TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 6

POLO APARECIDA

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO PROFISSIONAL:

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Goiânia-Goiás

Abril - 2015

DESAFIO PROFISSIONAL:

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota nas disciplinas Técnica de Negociação e comportamento Organizacional.

Prof.: Carlos Eduardo de Azevedo e Profª: Raquel de Oliveira Henrique

Goiânia-Goiás

Abril - 2015

INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho é buscar a instalação de uma Gravadora em um bairro tranquilo, onde os moradores do bairro alegam que a chegada da mesma irá perturbar a ordem do bairro. Para esse processo de negociação vamos utilizar técnicas e estudos de comportamento organizacional.

As etapas do projeto são proposta de planejamento e preparação. O objetivo do planejamento é apresentar argumentos e fatos fundamentais para todo o processo de negociação entre a Gravadora e os moradores do bairro, aonde a mesma irá se instalar.

A negociação será analisada e planejada sob a visão sistêmica utilizando as três variáveis influenciáveis no processo, sendo elas poder, tempo e informação.

E o objetivo final será buscar um consenso entre o Negociador e os Oponentes para que ambas entrem em comum acordo para instalação da Gravadora.

1. SITUAÇÃO PROBLEMA: ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES X GRAVADORA

1.1 - Primeira reunião

No apêndice III o Sr. Carlos Henrique disse que não quer a construção da Gravadora no bairro, alegando que o empreendimento trará prejuízo para toda população do bairro. E que já foi encaminhado aos órgãos competentes um ofício solicitando o embargo da obra até segunda ordem.

A ASSOCIAÇÃO A GRAVADORA

O barulho irá incomodar a nossa tranquilidade

Jorge argumenta explicando que a gravadora possui tecnologia de ponta e que seus estúdios não propagam o som, pois são revestidos com materiais especiais que mantém o som somente no ambiente interno. Ofereceu inclusive, levar alguns moradores a uma visita a matriz da gravadora para que pudessem confirmar estas informações e saber como funcionam os estúdios.

A estrutura do bairro não comportará o transito intenso

Na questão do transito, a gravadora poderá investir em uma melhor estrutura para as ruas através de sinalizações e farol, assim como negociar com secretaria responsável sobre uma possível obra de retorno junto à rodovia para facilitar entrada e saída de veículos pela pista, o que reduziria a movimentação em outras vias do bairro.

PRIMEIROS RESULTADOS POSITIVOS: Carlos Henrique, que estava acompanhado de mais dois moradores informa a Jorge que os moradores aceitam a visita as instalações da gravadora e quanto à proposta sobre as melhorias para estruturar o transito, a associação entrará em consenso e trará resposta na negociação final, juntamente com alguma proposta sobre segurança.

2 – ESTUDO DOS ATORES:

2.1– Associação de Moradores

Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro

Líder: Carlos Henrique

Formação: Administrador

Objetivo: Impedir a construção da Gravadora

Alegação: Perturbação da ordem Pública

Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).

Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.

Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

2.2 – A Gravadora

Perfil do Negociador - A Gravadora

Negociador: Jorge Andrade

Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.

Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.

1.1 Mapa das habilidades essenciais dos Negociadores

Para mapear as habilidades essenciais dos negociadores, será utilizado como instrumento o estudo o modelo JUNG, que são características e táticas usadas nas negociações.

O estilo utilizado será o Amigável, que tem como características simpatia e acredita no relacionamento de confiança e as táticas usadas nesse processo serão de cordialidade e paciência.

ADMINISTRANDO CONFLITOS ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

Acredita-se que recursos como, Técnicas de negociação e o estudo do comportamento organizacional, sejam as ferramentas na resolução de conflitos. A seguir, algumas definições sobre o tema.

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

De acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com