2 – Loja de Café:

Tipo de Negócio que pode me trazer realização profissional (área de atuação) Loja de Café

Como meus pontos fortes poderão me ajudar a ter sucesso neste negócio Boa Vontade e pra atividade para adquirir maior conhecimento na área

Como meus pontos fracos devem ser trabalhados para não atrapalharem o sucesso deste negócio Devido à pouca experiência com a atividade de venda terei alguns problemas. Mas com dedicação e comprometimento os obstáculos serão superados.

Prós considerados para este negócio Pouca concorrência na área

Contras considerados para este negócio Pouca experiência na área

Diante toda essa análise, o negócio a ser implantado será uma loja de cosméticos, pois meus pontos fracos serão melhores trabalhados para não atrapalharem o sucesso deste negócio.

2 – Análise do Negócio a Ser Desenvolvido (Loja de cosméticos).

Hoje, fala-se do “Capital Intelectual” que nada mais é do que: conhecimento, experiência, especialização. Ferramentas ou estratégias utilizadas para se ter sucesso e ser competitivo. A mão-de-obra passa a ser cabeça-de-obra. É o conhecimento e a capacidade gerando novas ideias. O foco está nas pessoas. Assim, o perfil do profissional de sucesso que lidera suas concepções e suas atitudes está em pessoas que conseguem harmonizar esforços individuais ou coletivos e que criam algo novo e criativo.

Segundo Leite(2000), nas qualidades pessoais de um empreendedor, entre muitas, destacam-se:

a) iniciativa;

b) visão;

c) coragem;

d) firmeza;

e) decisão;

f) atitude de respeito humano;

g) capacidade de organização e direção.

2.1 – Diferença entre Missão e Visão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com