TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE

Ensaios: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE . Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 8

“ DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE ”

"A criança é um grande pesquisador”

“ Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar fundamentar o que diz, a fazer uma crítica ao que vê e lê, ela vai amanhecendo como sujeito capaz de uma proposta própria.” Pedro Demo.

Este trabalho analisa uma reflexão entre cooperação, socialização e a integração das questões didáticas para obtenção de um bom processo de ensino/ aprendizagem, mostrada a postura e rotina do professor em sala de aula. Identificar fatores que levam os alunos ao desinteresse e fracasso escolar e também a importância dos docentes em seu papel pedagógico.

INTRODUÇÃO

A prática docente do presente trabalho visa esclarecer a importância onde todos possam desenvolver um caminho reflexivo, como alternativa ás dificuldades decorrente durante a formação inicial e continuada, associando o uso de matérias alternativos à prática docente e as diferenças entre ambas tentando encontrar um ponto comum. Dessa forma as aulas objetivas, trabalham uma forma de analisar o processo reflexivo dos professores, observando os impactos na prática docente, permitindo assim aos alunos ampliarem suas concepções sobre suas ações, de administrar as complexidades reais e de resolver situações problemáticas por meio de integração inteligente e práticas de conhecimentos adquiridos, nos capacitando para reconstruir o saber, saber ser e saber fazer, proporcionando assim, um ensino de qualidade, buscando a formação de futuros cidadãos livres e construtivos.

Dizer, fazer e sentir, são sentidos de suma importância para o docente, é preciso ter sensibilidade educacional, participar da vida dos alunos.

“Dizer palavras que as nossas crenças e os nossos sonhos a alguém. Dizer palavras que são nossas ideias, os nossos sonhos, os nossos devaneios, as nossas crenças, e as suspeitas são um poder da aventura humana de trazer o que existe de dentro ou fora de nossa suma existência de onde ele pode ser posto adiante do outro”. Severino (2002, p.18).

De acordo com nossa pesquisa temos como base o projeto a seguir:

Nome do projeto: Dizer, Fazer e Sentir.

Público-alvo: 20 crianças de 3 a 4 anos

Justificativa/fundamentação teórica

A prática docente consiste em uma atuação profissional, baseado em um pensamento prático. Criar um novo paradigma para tentar solucionar problemas relacionados a aprendizagem, ao planejamento, aplicação e a avaliação.

Os desafios de aprendizagem é um desafio muito grande, exige uma postura diferenciada, onde a busca pelo conhecimento é constante e profunda.

A importância desse projeto se dá no desenvolvimento da criança nas habilidades e competências cognitivas, promovendo autonomia, raciocínio lógico, atenção, percepção, etc.,

objetivando o aprendizado através da curiosidade dos movimentos e dos sons que seu corpo é capaz de realizar.

Familiarizando-se com a imagem do próprio corpo e realizar o desenvolvimento gráfico de si próprio, desenvolver o gosto pela arte dança e música, apreciando diferentes estilos;

Objetivos Gerais e Específicos

O compromisso com a prática pedagógica volta para compreender na realidade social e os direitos e responsabilidades dos estudantes com o meio escolar, romper limitações nas atividades formadas.

O uso de recursos didáticos como apoio ao processo de aprendizagem se dá através do conato entre professor e alunos, observando temas, conceitos e dificuldades, vemos ainda que, como recurso didático todo o ato do professor promove a difusão do conhecimento, tornando um ato mais compreensivo na ação de ensinar.

Desenvolvimento/Ações

- Sequencia de atividades e maneiras de encadear articulando as várias atividades ao longo desta didática.

- Utilização dos espaços e do tempo, concretizando as diversas formas de ensinar, uso de materiais didáticos, mostrarem para os alunos a importância que é adquirida nas diferentes formas de intervenções (experimentação nas exposições);

- Organização da sala de aula;

-“Desenvolver trabalhos coletivos, fixos e variáveis”, ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos o que temos intenção de fazer e de realizar. “Lançamo-nos para diante, com base no que temos buscando o possível, é antever o futuro diferente do presente”. (Passos, 2002).

Convivência Professor/Aluno

- Deverá ser um processo de interação e mediação: Avaliação continuada, durante todo o período do projeto.

- Observações baseadas em uma prática pedagógica feita na Unidade Municipal Educação Infantil Jorge Amado.

- A didática prática que ocorre em uma organização de trabalho em que o professor ocupa a posição do executor de tarefas, não detendo, portanto o controle sobre o processo de ensino-aprendizado e a hierarquia de funções dentro da sala de aula desestrutura todo o processo, é preciso que o bom de um trabalho criativo que utiliza materiais didáticos alternativos implica que o docente deva rever e se capacitar, sair do automático, enfrentar conflitos na busca pelo novo e para o novo, valorizando seu trabalho na sala de aula.

- Transformar seus alunos em seres pensantes, reflexivos e críticos, o futuro está nas escolas que fazemos no presente, respeitando os valores contidos em cada aluno. Usando os materiais alternativos na prática, despertando no aluno o interesse em adquirir o crescimento pessoal, intelectual, social e familiar.

Precisamos ser mediadores, com valores, sempre buscando no meio cultural de seus alunos materiais alternativos que facilitem sua prática.

Para Pedro Demo, defensor da educação reconstrutivista, sustenta que o nível educacional atinge quando aparece um sujeito capaz de propor e questionar, para o incentivo e elaborar a capacidade de cada aluno.

O professor junto o aluno tem que despertar a curiosidade e incentivar a elaboração própria no acompanhamento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com